janeiro 31, 2010

Presidente da República no Orvalho

O Sr. Presidente da República visita, nos dias 5 e 6 de Fevereiro de 2010, Vários empreendimentos no Distrito de Castelo Branco. No primeiro dia estará em Castelo Branco e no dia 6, visita outros concelhos, nomeadamente o de Oleiros, onde se aperceberá da realidade e força da fábrica PINORVAL em Orvalho. Almoça em Janeiro de Cima e continua a sua visita por outros concelhos.                                         ler mais

janeiro 29, 2010

Nevão Jan. 2010

Nos primeiros dias de Janeiro, Oleiros foi coberto de um forte manto de neve que, raramente se vê assim. Normalmente a serra a que chamamos de "Lontreira", fica várias vezes branca, mas descendo tão fortemente à Vila já é mais raro, especialmente com esta altura. Todos afirmavam que, com esta altura de neve já há 20 anos não acontecia. Mas as pessoas adoram estes dias raros e até costumam dizer por aqui que, "um bom ano de pão é o que tem sete nevadas e um nevão".


Carnaval 2010

O Carnaval em Oleiros não é do tipo brasileiro, até porque coincide com a época fria e não é possível a folia contar com os corpos semi-nus. Trata-se de um desfile em que há muita alegria, com grupos de pessoas ou Associações e até Freguesias a mostrar que sabem vir para a Deveza - frente à Câmara Municpal - e mostrarem os seus enfeites, as suas críticas e a forma de exbirem os seus disfarces próprios do momento.

janeiro 25, 2010

Tremor de Terra - Haiti

No dia 12 de Jan 2010 o Haiti sofreu um abalo sísmico de escala 7.1 e que durou cerca de um minuto. Veio a provocar um número incerto de mortes, mas que as autoridades indicam que sejam perto de 200 mil. A destruição, valas comus para mortos sem qualquer identificação, mortes debaixo dos escombros, feridos, crianças órfãs, enfim, um povo sem nada. A ajuda internacional surgiu e muita, mas nem condições havia para a recepção dos materiais de ajuda (medicamentos e comida). Um acontecimento que abalou o mundo mas mais para quem ficou sem os seus queridos e bens. A minha solidariedade com este Povo e as minhas palmas para quem ajudou este Povo mártir.

janeiro 22, 2010

Flores de Oleiros




Já lá vai o tempo em que todos aproveitavam bem os recantos para plantar videiras e, muitas, de fraca qualidade. Castas mistas, que produziam em larga escala, mas os vinhos sempre de baixo grau. Alguns ainda adicionam água para "render mais".
Mas hoje, Oleiros cobre-se de flores na Primavera e Verão. Em quase todas as casas existem jardins ou vasos com flores lindíssimas, a provar que, o bom gosto também aqui, como noutros lugares bonitos, existe.
E, quando as encostam ficam cheias de flores de carqueijeira ou de mato de flor roxa, a beleza desta terra é uma evidência. São vistas amplas e abolutamente deslumbrantes.
Um convite para quem desconhece e uma surpresa para quem nos visita. Não perca!

janeiro 13, 2010

Nova estrada entre Sertã e Oleiros

Na primeira quinzena de Janeiro de 2010, o Primeiro Ministro José Sócrates, apresentou a adjudicação da "Concessão Pinhal Interior" à Ascendi, com projecto liderado pela empresa Mota-Engil e que concerne vários troços de estrada e alguns melhoramentos. São 567 km no total, entre as quais se encontra o novo troço estre a Sertã e Oleiros e que diminui em 15 minutos a viagem entre estas duas Vilas. As variadas obras devem estar prontas em 2013.

De referir também que, neste importante de vias a construir, está considerada a abertura de uma auto-estrada entre Proença a Nova (IC8) e a auto-estrada A23, que se tornará importantíssima na ligação Oleiros ao sul do país.
Entre outras coisa, Sócrates afirmou:
"Há 25 anos foi aprovada a primeira proposta do Plano Rodoviário. Há 25 anos que o Estado disse ao Pinhal Interior que iría construir estas acessibilidades e nada foi feito"e ainda que "esta concessão tem uma razão de justiça e uma razão de igualdade".

Obras que atingem 4 distritos (Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Santarém) e 22 concehos desses distritos.
Ter em conta que a continuação da estrada que terminava na Isna e não chegava a Sobreira Formosa e Poença a Nova esta´em plena construção já há algum tempo.


janeiro 12, 2010

Jornal de Oleiros

Em Outubro de 2009, surge o "Jornal de Oleiros". No editorial do primeiros número, o seu Director, Paulino Fernandes, afirma que "partimos com a ambição, certos das inúmeras dificuldades, mas decididos a produzir um trabalho sério, leal e estimulador de novos projectos". Oleiros já teve, anteriormente, o jornal "Heraldo de Oleiros"

janeiro 11, 2010

Início do BLOG



Este blog teve início a 10 de Janeiro de 2010 e tem como objectivo abordar e discutir assuntos diversos, mas com especial atenção o que diz respeito ao concelho de Oleiros, Distrito de Castelo Branco.