julho 31, 2010

ANTÓNIO FEIO MORREU - UM VAZIO QUE FICOU


António Feio foi daqueles artistas que deixávamos entrar em casa, pelo televisor, com todo o gosto, parecendo um familiar nosso. Era um artista da nossa época que marcou quem tem sensibilidade para o teatro. Faleceu com a doença do século.  Novo, muito novo ainda e não podemos deixar de ficar insensível a esta enorme perda de artista e homem.
A minha coroa de flores é formada por estas simples palavras para que o mundo leia, como em milhares de Blogs, as homenagens a que tem direito.

 Foto do Jornal HARDMUSICA

julho 30, 2010

O NOVO CENTRO DE SAÚDE DE OLEIROS ABRE EM SETEMBRO




A garantia foi dada pelos responsáveis que se deslocaram ao local e, segundo a Câmara Municipal afirma na sua página, Na ocasião, o Dr. João Pedro Pimentel ficou impressionado com o edifício, o qual irá ter muitas salas.

Neste encontro, José Marques, presidente da Câmara Municipal, frisou ainda a questão da falta de médicos, um problema existente no concelho uma vez que em permanência existem apenas 3 médicos. Recorde-se que actualmente o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) e as consultas são assegurados por médicos que vêm de outros Centros de Saúde, nomeadamente de Proença-a-Nova e Sertã. Desta visita resultou a garantia de que se irão fazer "todos os possíveis para arranjar médicos para Oleiros" e que o Centro iria ser "posto ao serviço da população durante o mês de Setembro". (www.cm-oleiros.pt)

ABERTURA DA ESTRADA QUE LIGA ISNA DE OLEIROS AO IC8

 Finalmente podemos dar a boa notícia que muitos queriam ler.



 COMUNICADO

Abertura ao tráfego da EN351 (variante) entre Isna de Oleiros e o IC8 - Dia 29/7/2010

A Estradas de Portugal abre hoje ao tráfego a empreitada denominada EN 351 - Isna de Oleiros – Pontão do Laranjeiro (IC8). Trata-se de uma variante à actual EN351, com uma extensão de mais de 14 quilómetros, que tem inicio junto a Isna, concelho de Oleiros, e termina junto ao Nó de ligação a Proença-a-Nova, nas imediações do IC8. 
Na construção desta nova via foi assegurado um total de doze ligações de nível à rede viária existente, nomeadamente às estradas nacionais (EN233, EN241), caminhos municipais (CM1308 e CM1322) e caminhos rurais. A empreitada incluiu a construção de sete viadutos, sendo o de maior extensão o que faz o atravessamento da Ribeira da Froia com 158 metros. 
Esta obra foi adjudicada à empresa LENA Engenharia e Construções, S.A. no dia 9 de Julho de 2008 e representa um investimento de mais de 16 milhões de euros na melhoria da fluidez de tráfego e das condições de acesso e segurança das populações do distrito de Castelo Branco.

PASSOS COELHO TEVE DE RECUAR NO "CORTE AOS PODERES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA"

Passos Coelho e a sua equipa mais próxima, depressa se esqueceram da célebre intervenção pública do sr. Presidente da República, a propósito da alteração quanto aos poderes nos Açores (embora muita da comunicação social afirmasse que, se esperava de Cavaco Silva uma comunicação sobre a crise e "afinal a montanha pariu um rato"). Mas esqueceram que o Presidente não esqueceu esse facto. Nem sei mesmo se seria necessário o PS Açores (e nacional) afrontar o Presidente. Mas, agora, Passos Coelho propor a redução dos poderes do Presidente da República na Constituição, esqueceu-se de duas coisas extremamente importantes: Uma, é que só por si o PSD não altera a Constituição; a outra, é que dentro do PSD há muitos e bons políticos que não lhe permitem, nem perdoam essa atitude. 
O "estado de graça" de Passos é mais curto que poderia pensar, mas não é que não tenha sido avisado no Congresso. E, as sondagens já não perdoam, especialmente agora que José Sócrates, numa só semana obtém vitórias políticas imprescindíveis. Poucos esperavam um verão tão quentinho...

ONDE ESTÃO OS VALORES DA VIDA?

De forma repetida somos surpreendidos por notícias de acontecimentos brutais, horríveis em toda a sua profundidade, maquiavélicos. São pais(?) a matar filhos, mães(?) a fazer o mesmo chegando a escortejá-los para esconder os crimes da polícia e da humanidade, são padratos madrastas e tios e outros sem relação parental. Há poucos de nós que não ficam transtornados com a verdade dessas notícias, há sempre um desabafo de "Nossa Senhora!", "eu matava aquele tipo" e outros que é melhor não reproduzir. As polícias não descansam enquanto não encontram as provas e, poucos criminosos ficam sem a punição pelo que fizeram. Doentes, dirão uns, "inimpatado" se alega em tribunal, mas infelizmente os crimes já foram cometidos. Pessoas que morreram, sofreram, desaparecem. 
Por isso pergunto: por onde andam os valores da vida? Que (des)humanidade é esta? A Judiciária, que realiza um espantoso trabalho, parece sossegar-nos sempre que descobre as provas e leva os criminosos a tribunal, mas estamos a falar do "depois de", porque "antes de" muitos de nós também andamos distraídos com comportamentos comprometedores e estranhos à nossa volta e os "Chicos espertos" diambulam com um pé na sociedade e o corpo fora. Quantas vezes não deixamos cair uma lágrimas pela vítimas? Quantas vezes nos deixamos levar pelo pressentimento que "isso só acontece aos outros"? 

O SANTO DOS DIVÓRCIOS ?

O conceituado fiscalista Diogo Leite Campos - Vice-presidente do PSD - afirma na revista não menos conceituada VISÃO, entre outras coisas, que é católico, reza todos os dias e tem no dia da primeira comunhão o momento mais alto da vida. O divórcio  não o transtornou. "uma pessoa pode divorciar-se  20 vezes e ser um santo". crê Leite Campos. Um santo homem, imagino. Porque "santo" há outros "santos" que se reuniriam para o evitar

julho 29, 2010


"O Município de Castelo Branco assumiu, no dia 14 de Julho, a  Presidência da TRIURBIR. Durante o próximo ano, Castelo Branco será responsável pela estratégia de actuação desta Associação de Desenvolvimento Transfronteiriço. O designado Triângulo Urbano Ibérico-Raiano, associação fundada em 1997, integra as cidades espanholas de Cáceres e Plasência, e as cidades portuguesas de Castelo Branco e Portalegre. O seu principal objectivo é  promover o desenvolvimento e a dinamização económica dos quatro municípios aproveitando as ajudas e os programas de cooperação transfronteiriça da União Europeia"

Esta notícia está inserida na página oficial http://www.cm-castelobranco.pt e que temos todo o gosto em reproduzir.

PRESIDENTE JOAQUIM MORÃO E A NOVA CIDADE



Obras importantes no centro da cidade foram inauguradas.

Castelo Branco conta, a partir de 26 de Julho, com um novo parque de estacionamento subterrâneo do Mercado Municipal e, simultâneamente com as novas instalações da Autarquia e a Praça que se situa entre a Câmara e o Mercado Municipal. Estas importantes 

inaugurações contaram com a presença do Secretário de Estado, José Junqueiro, e com a capital do Distrito fica, assim, mais dignificada e com melhores respostas aos seus munícipes e todos os que visitam esta bonita cidade que definitivamente teve (e tem) a marca de Joaquim Morão.

OLEIROS no Facebook e Twitter

Quem não sabe ou não tem acesso à net não imagina a dimensão de grupos de amizades que se formam `volta de causas e interesses comuns. Sem querer aqui aprofundar este tema - que já foi alvo de muitos mestrados e doutoramentos - quero sim sublinhar o facto de encontrarmos amigos de todos os sítios de Oleiros e não só. Somos correspondidos por pessoas de todo o país e até estrangeiro, que são ou têm família em Oleiros. A mim, chegam-me perguntas interessantíssimas mesmo por email, às quais respondo sempre e, acreditem que os Oleirenses e seus descendentes estão em todas as partes do mundo. Há histórias que dava para publicar. Um dia, com a autorização necessário, podemos fazê-lo. Um abraço para todos, mas todos os que nos lêem e passam mensagens.

Mas que a internet é o vício do século XXI parece não haver dúvidas. Sigamos os estudos e já muitas conclusões científicas. Nasceram outras preocupações, outro tipo de liberdade, de comunicação, de conhecimento. É um mundo de todos e para todos, sem fronteiras. Hoje temos recursos que nos permitem realizar uma vida mais atractiva, mas culta, mas também de embustes, de mentiras  e farsas, comércio, turismo, política e um rol  incomensurável. Saibamos coexistir com esta (i)realidade e aproveitemos o que tem de bom.

Oleiros viveiro de pássaros?

Nos últimos três anos, Oleiros tem sido invadido por vários tipos de pássaros. Uns, que são habituais e conseguem adaptar-se à amplitude térmica da região, até aos outros que nos visitam para nidificar e, alguns, se os deixam, regressam novamente juntamente com as crias. E digo se os deixam, porque muitos são alvo fácil dos caçadores nas épocas indicadas para tal fim. Mas viver com a casa envolvida por árvores, como é o meu caso, é poder ouvir, dia e noite, os belíssimos cânticos que se cruzam constantemente. Depois dos incêndios enormes e de grande dimensão, que devastaram quase todo o concelho, houve um êxodo de pássaros para as zonas (aqui) que lhe permitem esconderijos e, uns, trazem os outros. Outra razão para que existam muitos mais passarinhos é a redução de aplicação de alguns venenos nas árvores de fruto e que eram mortíferos para estas aves indefesas. Acreditem que, ouvir durante a noite um rouxinol a cantar insistentemente, é sentir  a beleza indescritível do campo. Sentimo-nos envolvidos. É o rei do canto nestas paragens, enquanto nos visita (verão alargado).

Uma nota para a Câmara Municipal que não destroi os ninhos das andorinhas que, em grande número, embelezam o edifício, mas reconhecemos o incómodo, porque sujam especialmente com as seus excrementos.
Mas nota positiva para a Câmara.

OLEIROS - PRAIAS FLUVIAIS EM DESTAQUE


 Fotos de Luís Mateus

No website do Município de Oleiros, encontra-se o seguinte texto que, pela sua importância, aqui transcrevo e realço, só não reproduzo a foto do texto, porque pode ter direitos adquiridos. Por isso substituí por minhas). No entanto, as fontes estão devidamente indicadas no próprio texto na página online da Câmara e que diz:

"Num artigo da revista Tempo Livre, do INATEL, vem uma alusão à Rede de Praias Fluviais das Aldeias do Xisto. No texto pode ler-se que estas são uma surpresa da região, na qual existe uma “profusão de rios e ribeiras, açudes e albufeiras. Quando veio o turismo, os açudes, principalmente, mudaram de nome e de função: tornaram-se praias fluviais”. No artigo realça-se ainda as Praias Fluviais de Oleiros, nomeadamente a Praia de Açude Pinto, na qual “houve um trabalho cuidadoso que deu óptimos resultados. Um sistema de comportas permite criar dois níveis de profundidade da água e assim satisfazer quem dá as primeiras braçadas e os bons nadadores".
Recorde-se que no concelho de Oleiros, para além das Piscinas Municipais, existem três Praias Fluviais (em Álvaro, Cambas e Oleiros), as quais representam excelentes opções para passar um dia em cheio, desfrutando de todo um património natural de excepção"

Na realidade, o complexo fluvial do Açude Pinto é belíssimo. Além das piscinas em si, conta com um excelente Parque para campismo ,  bungalows e serviços (como o bar) num dos lados da ribeira e, no outro, um parque para viaturas ligeiras completamente embelezado com arbustos que garantem sombra e beleza. Contínuo, existe um espaço de lazer onde a sombra é garantida parcialmente pelo mesmo tipo de arbustos, totalmente relvado e dotado de espaço para se fazerem os "grelhados" ou sardinhadas. A piscina foi construída aproveitando o antigo açude do Pinto, como se sabe. Vá, verifique e desfrute.


OLEIROS - Qualquer dia o Pinheiro cai.....


É verdade! Várias pessoas me têm chamado a atenção para esta situação. Logo na entrada da Vila (vindo de Castelo Branco) podemos ver um pinheiro bastante torto e quase a cair sobre a via. Um dia de vendaval, ou outra situação qualquer, acontece mesmo vir abaixo e pode causar danos impensáveis se as coincidências funcionarem. Mesmo os carros de grande porte já tocam na rama do pinheiro. Depois, de quem é a culpa? Claro que sabemos de quem é, mas não podem evitar atempadamente o que desejamos não ocorra?

julho 28, 2010

MAIS FESTAS DO CONCELHO DE OLEIROS



A Feira do Pinhal em montagem



Num ritmo completamente acelerado, verifica-se que no local onde fica situada a Feira, os stands estão praticamente montados. A azáfama aumenta, a Feira cresce.

Escuteiros de Vale de Milhaços em Oleiros

O Agrupamento dos Escuteiros de Vale de Milhaços - Secção dos 4 aos 6 anos, estando presente em Oleiros participaram também na missa e procissão da Santa Margarida - Festa religiosa, como se costuma definir.
Na igreja Matriz de Oleiros
 

julho 26, 2010

DIA DE SANTA MARGARIDA EM OLEIROS


No dia 20 de Julho é o dia da santa Margarida, dia religioso. No entanto, a tradicional procissão após missa na respectiva capela, verificou-se, este ano, no passado Domingo, dia 25 de Julho. Não poderemos dizer que estiveram presentes muitas pessoas porque não é verdade. O calos absolutamente abrasador deve ter contribuído para isso. No entanto, acompanhada pela Filarmónica Oleirense e várias pessoas, foi transportada a Santa desde a sua capela para a igreja matriz, local onde ficará até ao Domingo de Festa (8 de Agosto), que regressará, novamente em procissão, desta vez com mais população, como é habitual e nessa procissão se incluirá o desfile das fogaças.

julho 25, 2010

Os 18 anos da Eduarda - Parabéns a você!

Neste Sábado, dia 24, a Eduarda Rijo, sendo uma amiga e filha de amigos meus há muitos tempo, realizou e festejou os seus 18 anos de idade. O momento foi marcado com um convívio, "bem comido e regado" com o  melhor que há e onde a juventude impunha os 50% de presenças. Depois de se cantarem os parabéns, partir o bolo e jorrar champanhe, houve lugar a uma descarga de fogo de artifício, para surpresa de quase todos e da própria aniversariante. É sempre bom acompanhar familiares e amigos nestes momentos que em Portugal acabam também por ser o marco da passagem para a maior idade. É poder eleger e ser eleita, é o passar a responder pelos seus próprios atos, é, enfim, as responsabilidades que se assumem verdadeiramente. Mas, o que se festeja, na realidade, é o aniversário. Parabéns à Eduarda, aos pais e toda a família que estiveram presentes e felizes pelo acontecimento.

julho 24, 2010

OS NOSSOS BANCOS PASSARAM NO EXAME

Nem todos a nível europeu passaram no exame, mas os Bancos Portugueses demonstraram a Bruxelas que estão de saúde financeira capaz para nem sequer recorrerem a fundos especiais. A nota é positiva até para o País, porque na crise em que atravessamos (como muitos outros países), saber que o nosso sistema financeiro não está à beira de se afundarem, cria estabilidade às pessoas e cria uma imagem razoável ao estrangeiro.

VILA DE REI E OLEIROS A ORGANIZAREM AS SUAS FEIRAS

Como se costuma dizer, os motores já há muito que estão em marcha para que estas duas Câmaras Municipais operacionalizem tudo o que tem a ver com as suas tradicionais Feiras. Mas neste período, a poucos dias dos seus inícios, tudo parece acelerar muito mais. Mas vamos ter as nossas Feiras em

VILA DE REI - Com início a 1 de Agosto
OLEIROS - Tem abertura oficial no dia 4

Festa do Milrico - Pendurada nas árvores...


Não precisamos de mais palavras para colaborar na divulgação da festa no Milrico e povos vizinhos. Trata-se de uma festa onde mais casais menos jovens costumam dançar. Um ou outro ano, as Bandas (conjuntos musicais) não se adaptam tanto assim ao estilo de público que ali vai para se divertir, mas nem são opções e apostas que têm a ver com outras festas que costumam realizar-se nessa data, dentro do concelho.

A Agenda Cultural Julho a Setembro 2010 - Oleiros


Já tem vindo a ser divulgada, a Agenda Cultural do Município de Oleiros e que se refere ao trimestre Julho-Setembro 2010. O tema, desta vez, é "a água",  - fonte de vida e condição de futuro, título do artigo Lopes Machado incluído na Agenda. Com uma passagem pelas ribeiras e meandros do Zêzere ,com suas praias fluviais que vieram a dotar o concelho de locais e espaços de praia e lazer., não deixe de ler esta publicação ou abri-la, em PDF, no website da Câmara Municipal.

julho 23, 2010

Espectáculo Piromusical do dia 6 de Agosto em Oleiros

Deixamos aqui um excerto da espectáculo, que todos os anos nos surpreende e que consta no website da Pirotecnia Oleirense. Que tudo lhes corra muito bem, porque, se assim for, ganhamos todos os que ali estão presentes e Oleiros em geral, para não dizer, toda a região:

"Na Dance Party deste ano a grande novidade são os ARCHYBAK. Um grupo de jovens músicos que através de instrumentos farão live performances, interpretando os temas mais emblemáticos da noite, sincronizados com os mais variados efeitos cénicos da pirotecnia.

DJ´s, luz, som, animação e muito divertimento vão fazer desta noite, uma noite de grandes promessas."

O Bar do Paulo Peixoto

 Este é um Bar muito bem situado e na linha de outros da Vila, onde não falta a simpatia. Junto ao que hoje se chama jardim municipal (e é), fica num local ótimo para se "tomar qualquer coisa". O único defeito que se encontra no Paulo, segundo alguns que sorriem, é ele ser sportinguista das unhas dos pés à cabeça. Mas isso muitos têm a mesma característica, aqui em Oleiros.

julho 22, 2010

UMA EXPOSIÇÃO DE ALTO VALOR E SIGNIFICADO

                                        A pintora - 2ª à direita, na foto

No Posto de Turismo de Oleiros, encontra-se montada uma exposição extremamente importante da autoria da ilustre MARIA JOSÉ MORGADO. Ao que soubemos, dado o impato que está a ter, eventualmente será prolongado o prazo para que estava marcado - de 17 a 31 de Julho - o que criará a possibilidade de muitos oleirenses (e não só), poderem apreciá-la durante alguns dias de Agosto.
A inauguração verificou-se realmente no dia 17, estando presentes muitas pessoas ligadas à família, amigos e entidades. Colocamos na barra lateral algumas fotos do momento. Usaram da palavra os Dr. João Ramos e Presidente da Câmara. O primeiro conhece muito bem a obra, por ser elemento da família e teve a preocupação, que muito lhe agradeço, guiar-me pela exposição, comentando todos os quadros, muitos de Oleiros, nomeadamente o da celebérrima Fonte da Freiras. Aproveite e visite esta notável exposição.

julho 20, 2010

ENTREVISTA COM O SR, CÓNEGO MARTINHO


 O Jornal de Oleiros inclui uma entrevista exclusiva que o Padre de Oleiros, Cónego Martinho, me concedeu, onde ficou expresso praticamente tudo o que disse nas suas intervenções (igreja e almoço) no passado dia 18 deste mês: O Padre que ama o seu povo e nutre por ele o maior carinho e amizade profunda. Uma vida de rigor, seriedade e com muita humildade na sua alma. Bom é ler mesmo.

JUBILEU DO CÓNEGO MARTINHO EM OLEIROS


Decorreu, no passado dia 18/7, a cerimónia/festa cristã, Jubileu do sr Cónego Martinho, que é Padre em Oleiros há 30 anos e perfez os 50 anos de sacerdócio. A missa foi uma lindíssima comunhão de alegria e de emoção, até para o próprio sr. Cónego que limpou algumas vezes os olhos frente aos que fizeram muito gosto em assistir a esta missa, porque as palavras de agradecimento e carinho que, repetidamente, lhe foram dirigidas, atingiram o seu coração. Celebrou a missa conjuntamente com os Padres Armando e José António (naturais de Oleiros) e que fizeram questão em estarem presentes também. Com a igreja completamente cheia de pessoas e ornamentada com colchas no coreto e púlpito, já no final e depois dos outros padres saudarem muito alegremente o Cónego todos puderam ir até ao seu padre Martinho e dar-lhe os parabéns e agradecer em gestos como beijar as mãos, dar abraços, beijos, culminando, na igreja, esta festa religiosa.
Seguiu-se depois um almoço, com praticamente 400 pessoas, num convívio muito salutar, encontro de pessoas que há muito se não reuniam. Ali se verificaram então intervenções do Dr. João Ramos, Presidente da Câmara Municipal e finalmente o sr. Cónego.

 Na foto, Srs. Cónego Martinho, Padre Armando (em Viseu) e José António (na Sertã)

julho 19, 2010

PROGRAMA COMPLETO DA FEIRA E FESTA EM OLEIROS


Já há dias adiantámos algumas informações de artistas que vão estar em Oleiros, por alturas da Feira do Pinhal e da Festa de Santa Margarida, de 4 a 9 de Agosto. Hoje, baseados na Agenda Cultural já constante no website do Município, podemos dar o programa praticamente completo. A acontecer alguma pequena alteração poderá ser ao nível das exposições, mas disso será dado conhecimento pela autarquia.
"Acertos haverá sempre até à última da hora, especialmente num ou dois inscritos como expositores e que, por razões que não dominamos, acontecem, mas tentamos ultrapassar essas situações recorrendo aos constantes na lista de espera", adiantaram-nos.
Na verdade é sempre um situação desagradável com que se defrontam os organizadores, mas também não há milagres, pelo menos a este nível.
APROVEITE PARA VISITAR OLEIROS NESTAS DATAS. VAI VER QUE FICARÁ ATENTO JÁ PARA O PRÓXIMO ANO. O programa é recheado, muito variado, de vários tipos de música e, muito enriquecedora a participação em plena Feira, da VI Mostra das Actividades Musicais do Concelho.
Ler mais...

julho 16, 2010

Posso perguntar?

A venda de automóveis, como sabemos, subiu 57% no primeiro semestre em Portugal. Explicações para isso não faltam. Aumento do IVA, empresas aproveitaram para renovar as suas frotas, o Estado também foi às compras, mas a verdade é que aumentou e até fomos os que mais vendemos, percentualmente na UE. Mas os impostos aumentam, está em perigo parte dos ordenados dos funcionários públicos (dizem vários, Socrates afirma que não) e os preços a subirem sistematicamente, mas, afinal, anda por aí muito dinheiro! Neste país há cada contradição.....

NESTE FIM DE SEMANA - FESTA EM SARNADAS DE S. SIMÃO

A festa é tradicional, um misto de religiosa e popular e em honra de S. Simão. Vale a pena dar lá um salto, pois neste fim de semana é onde se pode dar dois passos de dança. Curiosamente é a terra do nosso Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia Municipal. É que no próximo Domingo já temos também a do Estreito, em honra da Senhora da Penha, muito bairrista e rija! O Estreito tem ótimas instalações para a realização das suas festas.

DEPUTADOS GRITAM, NÃO DISCUTEM OS PROBLEMAS


Os nossos Deputados habituaram-se a uma forma de intervenção que quase afuguentam os mais velhos e, estes, não deixam os filhos verem os debates em directo, porque, muitos deles, em casa, não estão habituados àquela forma de discutir as coisas. Claro que política é política, mas muitas vezes parece que é ver quem grita mais alto. Quem não saiba entender que eles se sentem felizes é a falar assim (pensando que, desta forma, obtêm mais mais votos) até pensa que, cá fora fazem o mesmo. Mas não, tudo isto é cena e, mesmo assim, ainda não aconteceu seriamente o que chegamos a ver no Oriente que a discussão chega a dar em "porrada". Mas a mim enerva-me. A muitos!Os problemas resolvem-se com serenidade e para vermos as diferenças entre eles é preciso gritar assim? O que me vale é que tenho um comando nas mãos e sem me levantar do sofá, consigo calar a boca a todos. As novas tecnologias facilitam-me as coisas. Esta sessão do estado da Nação verificaram-se episódios politicamente hilariantes, como o Paulo Portas e "oferecer-se" para formar Governo, (com outro Primeiro Ministro) mas o PSD logo se adiantou a afirmar que NÃO. Passos Coelho veio logo à Televisão desfazer qualquer dúvida "queremos ser Governo mas só quando o Povo nos escolher".

CÂMARA MUNICIPAL DE OLEIROS APRESENTA FEIRA E FESTA


No dia 20, Terça Feira, numa conferência de imprensa no hotel da Colina, em Castelo Branco, vai ser divulgada a Feira do Pinhal, ao pormenor e com explicações adicionais aos jornalistas. Desejamos êxito para este momento, pois ele marca sempre uma abertura ao país (e agora também ao mundo), das potencialidades de Oleiros e as respostas que todos podem encontrar neste concelho muitíssimo acolhedor. Surpresas na apresentação? Melhor esperar para ver.

A GALP AUMENTOU PARA 47,8% A SUA PRODUÇÃO

Este aumento de 47,8% da produção  verificou-se no segundo trimestre deste ano, mas, no entanto, a venda dos produtos refinados e até o gás natural caiu.  A descida dos preços de venda ao público mal se têm sentido, embora há relativamente pouco tempo tenha descida a gasolina e gasóleo vendido aos consumidores, mas pouco significativo. A Galp afirma que, a venda aos clientes directos na Península Ibérica desceu 8%, ou seja para 2,6 milhões de toneladas. As exportações cresceram 14,7%

julho 14, 2010

AFINAL, SER CABEÇUDO, COMPENSA

Uma notícia inserida na TVI24 online, com o título, " Pessoas com cabeça grande sofrem menos efeitos de demência" afirma que um estudo feito por cientistas alemães revela que pessoas com demência que tenham cabeças grandes sofrem menos os efeitos da doença do que aqueles com cabeças de menor tamanho, noticia a BBC.
Os investigadores comprovaram que portadores de Alzheimer com crânios maiores tinham melhor raciocínio e memória, quando comparados com pacientes com cabeças mais pequenas  ler mais »


Comentário: No meu tempo de criança, chamávamos "cabeçudos" aos que aprendiam mal e a este adjectivo ligávamos mentalmente o terem a cabeça grande. Não me lembro de ter comparado essas duas coisas, mas que dizíamos, era verdade. Mas não há nada como os homens da ciência apresentando estudos científicos devidamente comprovados para nos inverter toda essa nossa estranha ligação, diga-se. Está assim desfeita a ligação que fazíamos erradamente.

CONVÍVIO NO LUGAR DA BAFAREIRA


Foi com agrado que li no website da CMO que na Bafareira, povoação pertencente à Freguesia do Estreito, se tinha realizado, a 18 de Junho, um convívio entre a população e amigos. Trata-se de uma povoação que, hoje, facilmente lá nos deslocamos devido à estrada que foi feita e alcatroada há já algum tempo. Mas houve tempos que os carros sofriam para lá chegar, especialmente no Inverno. Ali viviam uns tios meus e deram à luz nove primos (alguns, infelizmente já falecidos) mas que para além de família, sempre fomos muito amigos. Dispersos agora por várias locais deste país e estrangeiro, mas ainda tenho (temos) quem tivesse ficado neste local. Por isso, a oportunidade é para saudar todo aquele pequeno Povo que, afinal, não deixa cair as suas tradições de conviver e esquecer os telejornais e a crise que fique para outros momentos. Gosto! Um abraço para a Bafareira. Um dia vou visitá-los.

VALE SOUTO E O FESTIVAL DE HARMÓNIOS 2010


Este acontecimento reúne sempre muitas pessoas e já tem raízes profundas. Vamos no 10º ano de realização e têm-se pautado por um êxito muito significativo. É um festival de tradições popularmente assumidas e que mostram a capacidade e o dinamismo da ARCVASO, sabendo procurar apoios, mas dando muito de si para que todos sintam este evento diferente de uma Feira ou Festa de grandes concertos. Acaba por ter concertos, mas são os homens do harmónio e concertinas que os fazem, com cantigas ao desafio, características da região. Lá estaremos e desejamos mais um êxito para todos quantos estão envolvidos nesta organização. E para si que lê esta nota, lembre-se que vale a pena mesmo visitar esta terra bonita e de pessoas amabilíssimas.

julho 11, 2010

VEM AÍ O FIM DA UNIÃO EUROPEIA?

O Prémio Nobel da Economia apontou a "possibilidade plausível de a Grécia ser forçada a sair do euro". Paul Krugman adverte que perante essa circunstância haveria um contágio a todos os países da Zona Euro, em particular a Portugal.

"Não me surpreenderia ver um dos países a ser forçado a sair do Euro", apontou o Nobel da Economia durante uma entrevista ao jornal espanhol El Pais. "Acredito que há uma possibilidade plausível de a Grécia ser forçada a sair e esse contágio provocaria sérios problemas a todos os outros, especialmente Portugal, e logo depois possivelmente seriam a Espanha e a Irlanda", disse Paul Krugman, acrescentando por outro lado não acreditar que a Europa venha a colapsar..."       rtp.pt

MAS PORTUGAL CONQUISTOU 22 MEDALHAS

A nossa selecção, mas desta vez a que nos representou no campeonato Europeu de Atletismo INAS-FID, desporto para deficiência intelectual) e que, este ano, foi disputado em Varazdin, Polónia. Destes falam menos, quase nada, porque são pouco mediáticos não movem milhões e, por isso até passam muito despercebidos.
Pela minha parte fica o registo e com um abraço a todos quantos participaram, quer ganhassem ou não, e a todos os responsáveis e acompanhantes. O participar já foi muito bom, mas 22 medalhas mostra bem o esforço e dedicação destes atletas.

A ESPANHA GANHOU? ESTÁ DE PARABÉNS

Em jogos como este é que fico completamente inclinado para afirmar que deveria (poderia) haver lugar a dois campeões. 120 minutos de alto futebol, espectáculo bonito de se ver - para quem gosta claro - é difícil também ver que se perde por tão pouco minutos ou segundos, após prolongamento. Mas estará também nisso este entusiasmos até ao final do último segundo colocando uma nação parada, a viver entusiasticamente e, nestes casos duas e muitas outras como torcedores.Parabéns aos espanhóis!

SUGESTÃO PARA A NOVA DIRECÇÃO DA A.R.C.O - OLEIROS

Desde o dia 19 de Junho que existe nova Associação Recreativa e Cultural de Oleiros, onde está inserido o seu Clube de Futebol. A minha sugestão é que actualizassem uma página de Internet que está "parada" desde fins de 1988 ou que abrisses uma nova. Por vezes queremos divulgar algo sobre vocês e não encontramos um símbolo (do Clube) na net, para o utilizarmos. O que existe é tão pequeno que nem dá para aproveitar. Curiosamente, já outras pessoas de Oleiros, me falaram disto. Façam lá esse pequeno esforço. Deve haver alguém que os ajude.

julho 09, 2010

AÍ ESTÁ A APRESENTAÇÃO DA FEIRA DO PINHAL

Edifício da Câmara Municipal de Oleiros
Mickael Carreira

Escolhido que está um hotel de Castelo Branco para apresentação da Feira do Pinhal e possivelmente a Festa de Santa Margarida, a cerimónia verifica-se no próximo dia 20. Para isso, está convidada a comunicação social, que muito contribuirá para a divulgação destes eventos. É um momento sempre esperado com alguma ansiedade. Por mim, acho que a data é já muito próxima do início da Feira. Em Oleiros há meses que se encontram programas de festas de povoações ou freguesias do nosso concelho (e não só), mas o de Oleiros é sempre o último a ser divulgado. No entanto, a capacidade de divulgação da Câmara Municipal não se compara aos organizadores das outras festas. Porém, existem divulgações no Facebook  e  Twiter dessas festas, como não podem existir as de Oleiros, logicamente.
Mas aí virão cartazes, faixas, jornais, programas informativos de rádios e televisão. Não será por isso, então, que vão faltar pessoas a estes eventos. Assim todos possam colher algo com eles. Quem organiza, quem expõe, quem tem comércio local, quem aproveita para viver ainda mais socialmente. Desejo os maiores êxitos. Nós estaremos presentes todos os dias, se a saúde o permitir. Adoro estas coisas e nessa altura a família preenche os momentos mais significativos.
por si, VENHA A OLEIROS. VERIFIQUE IN LOCO.
Não perca os grandes espectáculos - concertos e fogo de artifício e multimédia - que Oleiros nos oferece nestas datas _ de 4 a 9 inclusivé.

FEIRA EM OLEIROS - DIA 11/7


No segundo Domingo de Julho, realiza-se sempre a tradicional Feira em Oleiros. Este ano acontece o mesmo. Estas feiras, exitem desde muitíssimos anos porque era a criação de dias especiais para que as peçssoas tivessem novas oportunidades de compras alternativos aos que existiam no comércio local. Muitas vezes encontravam-se artigos que, doutra forma, nunca se encontravam para comprar. Ainda me lembro perfeitamente das grandes feiras em que o barulho das "autifalantes", com os característicos de vendas às "carradas", de cobertores e outros produtos. Os gritos para venda eram de tal forma que sae tornavam chamativos e, antes de começarem, distribuíam sempre alguns pequenos prémios para o povo se juntar. Hoje, as feiras nalguns locais fraquejaram e as pessoas utilizam 2lojas dos 300", "chineses", ou mesmo grandes centros onde se encontro também de tudo.
Mas a feira de Julho ainda resiste e as pessoas vêm. Tradições, mais que outra coisa. 

julho 08, 2010

FINALMENTE AS COMISSÕES DE FESTAS DE OLEIROS FORMARAM UMA ASSOCIAÇÃO

Há muito que se tentava e esperava que as Comissões Organizadoras das Festas de Santa Margarida formassem uma Associação com todos os benefícios e deveres que passam a ter. Por isso, foi concretizada tendo conseguido estar presente, quatro elementos de cada comissão, segundo informações colhidas.

NEM SEMPRE SÃO BOAS NOTÍCIAS


Foi a enterrar, no passado Sábado, Maria José Mendes (Zezinha), que era casada com o nosso amigo José Domingues Mendes de Sendinho da Senhora. Era pessoa que sofria bastante da Diabetes e quando se sentiu mal disposta, de noite, foi tomar um comprimido, mas já não chegou à cama.
Esta senhora era pintora amadora, mas expunha sempre na Feira do Pinhal as sua obras e guardo com muita estima e recordação um quadro que ofereceu à minha esposa.
Ao amigo José Mendes e familiares só posso associar-me à sua dor apresentando os sentidos pêsames.

ACTUAÇÕES NA FESTA DE SANTA DA MARGARIDA - OLEIROS 2010

Embora esteja para breve a apresentação oficial por parte de Presidente da Câmara e outras entidades do cartaz da Feira do Pinhal e conjuntamente a Festa da Santa Margarida, sabemos já que as actuações principais e sem pormenores são:

Dia 4 - Abertura da Feira do Pinhal com cerimónia oficial
Actuação: QUIM BARREIROS

Dia 5 - Feira do Pinhal e
Actuação de "AMÁLIA HOJE"

Dia 6 - Feira do Pinhal e

Actuação: ESPECTÁCULO MULTIMÉDIA de grande beleza

No dia 7 de Agosto:

Feira do Pinhal e Festa da Santa da Margarida
Actuação: ROUXINOL FADUNCHO e
               CONJUNTO "LUMEN"

No dia 8 (Domingo):

Feira do Pinhal (?) e Festa
Actuação do Conjunto Musical ALTA FREQUÊNCIA (brasileiro)
Também o indispensável conterrâneo MIGUEL AGOSTINHO
O fogo de artifício, enorme e de alta qualidade, verifica-se no início da noite de Domingo para Segunda Feira, mas já com horário de Segunda.

Dia 9, Feriado Municipal - Segunda Feira

Actuação: MICKAEL CARREIRA
Conjunto: ROCONORTE
Encerramento dos Festejos.

Durante a Feira do Pinhal existem sempre actuações de associações culturais do concelho, como Ranchos e Banda, bem com distracções para os mais pequenos. O Binómio da Feira do Pinhal com a Festa de Santa Margarida resulta sempre com uma onda alta de demonstrações de arte, música, colóquios e representações muito dignas das autarquias.

Outros pormenores remeto-os para o programa que será, como disse, brevemente apresentado e muito mais preenchido do que aqui fica dito.

VENHA A OLEIROS SEMPRE, MAS NESTA ÉPOCA VALE MUITO MAIS A PENA!

julho 07, 2010

CALOR DE RACHAR PINHAS

Aqui, pior que em muitos lados, os últimos dias têm sido de uma temperatura elevada. A humidade desaparece e tudo está muito seco - o que se trona um perigo para os incêndios.  Por vezes é difícil respirar com o ar tão quente. Outrora, tomava-se a sesta mas agora os trbalhadores preferem fazer o horário até às 17 horas e ainda ir para casa regar a horta ou fazer outras coisas que precise. Mas que é horrível este calor, isso é!

MARANHO E CABRITO DE OLEIROS

Não há almoço ou jantar por altura das festas, por estas bandas, que da ementa não faça parte o excelente maranho à moda de Oleiros e o cabrito, quer estonado ou não. As flhós, "pães leves" e arroz doce são outras especialidades e que se destacam nesses momentos. É verdade que, hoje,  o leitão quer combater o cabrito, mas cada coisa em seu lugar. E, para que todos fiquem satisfeitos há muitos casos que o porquinho lá está devidamente assado, estaladiço.
Em "farras" já vai sendo normal vermos o porco assado por especialista, na brasa, cortando-se sucessivamente e rodando em cima da brasa. Por aqui, acreditem, come-se muito bem. Muitas vezes até um prato de couves com broa fervida é refeição, ou com ovo cozido, ou então com entrecosto, também cozido.
Mas nas festas de amigos e familiares, a isso, já chamamos "migas" para acompanhar algo. Até o cabrito.
Por mim adoro e gastronomia local. E quando visitamos as pessoas e elas nos chamam para a adega e nos presenteiam com pão, azeitonas, queijo e presunto. É mau? Então experimente!


julho 06, 2010

VILA DE REI - Concurso de Fotografia

AINDA VAI A TEMPO!

Vila de Rei vai, mais uma vez, promover o Concurso de Fotografia Padre João Maia - "Vila de Rei: 725 Anos de Foral", mas os trabalhos têm de ser entregues até ao dia 15 de Julho, estando estipulado 150 Euros para o 1º Prémio, 100 para o segundo e 5o para o terceiro. Convém ler as normas do concurso na página da própria Câmara Municipal .

Concorra e ajude a divulgar o património cultural, turístico e etnográfico deste concelho.

Infantário “Raposinho” de Castelo Branco, visita Oleiros


Os finalistas deste Infantário vieram conhecer Oleiros, pois a sua professora é do lugar da Roda. Tiveram um programa diversificado e de bom acompanhamento. Conseguiram ir à fábrica dos brinquedos, ao Parque eólico, almoçaram no restaurante Maria Pinha e, depois, foram conhecer a povoação onde a sua professora
Irene Gonçalves nasceu. Acabaram por impressionaram pelas canções que cantaram e ficou o eco das suas vozitas untusiasmadas e a promessa de voltarem com seus pais, devidamente coordenados.

julho 05, 2010

FADOS e "modas" é com eles


O Horácio e o Ângelo, enquanto convivíamos familiarmente, pegaram nas "gaitas" e tocaram até se cansarem. Mas demorou! Esteve alegre a noite.

julho 04, 2010

FESTAS EM JULHO

SARNADAS DE S. SIMÃO

As Festas nas Sarnadas vão realizar-se as festas em honra de S. Simão no 3º fim de semana de de Julho.

ESTREITO

Em honra de N. Senhora da Penha, a forte e bairrista festa do Estreito vai realizar-se no 4º fim de semana de Julho.

C. C. SERTÃ - Apresentação de Livro dia 17 de Julho

De acordo com informações escritas da Casa da Comarca da Sertã,  a “apresentação pública do livro Vilar dos Condes – A terra e a sua gente O livro “Vilar dos Condes – A terra e a sua gente”, da autoria de Alda Barata Salgueiro, será apresentado publicamente em Lisboa, no Salão Nobre da Casa da Comarca da Sertã, no próximo dia 17 de Julho pelas 15 horas.


A antiga aldeia de Vilar dos Condes deu origem às povoações de Vilar Cimeiro, Vilar do Meio e Vilar Fundeiro, integrando a área territorial da freguesia da Madeirã, no concelho de Oleiros.

Para a Autora, cujas origens familiares estão em Vilar Fundeiro, “este livro é um olhar sobre uma aldeia do interior do país: as suas paisagens, as suas pessoas, os seus usos e costumes, as suas histórias… este livro é acima de tudo um convite…”.

Nas palavras do Presidente Câmara Municipal de Oleiros, José dos Santos Marques, “(…) realizações desta natureza são sempre movidas por um forte sentimento comum a pessoas de boa vontade que, com entusiasmo, empenho e dedicação, continuam a fortalecer os laços deixados por quantos foram e são fundadores do desenvolvimento sócio-cultural e da valorização do património. É sempre motivo de orgulho para este Concelho quando se fala e escreve por bem deste e da sua boa gente hospitaleira”.

A apresentação estará a cargo do Prof. Doutor Luís Manuel de Araújo, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

a entrada é livre”. Compareça.

66% DOS PORTUGUESES FAZEM FÉRIAS CÁ DENTRO

Não foi a mensagem do Presidente que levou este numero de pessoas a fica "cá dentro". Mas a crise, o medo acumulado da mesma, os preço das viagens a subir, alguns país com instabilidade e o enorme desemprego em Portugal, tudo conjugado, chega para levar as pessoas a Oleiros, Sertã, Vila de Rei, Proença, Castelo Branco e outras localidades. "O que está a dar é mesmo praia portuguesa e depois campo, com excelentes ofertas pelo país fora.

RIBEIRA DA SERTÃ - UMA MARAVILHA


VILA DE REI - Feira de Enchidos, Queijo e Mel (FEQM)

De 31 de Julho a 8 de Agosto, Vila de Rei vai realizar, mais uma vez, a sua já reconhecida Feira de Enchidos, Queijo e Mel - FECM - com objectivos claros de divulgar as actividades económicas do concelho e os mais variados produtos regionais. No seu cartaz artístico constam nomes como José Carlos Pereira, Claudisabel, Trio Odemira, Just Girls e João Portugal
                                                ler mais...

julho 03, 2010

Manuela Moura Guedes perdeu

O Ministério Público arquivou o inquérito a José Sócrates que tinha sido aberto com base numa queixa de difamação interposta pela jornalista Manuela Moura Guedes.

RANCHOS EM OLEIROS ESTE FIM DE SEMANA

Como é habitual e já informámos, é hoje dia 2 de Julho que se realiza o V Encontro de ranchos folclóricos, cuja organização é da responsabilidade do de Oleiros nomeadamente o seu dirigente Aniceto Rijo (sempre incansável neste tipo de organizações) e com patrocínio da Câmara Municipal e Junta de Freguesia. O local é o jardim municipal (já perdeu o nome de Devesa, pelo que vejo) e decorre até às 24 horas. Uma organização que mobiliza muito apoio logístico.

CRISE? MAS QUAL CRISE?


Todos os dias vimos e ouvimos imensas opiniões (umas mais abalizadas que outras e ainda as políticas) sobre a nossa crise, a quem vai chegar e a que ainda não se vislumbra. Estatísticas? No meu curso eram todos os dias, agora vejo como podem ter leituras diferentes, como existem em cada caderno ou folha de entrevistado nas televisões, nos "Pontos de Enconto", etc. Que bom discutir-se a crise! E, agora vão reforçando a ideia de que  a aliança estratégica entre o PS, PSD e CDS é a solução. Freitas do Amaral já o escreveu no Expresso, outras personalidades o repetem. "A direita sozinha no poder não aguentava neste momento, porque a esquerda, onde estaria inserido o PS, era simplesmente insustentável", ouvi de alguns comentaristas.  Ou seja, José Sócrates e seu Governo, governam mal, mas com a água benta do PSD vai melhorando, só que a cereja em cima do bolo eram as três forças política  juntas. Não seria centrão, mas direitão. E o Sócrates que ganhou as eleições para governar, acaba assim, condicionado completamente. O Bispo das Forças Armadas na Madeira e outras personalidades têm também vindo a chamar a atenção para a necessidade de olhar pelos mais fracos e mais pobres. Uma crise pode provocar outra ainda maior. Alguns políticos sabem-no muito bem. Das posições do sr Presidente da República falarei mais detalhadamente.
Porque, quando escrevi o título, estava a pensar em coisas concretas, nomeadamente: os maiores clubes de futebol, têm vindo a optar (e este ano já começaram) por fazer estágios até fora do País. Se é verdade que vejo vantagens nas alturas de campeonatos mundiais e europeus, para adaptação a climas, altitudes,  para disputar o campeonato de futebol português (I Liga), já não entendo. Se se disse "façam férias cá dentro" que se diga, treinem cá dentro, porque até têm academias e campos de treino dignos e estádios que nos custaram os olhos da cara. Não é verdade?!