maio 31, 2011

C.C.Sertã festejou 65º aniversário em Proença

UM DIA INESQUECÍVEL, UM DIA MARCANTE


A Casa da Comarca da Sertã (CCS) celebrou o 65º aniversário da sua fundação com um passeio ao Município de Proença-a-Nova, no dia 28 de Maio.

O programa deste aniversário teve início com uma recepção oficial pelo Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, Eng. João Paulo Catarino, no novo edifício dos Paços do Concelho, local onde foram

maio 30, 2011

O 10 de junho na capital do distrito - Castelo Branco

Programa comemorativo

9 de Junho

10h45 - Homenagem a Amato Lusitano / Praça do Município
10h50 - Içar da Bandeira Nacional / Praça do Município
11h00 - Sessão de Boas Vindas / Salão Nobre dos Paços de Concelho
19h15 - Descerramento da placa inaugural da Avenida do Dia de Portugal
(Modelo - SubEstação da EDP)
21h00 - Concerto da Banda da Força Aérea / Devesa
22h45 - Concerto do Dia de Portugal / Luís Represas / Devesa

10 de Junho

10h00 - Cerimónias militares / Campo da Feira
21h00 - Concerto da Banda da Marinha / Devesa

11 de Junho

21h00 - Concerto da Orquestra Ligeira do Exército / Devesa

- Programa cedido para publicação e também constante no site do Municipio

Proença a Nova apresenta resultados de trabalhos dos pequenos

A exposição "Baú das Leituras" estará patente durante todo o mês de junho no auditório municipal é que,
"ao longo do ano lectivo que está a terminar, um pequeno baú “viajou” com livros pelos jardins-de-infância do concelho e cada educadora seleccionava as obras que pretendia trabalhar com o grupo. A exposição é o resultado da colectânea de trabalhos realizados. O projecto “Baú das Leituras” foi realizado no âmbito do Plano Nacional de Leitura."

Proença - em junho faz-se costura

Exposição - Atelier de Costura de Atalaias


Todos os Dias De 1 de Maio de 2011 a 31 de Maio de 2011

Local: Posto de turismo

Uma vez por semana o pólo da Biblioteca de Atalaias é o ponto de encontro das mulheres da aldeia, que se juntam para uma tarde de costura. Rodilhas, sacos de tecido e bordados vão agora estar expostos no posto de turismo.

Pedrogão Grande, em grande! Rally 2011

Disputou-se, pela primeira vez, em Pedrógão Grande, uma prova de Rally Cross, RALLY PEDRÓGÃO GRANDE 2011, nos dias 28 e 29 de Maio, organizada numa parceria entre os Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande e o Recreio Pedroguense, com a orientação da SicóEco, e com o apoio do Município de Pedrógão Grande e da EQUIPAV – Engenharia e Construções S.A., entre outros. A prova foi realizada numa pista criada de raiz, com aproximadamente 1100 metros de comprimento, num terreno com 7 hectares, rodeada por uma beleza natural característica da região.
- site do Município

O Barcelona é campeão Europeu 2010/2011


Num desafio de futebol de alto nível e um Messi (melhor do mundo) endiabrado, o Barcelona ganhou a final da taça de campeões europeus (Champions), em Wembley por 3-1 ao Manchester United. É o 4º título do género para a equipa catalã que tem demonstrado ser a melhor equipa espanhola e, agora, europeia. Sem dúvida que dá gosto ver esta equipa jogar. Eu diria isto é futebol saboroso. 
Quanto aos golos, marcou primeiro o Barcelona através de Pedro mas o Manchester veio a empatar por Rooney. Na segunda parte o Barça marcou mais duas vezes, primeiro com Messi a mandar a bola certinha para o fundo da baliza e, posteriormente, David Villa a fazer o resultado final.
Um ano em grande para o Barcelona. Um ano que ficará para a história como um dos melhores a nível mundial.

Almoçaram mulheres sportinguistas de Oleiros e L.A.F.A

Neste domingo, dia 29, as mulheres sportinguistas realizaram o seu almoço de convívio no restaurante Maria Pinha em Oleiros. De acordo com a nossa fonte, que esteve presente, "foi um verdadeiro convívio, e precisamos é destas coisas para nos juntarmos e falarmos umas com as outras". No mesmo restaurante decorreu também o almoço de convívio (como tinhamos já noticiado) da LAFA - Liga dos Amigos da Freguesia da Amieira - e a certa altura, como as pessoas se conheciam umas às outras os dois convívios fundiram-se praticamente num só. No almoço da LAFA esteve presente o Presidente da Câmara,  José Santos Marques que, também ele, participou da alegria contagiante que reinou no salão. Segundo a mesma fonte "leoas jovens não faltaram e deram vida especial ao convívio". O jornal de Oleiros esteve presente.

Banco alimentar reune 1.700 toneladas de alimentos

O Banco Alimentar contra a fome realizou mais uma recolha voluntária de ofertas de géneros alimentícios. As expetativas foram completamente ultrapassadas tendo em conta que a crise está instalada mas as pessoas acabaram por oferecer ainda mais que na anterior recolha. Estes alimentos vão ser distribuídos e ajudarão 300 mil pessoas com necessidades. Por outro lado, a generosidade e solidariedade de quem oferece tem sido fantástica o que mostra que somos um povo de valores e atento às causas que visam ajudar quem mais precisa. Ouvi num dos hipermercados alguém desabafar: "este nós sabemos para onde vai mesmo, sem qualquer dúvida".

Benfica ganhou Taça de Portugal 2011 em andebol

24 anos depois - BENFICA GANHA A TAÇA DE PORTUGAL EM ANDEBOL

- Ao intervalo Madeira SAD 14 - Benfica 12
- Final Benfica 29 - Madeira SAD 25

Em Tavira, vibrou-se durante todo o encontro entre o Benfica e o Madeira SAD na final da Taça de Portugal. Ao intervalo o madeirenses estavam a vencer por 14-12, com uma primeira parte muito boa e que tudo indicava que a segunda parte ia ser também muito renhida. E foi, mas o Benfica soube dar a volta ao resultado e aos três minutos do final, o guarda redes encarnado defendeu uma grande penalidade não permitindo a aproximação do Madeira de forma perigosa. A partir daí o Benfica concretizou melhor e acabou o encontro com o resultado em 29-25 ganhando, consecutivamente a Taça de Portugal

maio 29, 2011

III Passeio BTT – Rota “Meandros do Zêzere” foi êxito

Decorreu no passado dia 22 de Maio, o III Passeio BTT, no concelho de Pampilhosa da Serra.

O evento foi organizado pela associação local "Os Cremalheiras Empenados", em colaboração com Município de Pampilhosa da Serra, Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra, Junta de Freguesia do Cabril, Junta de Freguesia de Janeiro de Baixo, Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e ADXTUR.

maio 28, 2011

Fisco deixa fugir três mil milhões em 2010

Tanto no jornal "Correio da Manhã", como no TVI24, a notícia foi avançada com toda a precisão: "Fisco deixa fugir 3 mil milhões "
A fuga verificou-se em 2010 e relaciona-se com dívidas fiscais incobráveis. O valor é mesmo admitido pela Direção Geral de Impostos afirmando que o aumento, no ano passado, foi de 11%.. No caso das Finanças terem conseguido cobrar esta importância, isso podia permitir o Governo não aumentar impostos e taxas de acordo com o acordado com a troyca.

LAFA festeja o seu 35º aniversário em Oleiros

A Liga de Amigos da Freguesia da Amieira, festeja neste dia (28/5) o seu aniversário com um almoço no restaurante Maria Pinha em Oleiros. Que passem um dia muito feliz e um abraço especial para o Presidente da Junta da Freguesia.
- Foto do Jornal de Oleiros

Proença, recebe hoje - dia 28/5 - a Casa da Comarca da Sertã

A Casa da Comarca da Sertã foi hoje a Proença festejar o seu aniversário onde, temos a certeza, se desenrola uma boa visita de conhecimento aos locais mais importantes e o almoço festivo com comida regional. O tempo não está quente de mais e trovoada e chuva podem comparecer também. Mas chover num casamento ou aniversário - dizem - dá sorte. Parabéns à CCS.

Proença edita AGENDA CULTURAL

Informação - Cultura


A Câmara Municipal de Proença a Nova editou mais um numero da agenda cultural, desta vez, relativamente ao mês de Junho. Está online e pode ser lida no site do Município na Secção EDIÇÕES MUNICIPAIS

maio 27, 2011

Site brasileiro dá respostas importantes tanto a alunos como a qualquer pessoa

Se quer saber quaisquer dados sobre todos os países do mundo, basta aceder a este site porque, nele, encontrará a resposta como: síntese, população, indicadores sociais, economia, redes, meio ambiente e objectivos do milénio em cada país. Pode optar por três linguas (português, inglês e espanhol). Na barra lateral deste Blog o link para esse site interessante que me chegou através do amigo Acácio Gonçalves.

Americano guardou o corpo da mulher 10 anos no congelador

 Quase todos os dias somos surpreendidos por casos estranhos e até macabros levados a efeito por "pessoas" que não têm a dignidade nem valores que mereçam esta designação. Alguns acabam no suicídio. Hoje, trago à colação  exatamente uma notícia que me deixou extremamente transtornado. Estou a falar de um homem que guardou o corpo da mulher 10 anos no congelador. E vejam a razão:

"As autoridades norte-americanas informaram esta sexta-feira que um homem, que se suicidou em Agosto de 2010 aos 86 anos, manteve o corpo da sua mulher num congelador durante 10 anos para poder continuar a receber os seus benefícios.

O corpo da mulher foi encontrado esta semana por uma empregada de limpeza.

Uma autópsia ao corpo indicava que a mulher deverá ter morrido de causa natural no ano 2000",  noticia a TVI24 online.

Sertã - Cultura - Escritor António Torrado

maio 26, 2011

Sertã avançou com um bom programa para comemorar o dia da criança

A.R.C.O merece ser distinguida

Pela seu excelente comportamento em termos desportivos, agora pela iniciativa que se descreve a seguir e pela organização assumida do FESTL a Direção da Associação Recreativa e Cultural de Oleiros - ARCO, merece a nossa distinção.

1.º Convívio de pesca embarcada
ao achigã da ARCO
foi um sucesso

"A Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO) promoveu no passado Sábado (dia 21 de Maio) o 1.º Encontro de

Alunos de Oleiros viajam pela História Geológica

Viagem pela História Geológica de Oleiros

      Realizou-se no passado dia 20 de Maio a “Viagem pela História Geológica de Oleiros”, uma actividade pedagógica inserida no Festival da Paisagem. Este foi um Programa Educativo especial para os alunos de Oleiros, com o objectivo de celebrar a paisagem com uma viagem pelas principais etapas da história geológica da região, marcada nas paisagens do seu dia a dia. A visita começou na Pedreira da Penha Alta, um dos geossitios da Serra do Moradal mais representativo do oceano que outrora cobriu a região. Seguiu-se o Miradouro do Zebro, com testemunhos do levantamento dos estratos pela colisão dos continentes, materializados em grandes estruturas dobradas. A paragem seguinte foi o geomonumento Fraga da Água d’Álta, onde foi analisada a acção erosiva da água sobre as rochas. Os 24 alunos do 11º e 12º anos da Escola Secundária Padre António de Andrade terminaram esta viagem de 580 milhões de anos no geossitio Miradouro do Mosqueiro. Aqui foi interpretada a paisagem natural e antrópica e a actividade encerrou com um debate sobre estratégias de geoconservação em Oleiros.

Bombeiros de Oleiros simulam acidente na piscina


Simulacro de queda no Ginásio Municipal

        Em estreita colaboração com os Bombeiros Voluntários de Oleiros, as Piscinas Municipais de Oleiros realizaram um simulacro de uma queda no Ginásio Municipal, o qual permitiu fornecer a informação necessária de como actuar caso aconteça algum incidente do género. A ocorrência permitiu assim esclarecer como socorrer a vítima, verificar os seus parâmetros vitais, realizar manobras de reanimação e estabilização da vítima


maio 25, 2011

Real Madrid: Saíu Jorge Valdano ficou Moutinho, pois claro

No Real Madrid era mais que conhecido os desentendimentos entre Jorge Valdano (diretor geral) e o treinador português José Mourinho. A deterioração dessas relações agudizaram-se no final do ano até que Valdano esticou a corda colocando a questão ao Presidente do Real, Florentino Pérez,  na forma de "ou eu, ou ele". Ficou ele, pois claro. E foi o próprio Presidente que em conferência de imprensa, segundo o jornal "A Bola" afirmou:
reconheceu a existência de um choque, que durou toda a época, entre José Mourinho e Jorge Valdano e lamentou a saída deste último.
«Havia duas pessoas com um forte carácter desportivo que impediam uma sinfonia. Todos foram testemunhas disso. A saída de Jorge Valdano é dolorosa. Percorremos um largo caminho juntos. Os meus sentimentos não podem ser desculpa para o não cumprimento do que creio que é a minha obrigação», salientou.

Proença - Requerida prospecção de minério na zona da Cerejeira

A notícia é dada no site do Município de Proença-a-Nova: 

Empresa Minaport pediu atribuição dos direitos
de pesquisa numa área que abrange 
a freguesia de Alvito da Beira

A empresa Minaport – Minas de Portugal Lda requereu a atribuição dos direitos de prospecção de depósitos minerais numa área que abrange a extremidade leste da freguesia de Alvito da Beira. O pedido visa a pesquisa de volfrâmio, antimónio, ouro e prata e abrange, além de Proença-a-Nova, os concelhos de Oleiros, Fundão, Castelo Branco e Vila Velha de Ródão.

O aviso relativo ao pedido de prospecção e pesquisa já foi publicado em Diário da República, mas após a avaliação a cargo da Direcção-Geral de Energia e Geologia será ainda necessária a decisão da tutela, sendo actualmente o secretário de Estado adjunto, da Indústria e do Desenvolvimento que tem esta competência delegada. Caso venha a ser aprovado, o processo exige a celebração de um contrato administrativo.
O pedido de prospecção, denominado “Sarzedas”, está dividido em dois blocos distintos. O maior, com uma área total de 224 km2, é o que abrange a extremidade do concelho, na zona da Cerejeira, numa faixa com 109 hectares.
A Minaport – Minas de Portugal Lda é uma sociedade por quotas, sedeada em Moledo (Caminha) e constituída em Junho de 2010. Com actividade recente, a empresa tem pendentes pedidos de prospecção e pesquisa em diversos outros pontos do país, designadamente no Caramulo (abrangendo os distritos de Aveiro e Viseu) e nos concelhos de Barrancos e Moura, no distrito de Beja.

Oleiros - Povoação da CAVA tem melhoramentos

Melhoramentos em Cava inaugurados no passado Sábado 

 Realizou-se no passado dia 21 de Maio (Sábado), o Convívio da Associação Recreativa, Cultural e de Melhoramentos da Cava, freguesia da Madeirã, o qual se traduziu num dia bastante preenchido. O convívio teve início com a celebreção de uma Missa para todos os presentes, onde o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros José Santos Marques e o Vereador Victor Antunes. Na ocasião foi ainda inaugurada a cobertura de um largo destinado a convívios entre a população e houve lugar para um apontamento musical "Cantigas da Aldeia", executado pelas habitantes de Cava. A animação foi uma constante e os convivas puderam ainda participar num lanche de confraternização entre todos.

 

 

Instituto de S. Tiago liderou FESTIVAL SOLAR

Depois de uma primeira “etapa de arranque”, o Centro Ciência Viva da Floresta conta repetir no próximo ano a realização do Festival Solar e alargar a intervenção no que diz respeito às energias renováveis. A primeira edição, que decorreu domingo, foi particularmente dirigida às escolas, com provas sobre aplicações solares térmicas e fotovoltaicas, carrinhos solares e, extra concurso, um workshop de construção de barcos solares. Participaram oito equipas, todas do Instituto de S. Tiago (Sobreira Formosa).

A iniciativa procurou, como explica Vitor Bairrada, da equipa do CCVF, “divulgar as energias renováveis em geral e a solar em particular”, dando a conhecer as tecnologias existentes e as vantagens para a economia nacional e regional. João Manso, vereador e director do Centro, sublinha que o CCVF tem investido na divulgação “das diversas utilizações desta fonte inesgotável de energia” e aponta o objectivo de dar continuidade ao trabalho: “A boa adesão do público faz com que para os próximos eventos solares sejamos mais ambiciosos no número e qualidade das actividades”.

maio 24, 2011

Sarau Musico-Desportivo na Sertã a 4 de Junho. A não perder

 No próximo dia 4 de Junho, Sábado, na Casa da Cultura da Sertã, realiza-se o Sarau Músico-Desportivo da Educação Pré-Escolar
A partir das 16 horas, as crianças entre os 3 e os 6 anos, que frequentam os Jardins de Infância do Concelho da Sertã, proporcionarão um espectáculo onde música, desporto e divertimento serão as palavras de ordem.
O Sarau Músico-Desportivo é o resultado das actividades que as crianças dos Jardins de Infância têm vindo a desenvolver ao longo do ano lectivo, no âmbito das actividades de Música e Actividade Física e Desportiva, proporcionadas pelo Município da Sertã. Este evento conta com a colaboração do Agrupamento de Escolas da Sertã

Concerto Dour'Orquestra na SERTÃ

No próximo dia 29 de Maio, Domingo, a partir das 16 horas, a Casa da Cultura da Sertã recebe a Dour’Orquestra para um concerto que cruzará diferentes estilos de música


Do reportório constam temas como “Final Countdown”, “Smooth”, “Phantom of the Opera”, “Desfolhada”, “125 Azul”, entre muitos outros.
O projecto Dour’Orquestra resulta da fusão de dois projectos da Academia de Música de Lamego, tendo feito a sua estreia em Agosto de 2010. A Dour'Orquestra é constituída por dezoito músicos e três vocalistas e a sua direcção é compartilhada pelos Professores Paulo Xavier, Diamantino Nogueira, Carlos Melo e Alexandre Fraguito. Este grupo toca música instrumental, música ligeira, latino-americana, clássica, pop e rock, assim como muitos temas de música portuguesa recriados pela própria Orquestra.
O concerto está agendado para as 16 horas de Domingo, 29 de Maio, na Casa da Cultura da Sertã. As entradas são livres.

Concurso de ideias sobre empreendorismo na Sertã em apresentação



A 28 de Maio, decorrerá a apresentação pública dos trabalhos
no âmbito do “Concurso de Ideias – Empreendedorismo”.

À semelhança de anos anteriores, o Município da Sertã desafiou a comunidade educativa para a importância do empreendedorismo e a necessidade de criar novas oportunidades de negócio. Nesta quarta edição, o Concurso de Ideias tem como tema “Floresta e Turismo”.
A apresentação pública das candidaturas decorrerá na

ATENÇÃO - Fisco informa: circulam mensagens fraudulentas do Fisco

Pela importância que tem a informação, deixamos aqui a ligação para que os leitores deste Blog fiquem devidamente informados acerca do tema em título. Apague as mensagens que não se submetam às normais que o Ministério das Finanças tem para contatar com os contribuintes.
Visite o site

Proença -Teatro para recordar foral concedido à Sobreira

Encenação histórica junto à igreja e no Instituto
de S. Tiago assinalou 500 anos da atribuição do foral

Ao primeiro olhar, a figura colorida do bobo, a chamar as pessoas para a porta da igreja de Sobreira Formosa, começou por causar estranheza. Mas rapidamente começaram a ouvir-se os bombos e o porta-estandarte fez

maio 23, 2011

Modelo cai três vezes na passerelle

A notícia é da TVI24 em "Acredite se Quiser". Uma modelo acaba por cair sucessivamente imaginando-se os nervos e descontrolo desta moça. Terá ela usado sapos altos muito mais largos que o pé? Pisou o vestido? Veja o vídeo e tire as suas conclusões.
Ver video...
Ao abrir suba a sua tela um pouco para poder visualizar

Devido às eleições Oleiros adiou prova de orientação

Devido à realização das eleições legislativas, marcadas para o dia 5 de Junho, a prova de orientação nocturna promovida pela Juvebombeiro de Oleiros, agendada para o dia 4, foi adiada para uma data a designar posteriormente, após o cumprimento do período crítico de incêndios florestais.

Cinema para crianças em Proença - Wnnie de Pooh

O Mundo Mágico de Winnie The Pooh é o filme que passará no Auditório Municipal de Proença no próximo dia 25, pelas 14h30
Sinopse:
Bem-vindo ao Mundo Mágico de Winnie the Pooh, um lugar maravilhoso onde a imaginação começa e o divertimento nunca acaba! Junta-te a todos os amigos do Bosque dos Cem Acres para te divertires, brincares e aprenderes algumas lições importantes sobre partilhar e acarinhar.

Cinzas de vulcão Islandês podem descer até Espanha

Embora as previsões meteorológicas indiquem que nas próximas horas as cinzas serão arrastadas para Norte, não está posta de parte uma viragem dos ventos e essas venham a atingir o Reino Unido, França e Espanha. Recorde.se que o vulcão Grimsvotn entrou em erupção na Sábado passado, com grande actividade e já provocou o encerramento dos aeroportos finlandeses e à tomada de medidas em vários sectores de actividade, nomeadamente no da agricultura. As cinzas vulcânicas elevam~se a cerca de 20 quilómetros e o vulcão situa-se aproximadamente a vinte quilómetros do que no ano passado paralizou praticamente todo o espaço europeu e todos estamos recordados do caos generalizado nos aeroportos. Esse era o Eyjafjallajoku em actividade. O
actual fica a 200 Quilómetros da Capital.
Durante a semana sairão importantes informações da forma como as cinzas se deslocam e da sua gravidade.

Caixas negras do avião francês que caíu no mar já revelam razões

Tudo aponta para que a queda se verificou
após desvio brusco da rota

"De acordo com um especialista que analisou as caixas negras do aparelho, citado pela Der Spiegel, a análise das caixas negras sugere que os sensores de velocidade do avião congelaram, evitando a transmissão de dados precisos sobre a velocidade do aparelho.

Portugueses investem na exportação de vinhos

De acordo com uma informação do jornal i a exportação de vinhos portugueses para a China está a dar passos seguros. "Os vinhos portugueses estão a conquistar terreno na China. No ano passado a exportação de vinhos portugueses para aquele país cresceu 93% em valor e mais de 140% em volume" Durante a semana passada foi realizada em Shangai organizada uma prova de vinhos portugueses e onde estiveram presentes trinta produtores nacionais Esta prova foi organizada pela ViniPortugal, que aposta "numa imagem sólida e de prestígio dos vinhos portugueses".
 .

FC PORTO ganhou a Taça de Portugal.

Final da Taça de Portugal Porto-Guimarães 6-2
 
Jogo com muitos golos, para todos os gostos, com um primeira parte infernal. Quando tudo parecia que o Guimarães continuaria a responder, com golos, tudo foi posto em causa quando foi marcado o penalty contra o Porto e falhanço absoluto. Fraco, sem convicção e como disse mesmo Villas Boas, o ponto fundamental foi o do penalty. O Guimarães a partir daí jogou muito mal na sector da defesa e em quase todo acontecia o mesmo. Resignados, sem pressionarem nem passarem a bola ao primeiro toque, preferiram repetidamente, com a bola nos pés, procurar um ou dois jogador do Porto e por aí se ficavam. 
Por parte dos portistas, com Falcão em descanso nas bancadas (lesionado), quem esteve no campo cumpriu e Hulk marcou e deu a marcar mas quem marcou três golos foi o colombiano James Rodríguez. Um jovem com muito futuro. O Porto acabou um ano de ouro, ganhou tudo o que havia a ganhar e, aquando da final da Liga da Europa, o Presidente da República afirmou no Jamor, que a carreira dos clubes portugueses fizeram uma excelente propaganda do futebol português e de Portugal.
Porto, Braga e Benfica muito contribuíram para que estejamos orgulhosos. Mas o Porto foi a melhor equipa. Obrigado FCP.

maio 20, 2011

Ninguém pára Oleiros, está sempre em marcha

Ciclo de Caminhadas Oleiros em Marcha

            Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Oleiros está a promover o Ciclo de Caminhadas “Oleiros em Marcha”, o qual se divide em caminhadas nocturnas, com início marcado para as 21 horas (dias 3, 8 e 17 de Junho e caminhadas diurnas, com início pelas 9 horas, (dias 5, 12, 19 e 26 de Junho – Caminhada final).

Rota dos Dois Concelhos em Vale do Souto (oleiros-Sertã)

Realiza-se no próximo dia 29 de Maio o já mítico passeio pedestre do Vale do Souto, promovido pela ARCVASO. Este ano intitulado “Rota dos Dois Concelhos”, o percurso contempla a passagem por deslumbrantes locais situados na interface dos concelhos de Oleiros e Sertã, nomeadamente as idílicas margens da Ribeira de Oleiros. O início está marcado para 8 horas, com concentração no largo da “Loja da Maria” e os interessados podem inscrever-se no “Café do João” (274 664 106) ou na “Loja da Maria” (274 664 272).

GeoRota do Orvalho - As fotos dizem quase tudo


         
"Vai ter lugar no próximo dia 28 de Maio (Domingo), o 6.º passeio pedestre “GeoRota do Orvalho”, o qual se insere, como habitualmente, na Semana Europeia dos Geoparques. Com organização da Junta de Freguesia de Orvalho, cotando com o apoio do Município de Oleiros e da Naturtejo, este é um evento notável que tem atraído, todos os anos, centenas de pessoas ao Orvalho, as quais podem contemplar in loco as jóias daquela freguesia. As inscrições podem ser efectuadas através daquela Junta de Freguesia (272 746 399) e o início da GeoRota está marcado para as 15 horas, junto daquela autarquia local. Para além do lanche e das surpresas ao longo da tarde, os participantes podem ainda desfrutar de um Jantar Medieval, em pleno Parque de Merendas do Miradouro do Mosqueiro, seguido de um espectáculo ao vivo, a cargo do grupo de teatro “Outrem”. 

Exposição no Posto de Turismo de Oleiros 31 de Maio

Céline Henriques expõe no Posto
de Turismo até ao final do mês

            "Vai estar patente, no Posto de Turismo de Oleiros, até ao final do mês, a exposição de pintura de Céline de Jesus Martins Henriques, composta por 18 quadros a óleo e a carvão, onde se destaca o cunho artístico da pintora oleirense."
Visite esta exposição porque vale a pena. 

Em Oleiros - Passeios dos Idosos estão de volta


O Município de Oleiros volta a realizar, uma vez mais, os já habituais "Passeios dos Idosos", os quais estão agendados para o trimestre de Maio a Julho. Assim, durante este período, cada Freguesia irá proceder à marcação deste mítico passeio anual, pelo que os interessados deverão dirigir-se à Junta de Freguesia da sua área de residência. Podem inscrever-se todas as pessoas com mais de 60 anos, residentes no concelho de Oleiros, uma faixa etária alargada, passando dos 65 para os 60 anos, de forma a garantir a participação de um maior número de pessoas.