agosto 31, 2011

Oleiros e Proença com Baja TT

É já neste fim de semana que se verifica a Baja Proença-Oleiros. Não deixe de assistir e lembre-se que também neste fim de semana é a festa do Mosteiro. O programa já aqui foi divulgado anteriormente. Estarei presente num e noutro evento.
Mas, se este programa não o satisfaz, vire-se para a Sertã onde, no dia 4, haverá PASSEIO PEDESTRE no Figueiredo e que a Associação Social e Cultural da Freguesia do Figueiredo ou ainda, praticando CICLOTURISMO no mesmo dia em Carvalhal (Sertã) organizado pela Associação Desportiva e Cultura do Amparo - Carvalhal.
E, já que vai ou está na Sertã não deixe de visitar a exposição que estará patente de 1 a 30 de Setembro.

Rancho Folclórico de Oleiros na festa da Isna

O Rancho fez mais uma excelente atuação na Isna de Oleiros no passado dia 27 de Agosto de 2011. No final, como já vem sendo hábito, o fado é dançado pelo rancho mas, depois cada dançante convida uma pessoa para voltar a dançar-se a mesma "número". Desta vez coube-me também participar tendo tido todo o gosto em participar e os pares passaram a ser o dobro enchendo todo o arraial frente ao palco.
Quanto à temperatura, na Isna costuma estar mais quente que em Oleiros e quando regressava, no cimo da serra o termómetro do carro indicava 21 graus mas quando desci, ao atravessar a ribeira já indicava 10 graus. Enorme esta diferença em tão curto espaço.
Ficam algumas imagens do rancho e do conjunto que animou essa noite o baile desta festa "REMIX" de Castelo Branco. Atuação positiva.



Lider do PS a mostrar algumas gaffes.

A Agência Financeira noticia que António José Seguro, lider do PS, baralha-se em conferência de imprensa.

Vejamos parte da notícia 
«O Governo faz o contrário. Exige a quem mais tem e a quem mais ganha». António José Seguro propôs esta terça-feira uma sobretaxa de 3,5% para lucros acima de 2 milhões de euros, mas acabou por baralhar-se nas declarações aos jornalistas, recheando a sua intervenção de gaffes e contradições.

Sobre os sacrifícios que o Governo exige aos portugueses, o líder do PS acusou o Executivo de «exigir a quem mais tem e a quem mais ganha», o que para António José Seguro demonstra uma «ausência de insensibilidade social».
Pouco feliz nesta declaração à imprensa, e mesmo de papel em punho, Seguro enganou-se ainda no imposto extraordinário sobre o subsídio de capital, corrigindo depois para Natal, e sobre o fim das off-shores"
...

Aos sócios do V. Guimarães pede-se alguma calma e apoio

Alguns sócios do Vitória de Guimarães insultam jogadores
em treina e criam problemas.

Ainda há pouco tempo se ouvia dizer que não havia claque como a do Vitória. Eles faziam cordão até ao estádio, estavam sempre com o seu Vitória, nas boas e nas piores horas. Foi assim quando o clube até desceu.
Gosto de ir a Guimarães. Muitas vezes faço base em hotel em Guimarães para visitar todo o Norte. Sinto-me ali muito bem e parece que sou natural desta cidade. Gosto do seu bairrismo, da lindíssima cidade que é a cidade berço deste país. Sempre muito bem embelezada, com edifícios dignos de visita e com aquela praça de convívio à noite, emoldurada por muitas casas recuperadas, lindamente pintadas. Uma cidade sempre a visitar.
Que não sejam agora alguns sócios a perder a cabeça só porque os resultados não aparecem. No futebol é assim. E os dias de glória que têm vivido?
Deixo-lhes um pedido especial, se o posso fazer: continuem a apoiar, porque sem apoio é que as coisas não mudam. Por favor!

Barquinha insiste, e bem nos "Sábado às cinco"

 Ciclo de conferências sobre Património levado
a cabo pela Câmara Municipal de
Vila Nova da Barquinha
FOLCLORE E ETNOGRAFIA

Raquel Elvas é licenciada em Conservação e Restauro, pelo Instituto Politécnico de Tomar.
Natural de Ovar, participou em diversas obras de restauro, é monitora de workshops e organizadora de eventos alusivos ao tema, onde tem participado também como oradora.
Raquel Elvas integra os corpos sociais da Federação de Folclore Português e é Directora Técnica do Grupo Folclórico "Os Fogueteiros de Arada". É esta especialista que vai estar, desta vez, em mais um "Sábado às cinco..." no dia 3 de Setembro
Inscrições até 31 de Agosto para:
ctr.templarios@gmail.com

agosto 30, 2011

"1 mês, 1 escritor" - José Cardoso Pires na Barquinha

da Vila Nova da Barquinha
"Escritor português, José Augusto Neves Cardoso Pires nasceu a 2 de Outubro de 1925, no concelho de Vila de Rei, em Castelo Branco. Filho de um oficial da marinha, ainda criança muda-se com os pais para Lisboa, cidade que abraçou e amou. Exerceu várias profissões, entre as quais, redactor de uma revista feminina, Eva, em finais dos anos 40.

Teatro em Proença "Da treta à confissão"


Baja TT Proença-Oleiros o que decorre em Proença

 Em estreia nos trilhos do Pinhal, a Baja TT Proença-Oleiros marca o regresso do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno (autos), após cinco meses de pausa e quando os dois primeiros classificados estão separados por apenas quatro pontos. O parque urbano será ponto de partida e chegada da prova, mas os pormenores dos percursos apenas serão revelados na véspera. A Escuderia de Castelo Branco promete criar “zonas espectáculo” com condições de segurança para o público.
DIA 3 – Super-especial dupla nas imediações do Aeródromo Municipal, com saída de Proença-a-Nova entre as 14h00 (motos) e as 16h10 (autos)
DIA 4 – Partida de Proença-a-Nova entre as 7h00 (motos) e as 9h00 (autos), com chegada a partir das 16h00

Intercâmbio em Pampilhosa da Serra foi êxito

 O Projecto Trilhos Inova, promovido pelo Programa Escolhas e cuja entidade promotora é o Município de Pampilhosa da Serra, organizou nos dias 25 e 26 de Agosto de 2011, um intercâmbio, em Pampilhosa da Serra, com um total de 54 jovens e com a participação dos seguintes projectos: "Escolhas de Futuro" de Góis, "Encontros" de Moura e "Escola com Escolhas" da Marinha Grande.
Os jovens tiveram a oportunidade de usufruir da Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, realizaram várias actividades desportivas e a visita a locais históricos e turísticos do concelho de Pampilhosa da Serra.
Foi uma experiência enriquecedora para todos, uma vez que permitiu o convívio com jovens de diferentes contextos sociais, através de actividades promotoras de bem estar e hábitos de vida saudável.
Pampilhosa da Serra inspira natureza!
in site da CM

Casa do Benfica de Oleiros - 3ª torneio de malha

A Casa do Benfica de Oleiros vai realizar o III torneio de malha no dia 11 de Setembro pelas 09H30, junto à sua sede no Ramalhal.
As inscrições realizam-se até ao dia 11 (dois jogadores por equipa, claro) e os preços são os seguintes:
- sócios: 12,50 euros
-não sócio: 15,00 euros.
Mas atenção, porque a Casa aproveita sempre para fazer convívio nestes momentos e estes preços mais uma vez incluem o almo (porco no espeto).
Podem inscrever-se através do e-mail: casabenficaolr@gmail.com ou na Sede.
PRÉMIOS:
1.º Lugar - Troféu + 2 Garrafas de Whisky + 2 Presuntos
2.º Lugar - Troféu + 2 Garrafas de Whisky + 2 Queijos
3.º Lugar - Troféu + 2 Garrafas de Whisky


Benfica vai à Choupana ganhar por 2-0 ao Nacional. Temos Benfica!

Pode-se que não foi um jogo disputado ao nível do último em que eliminaram o Twente. Mas nos primeiro remates à baliza concretiza um por Cardozo (um bom golo) e quando o Nacional, no final da equipa pressionava o empate (erros da defesa benfiquista), acabou o o brasileiro Bruno César por arrancar por ali fora numa velocidade estonteante e marcou um belo golo. Mesmo no final do jogo. O nacional perdeu um dos seus jogadores na segunda parte por acumulação de amarelos, mas nunca mostrou um jogo entrosado. Joga rápido, é perigoso, mas não constroi as jogadas de forma muito bem organizada
No Benfica, Wittsel mostra mais uma vez ser uma pedra fundamental desta nova equipa e mostra saber e gostar de jogar.Uma boa aquisição. Os encarnados têm hoje uma exército de excelentes profissionais a quererem mostrar trabalho e a colocar o Benfica como o de há dois anos.

Jovem oleirense morta pelo seu padrasto impiedosamente

Tendo em conta que é já oficial que o presumível criminoso, o padrasto da jovem Inês) se entregou à GNR de Proença a Nova afirmando-se autor do crime, poderemos afirmar que, ao que tudo indica a morte saiu daquelas mãos criminosas. 
Inês é morta na sua própria cama e pelas informações que se vão avançando através de facadas.Trata-se da filha da primeira mulher do meu grande amigo Dinis, empregado da Câmara, eletricista e que se vê sempre a garantir o som nos eventos camarários e outros. Habituei-me, desde muito cedo, a ver passar a Inês pela estrada abaixo, desde o Banhado em direção à escola, acompanhada do seu irmão ligeiramente mais velho, mas nessa altura duas crianças. Sempre um atrás do outro. Eram as ordens que tinham. É que, após o divórcio estas crianças ficaram a morar com o Dinis e em casa da avó, por sinal uma belíssima pessoa. Dela recebeu a Inês e o irmão uma excelente educação. Porque a D. Conceição da Silva é assim mesmo, extremamente educada. 
Vinte anos passados com o pai e numa fase já na casa própria do pai com a atual esposa. Habituei-me a vê-los como família. Ainda recentemente, na feira e festa de santa margarida a vi juntamente com colegas. Longe de todos pensarmos num desfecho destes. 
A jovem Inês tinha decidido há relativamente pouco tempo ir viver  com a mãe, e o padrasto que viviam em Proença. Foi, e pelo que agora aconteceu foi uma má decisão porque, do outro lado estava um padrasto que podia levar a cabo situações como esta.
Inês foi morta ontem. O seu funeral realiza-se em Oleiros (terra natal dela) pelas 10h00 da manhã. 
A notícia já passou jo jornal da meia noite da televisão e vai estar nos jornais. Mas não mais que isso, porque a vida ninguém a retribui mais. Morreu uma estrela, no céu nasceu outra. No momento em que escrevo muitíssimas pessoas velam o corpo desta jovem e, como me dizia um pessoa" estamos todos boquiabertos e com pele de galinha. Os desabafos sucedem-se as rezas para que esta alma esteja no céu também. 
e, tomando a liberdade do texto que a minha amiga Sara Ramos colocou no facebook
Inês, a vida foi injusta contigo, mas talvez tenha sido o melhor caminho para ti…:( As estrelinhas merecem estar no céu e é lá que tu estás neste momento a olhar por nós…Sempre encaraste a vida com uma alegria e energia contagiante, e acima de tudo com humildade, e eu sempre te admirei por isso. Mesmo não estando nos teus melhores dias, tinhas sempre um sorriso para dar... agradeço-te por todos os sorrisos, por todas as palavras meigas, por todos os momentos fantásticos que a vida nos proporcionou…E acima de tudo pela MELHOR AMIGA que foste…És a minha estrelinha e estejas onde estiveres NUNCA serás esquecida. E como tu dizias, não é um adeus, e sim um até já ♥ ♥ ♥ Inês sempre S2
Ficam aqui registados os nossos mais profundos pêsames ao Dinis, filho e restante família e que Deus vos ajude neste período tão difícil. Um abraço apertado a todos.
TODOS TEMOS DIREITO À VIDA E NENHUM SER HUMANO PODE RETIRÁ-LA A OUTRA.

Atualização: O funeral da nossa jovem Inês Barata verificou-se em hoje, dia 30 de Agosto em Oleiros, pelas 11H00 depois de missa na igreja matriz.. Os familiares e acompanhantes ainda não acreditavam que estavam a ir depositar ao cemitério esta que foi considerada a melhor aluna do da escola no ano 2010 e venceu  um prémio de mérito na Escola de Educação na Escola Secundária da Sertã. Este ano is estagiar para Castelo Branco. A sua avó a "ti Conceição", essa adorável criatura, quando soube do crime teve de ir para o Hospital de Castelo Branco. 
O Correio da Manhã noticia, em pormenor este crime, impiedoso, perpetrado por um alcoólico que estava proibido pelos médicos de beber, mas neste dia fê-lo e matou. Alguém virá dizer que não estava no seu juízo perfeito (inimputável)? Deixemos isso à justiça, mas a frieza como atuou depois, de acordo com o relato do jornal, é impressiona.

agosto 29, 2011

Real Madrid goleou por 6-0 o Saragoça. Ronaldo marcou três.

A Liga Espanhola vai a 2ª jornada, mas na realidade cada equipa ainda só disputou um jogo (exceto os que jogam hoje, segunda feira, nomeadamente o Barcelona em casa contra o Villareal). Os jogadores fizeram greve nos jogos da 1ª jornada. Nesta o Real Madrid foi ao Saragoça golear por 0-6 com três belos golos do nosso internacional Cristiano Ronaldo. Os outros foram Ozil, Xabi Alonso e Kaká. O goleador português, abriu e fechou o resultado nesta goleada bem expressiva

Sporting perde em casa, Alvalade assobia

Sporting perde em Alvalade por 2-3 contra o Marítimo e sofre assim a primeira derrota no campeonato. Os associados não gostaram e assobiaram no final do encontro. As coisas até não começaram mal para os leões porque um golo de Izmailov, mas o Marítimo deu a volta ao resultado com dois golos marcados por Rafael Miranda e de Sami. Jefrén, na marcação de livre empata e tudo voltou ao ponto de ambas as equipas poderem, a qualquer momento marcar. No entanto a atuação do Sporting foi pálida, Faltava garra leonina. E "quem não marca pode sofrer" e assim aconteceu. Baba aproveitou a marcação de um canto e marcou fazendo o resultado final. O primeiro golo dos Madeirenses também já tinha sido marcado de canto e isso levou Domingos Paciência a considerar que houve "falta de agressividade e atitude" e que o trabalho de casa não foi por falta de aviso.
A verdade é que já são muitos pontos perdidos em poucos jogos e isso pode vir a complicar as contas do Sporting mais tarde.


agosto 26, 2011

Calendário dos portugueses na Liga Europa


São estas datas da realização dos jogos que envolvem os dois representantes na Liga Europa: Sporting Clube de Portugal e Sporting de Braga
Sporting Clube de Portugal 
15 Set. Zurique-Sporting
29 Set. Sporting-Lazio
20 Out. Sporting-Vaslui
3 Nov. Vaslui-Sporting
1 Dez. Sporting-Zurique
14 Dez. Lazio-Sporting


Sporting de Braga
15 Set. Birmingham-Sp. Braga
29 Set. Sp. Braga-Brugge
20 Out. Maribor-Sp. Braga
3 Nov. Sp. Braga-Maribor
30 Nov. Sp. Braga-Birmingham
15 Dez. Brugge- Sp. Braga

Liga da Europa - Acesso à Fase Grupos. Sporting e Braga passam

A Liga Europa já tem todos os clubes apurados para a formação dos respetivos grupos. Quatro equipas disputavam esse acesso. Duas conseguiram: Sportin e Sporting de Braga, mas o Guimarães e o Nacional ficaram eliminados. O treinador do Guimarães, depois dos maus resultados obtidos em momentos cruciais, pediu demissão do seu cargo.
Foram estes os resultados:
Sporting 2 - Nordsjaelland 1 (no primeiro jogo tinham emtado 0-0)
Yongs Boys 2 - Braga 2
Vitória de Guimarães 0 - Atlético de Madrid 4
Birgingham 3 - Nacional da Madeira 0
Deste modo só o Sporting e o Braga estiveram no sorteio na Liga Europa - Fase de Grupos.

Barcelona ganha a 1ª Supertaça Europeia. FC Porto dececiona

Este Porto sem Falcão é uma equipa muito menos acutilante, perigosa. Um jogo de perícia por parte do Barcelona com dois golos magníficos. O Porto, não conseguiu construir jogadas que justificassem outro resultado (Barcelona 2 - Porto 0). Não se viu chama portista para poder ganhar. Lionel Messi mandou Orlando para a cabine com dois amarelos (deu vermelho) e já perto do fim Guarin entra a pés juntos sobre as pernas de um jogador do Barcelona e vê a cartolina vermelha. Digamos que o Futebol Clube do Porto jogou, jogou mas saiu de cabeça baixa. A falta de Falcão esteve sempre presente, mas quem o vende não pode mais contar com ele. Enfim, um dragão com menos fogo que o do ano passado, pelo que já se viu.

Resultado do sorteio para formação dos Grupos na Liga de Campeões

Eis os grupos sorteados da edição da Liga dos Campeões 2011/2012, cujo sorteio se verificou nesta quinta feira no Mónaco, como tinha sido divulgado.

Grupo A: Bayern de Munique, Villarreal, Manchester City, Napoli
Grupo B: Inter de Milão, CSKA Moscou, Lille, Trabzonspor
Grupo C: Manchester United, Benfica, Basel, Otelul Galati
Grupo D: Real Madrid, Lyon, Ajax, Dínamo Zagreb
Grupo E: Chelsea, Valencia, Bayer Leverkusen, Genk
Grupo F: Arsenal, Olympique de Marselha, Olympiacos, Borussia Dortmund
Grupo G: Porto, Shakhtar Donetsk, Zenit, Apoel
Grupo H: Barcelona, Milan, BATE Borisov, Viktoria Plzen

O Benfica começa e acaba em casa. O primeiro jogo será com o Manchester United, na Luz.

A dinâmica das Piscinas Municipais de Oleiros

Verão em Movimento em Oleiros

O complexo desportivo das Piscinas Municipais de Oleiros, agora enriquecido com um court de ténis, circuito de manutenção e campo de futebol de 7, tem preparado para este ano um Verão em Movimento bastante animado. Assim, na primeira quinzena de Setembro, decorre o período temático “Bye Bye Summer”, naquela que será a melhor despedida do Verão com aulas de Hidroginástica às Terças, Quintas e Sábados, pelas 17 horas e aulas de Hidrobike aos Sábados, pelas 11 horas. Já sabe, marque já na sua agenda os dias 1, 3, 6, 8, 10, 13, 15 e 17 de Setembro. Se ainda nunca experimentou a modalidade Hidrobike, a qual se pratica exclusivamente em Oleiros, não hesite e vá até lá aos Sábados de manhã. Pratique uma das mais benéficas actividades e desfrute de um dos mais agradáveis espaços de lazer da região.

Parque Desportivo e de Lazer de Oleiros muito frequentado

Parque Desportivo e de Lazer não dá mãos a medir

Desde que abriu ao público, no passado dia 2 de Agosto, o Parque Desportivo e de Lazer de Oleiros (dotado de court de ténis, campo de futebol de 7 e circuito de manutenção), tem verificado uma ocupação quase contínua de utentes, funcionando diariamente até às primeiras horas da noite. Esta infra-estrutura vem assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos de Oleiros.
Situado num local privilegiado, nas imediações das escolas de Oleiros assim como do Campo de Jogos e Pavilhão Gimnodesportivo, este equipamento integra o Complexo Desportivo das Piscinas Municipais, o qual possui ainda piscinas climatizadas, piscinas exteriores e um ginásio. Com um horário de Verão de Terça-feira a Domingo, das 10h às 22h30, os interessados em usufruir do equipamento, deverão proceder à sua marcação prévia na recepção das Piscinas Municipais, de Terça-feira a Domingo, até às 20 horas

TRILHOS DO ESTREITO EM GRANDE

Trilhos do Estreito organizam 1.ª prova do calendário nacional
 de DOOR em finais de Setembro


A associação Trilhos do Estreito, numa iniciativa inédita no concelho, e em parceria com a empresa Lazer para Todos, leva a efeito uma das três provas do calendário de DOOR (Desafio de Orientação Off Road) que vão ter lugar a nível nacional. Este consiste num desafio de navegação/orientação por carta militar, o qual se realiza pelo quarto ano e no seguimento das edições anteriores. Desta feita, nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro, a freguesia do Estreito receberá a 1.ª prova a contar para o calendário nacional.

Taça do Concelho de Oleiros disputada entre rivais

 Pelo quarto ano consecutivo o Oleiros Magazine realiza a Taça do Concelho em futebol. Esta edição está agendada para 11 de Setembro, pelas 17 horas, no Campo do Ventoso, no Estreito. Como já é habitual, estarão frente a frente as equipas do Águias do Moradal e da ARCO. As receitas do jogo revertem para os dois clubes. O encontro será a primeira competição oficial da época para as duas equipas.

Reformados sairam à rua mostrando a sua vida de miséria

De miséria mas com personalidades muito dignas. Chamaram a atenção do Governo que, com reformas de miséria não consegue sobreviver enfrentando aos aumentos enormes que existiram ao nível do IVA da eletricidade e tantos outros, como se sabe. A manifestação simbólica teve lugar ontem, dia 25. A vida está difícil para todos mas para os mais pobres está dramática.

Pés, Cabeça e Estômago na Cardosa (Oleiros)


Realizou-se de 15 a 20 de Agosto a terceira edição do Festival Pés, Cabeça e Estômago, promovido pela Associação Recreativa dos Amigos da Cardosa (ARAC). À semelhança do que aconteceu na edição anterior, o evento compôs-se de três partes distintas. Assim, no dia 15 realizou-se um passeio pedestre, dando primazia aos pés; o qual foi seguido de um almoço servido a todos os participantes, privilegiando desta vez o estômago.

KARATE SHOTOKAN EM OLEIROS

Núcleo de KARATE SHOTOKAN de Lisboa elege Oleiros para o seu primeiro Summer Camp


Vai realizar-se em Oleiros, de 26 a 30 de Agosto o primeiro Summer Camp do Núcleo de Karate Shotokan de Lisboa (NKSL), o qual incluirá ainda uma demonstração pública de artes marciais, aberta a toda a população, a ter lugar no dia 28 de Agosto, pelas 18 horas, no Pavilhão Gimnodesportivo de Oleiros. A escolha de Oleiros para acolher esta iniciativa, promovida por um dos mais conceituados Núcleos de KARATE do país, vem confirmar a capacidade de atracção de Oleiros para a realização dos mais variados encontros e acontecimentos. Com uma impressionante oferta turística, nomeadamente nos meses de Verão, o concelho está a preparar-se, cada vez mais, para receber a vinda dos mais variados tipos de grupos.
inf. CMO

Sepertaça Europeia entre FC Porto e Barcelona

Hoje 26/8 disputa-se, no Mónaco, a Supertaça Europeuia entre dois grandes clubes de futebol europeu: Porto e Barcelona. Muitos dão o favoristismo ao Barcelona, mas o Porto já mostrou que não joga para perder e fará a vida cara aos catalães. A importância do desafio leva a ter transmissão direta pela RTP às 19H45. A taça pode vir para Portugal...

Lionel Messi o melhor jogador da Europa

Já era o melhor do mundo, mas agora, que foi intituída pela primeira vez a atribuição do prémio do melhor jogador da Europa, o endiabrado e deslumbrante Messi voltou a bater a concorrência, com todo mérito e foi o vencedor. Ronaldo não chegou lá.

Municípiode Oleiros toma medidas contra a progressão do nemátodo

Oleiros com Plano de Acção de Controlo do Nemátodo do Pinheiro


Com o objectivo de controlar o Nemátodo da Madeira do Pinheiro (NMP) em Portugal, no âmbito do Programa de Acção Nacional para Controlo do NMP, irão decorrer no concelho de Oleiros trabalhos de marcação e corte de árvores que apresentem sintomas de declínio, assim como a colocação de armadilhas para monitorização da doença. A acção será levada a cabo pela APFAM (Associação dos produtores Florestais de Alvelos e Muradal), em parceria com a FORESTIS e antes de se iniciarem os trabalhos, haverá uma sessão de esclarecimento em cada uma das freguesias contempladas.

Baja TT PROENÇA-OLEIROS é já nos dias 3 e 4 Setembro

Contagem decrescente para o Baja TT Proença-Oleiros

Os Campeonatos Nacionais de Todo-o-Terreno VODAFONE (Auto) e (Moto/Quad/UTV-Buggy) arrancam nos próximos dias 3 e 4 de Setembro, com o Bala TT Proença-Oleiros, na deslumbrante “Zona do Pinhal”, no Centro de Portugal.
Por pistas na sua maioria inéditas no panorama do TT nacional, estas vão ser palco de

agosto 25, 2011

Incêndio no Parque Natural da Arrábida

Com muita probabilidade de ter origem criminosa já que os quatro fogos estavam muito próximos, deflagraram na tarde do dia 24, junto ao lugar chamado de Aldeia Grande da serra da Arrábida, estes incêndios que, não tendo grande dimensão, ainda obrigaram à intervenção de meios terrestres (46 veículos) e aéreos (1 helicóptero). Pelas 20H30 o incêndio estava controlado.
De notar que esta serra tem espécies únicas no país e de grande valor para estudo. Já não é a primeira vez que a serra arde com todos os prejuízos (até científicos) que tal acarreta. É mesmo de dizer: salvem a Arrábida…

Portugal - Comércio tradicional morre dramaticamente


Todos os dias fecham lojas. As grandes superfícies são as culpadas” afirmava à SIC João Vieira Lopes. Este canal de televisão mostrou duas ruas que no passado recente eram consideradas praticamente exemplo (uma no Porto e a de S. Paulo em Lisboa) onde porta sim, porta não se encontravam cadeados, indicadores de casas sem funcionamento, a transformação radical da caracterização das ruas escolhidas. No exemplo da capital 50% das que existiam estão mesmo já fechadas e outras estão agora ocupadas pelas chamadas lojas chinesas. Como foi então afirmado, das 16 ourivesarias somente existe agora uma. É a transformação radical, é um país que ganhou competição, modernização, abertura a mercados diversificados mas sacrificou completamente o comércio local. Sobrevivem alguns, mais os que a mão de obra é familiar. Mas os dois modelos podem coexistir, só que a maior não soube atempadamente prevenir-se para o que estava a assistir.

É assim a marcha dos tempos. Neste como em todos os sectores.

Assalto muito estranho e quase inédito


Deu-se na noite de 23 para 24 deste mês em Viana do Castelo. Num dos seus cemitérios, a 40 sepulturas foram subtraídos objectos de valor, como imagens, quadros, molduras etc. Não violaram os túmulos, mas mostra que a ou as pessoas que atuaram não têm o mínimo de vergonha, nem respeito pelos bens colocados em locais intocáveis para os familiares dos mortos. De vez em quando, toma-se conhecimento de roubos de ferros das sarjetas, tampas dos esgotos e água, mas isto não. A falta de valores desta gente aflige. Alguém justifica isto com a fome? Com a crise? Com delinquência sim.

Pedro Proença garante Sporting-Maritimo


Pedro Proença será o árbitro no jogo de futebol Sporting-Marítimo. Este árbitro internacional e mais alguns não tinham concordado com a posição de muitos outros em manter a posição de não arbitrar os jogos do Sporting. No entanto acordo entre as duas partes – árbitros e Sporting – ainda não foi alcançado. Esta é uma “guerra” que só prejudica a imagem do futebol. Os adeptos podem apaixonadamente estar do lado do seu clube, mas que isto não dignifica ninguém, é verdade.

Um morto e um ferido em acidente de trabalho em Évora

Ontem, 24 de Agosto, quando várias trabalhadores trabalhavam numa vala, foi atingido uma conduta de águas provocando uma rotura que brevemente inundou a vala e provocou desabamento de uma barreira de terra provocando a morte de uma pessoa de 25 anos. Os bombeiros tentaram tudo, mas não conseguiram já evitar o pior.
Muita gente ainda morre em acidentes de trabalho, infelizmente.

agosto 24, 2011

Benfica venceu o Twente por 3-1 na LUZ

Com empate a 2 golos na Holanda, o Benfica eliminou hoje o seu adversário vencendo magistralmente por 3-1 no seu estádio. Os golos foram marcados todos na 2ª parte, aos 46 minutos por Witesel (pontapé de bicleta), aos 57 por Luizão (de cabeça) e ao 66 Aimar serve Cardozo, que faz passe de morte a Witsel e este não perdoou o 3-0. O Golo dos holandeses foi marcado aos 84 minutos por  Byran. Que belo jogo fez o Benfica.
O relato escrito do jogo estará aqui dentro de pouco tempo.
Amanhã, no sorteio, uma das bolas (ou papel) terá escrito BENFICA.

VILA DE REI - 4º ENCONTRO DE CONCERTINAS A 11 DE SETEMBRO

A Casa do Benfica de Vila de Rei e a Câmara Municipal organizam, no dia 11 de Setembro, o 4º Encontro de Concertinas de Vila de Rei. A Iniciativa terá lugar no Parque de Feiras de Vila de Rei, com início pelas 15:00 horas.
O evento contará com a presença do Grupo de Concertinistas da Casa do Benfica de Vila de Rei, bem como de outros três grupos de diferentes zonas do país: Grupo de Concertinas de Figueira de Castelo Rodrigo, Grupo de Concertinas de Góis e Grupo de Concertinas de Vila Nova de Tazem.

A Presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, Irene Barata, afirma que “o Encontro de Concertinas de Vila de Rei vem realçar, uma vez mais, a importância deste instrumento como elemento preponderante na tradição popular da zona Centro do País. Este evento, que teve um enorme sucesso nas edições anteriores, comprova ainda que a Escola de Concertinistas da Casa do Benfica de Vila de Rei é uma aposta ganha, contando já com dezenas de tocadores de concertinas.”
Depois do êxito das anteriores edições, com uma assistência de mais de 1000 pessoas em cada Encontro, a organização espera dar novamente um belo espectáculo a todos os amantes das concertinas.

Universidade de Aveiro faz inquérito. Município de C. Branco divulga

Questionário da Universidade de Aveiro a Emigrantes Portugueses


Se é emigrante e não recebeu o questionário na sua residência do país de emigração ou o perdeu, por favor, telefone para o seguinte número: (+351) 962344650 e ser-lhe-á enviado um novo. Em alternativa, o questionário poderá também ser preenchido pelos próprios emigrantes aqui através deste link: (inquérito). Note-se que este inquérito pretende avaliar o contributo do retorno dos emigrantes portugueses para o desenvolvimento do turismo no seu local de origem.


Piscina/praia de Castelo Branco já ultrapassou meio milhão de pessoas

Inaugurada em Junho de 2004, a piscina praia de Castelo Branco ultrapassou o meio milhão de entradas e ainda, no decorrer desta época balnea,r deverá passar a fasquia dos 600 mil utilizadores. Os números referem-se apenas aos utilizadores com mais de cinco anos e resultam do somatório das épocas balneares de 2004 até ao início de Agosto de 2011.

O elevado número de utentes levou a autarquia a aumentar (este ano), para o dobro, as zonas verdes do empreendimento. Os utilizadores da piscina praia têm agora uma área relvada de 8200 metros quadrados.
No entender do presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, "esses dados revelam que aquela estrutura tem sido bem acolhida pela região. A piscina praia é um sucesso em termos de utilização. Há muitos albicastrenses que a utilizam, mas também há muita gente que vem de fora para usufruir daquela estrutura".
Integrada num parque urbano de excelência, a piscina praia de Castelo Branco desenvolve, durante a época balnear (às quartas-feiras, sextas e sábados) actividades lúdicas como hidroginástica, jogos e leituras para os mais novos. Actividades gratuitas em que podem participar todos os utentes.

Agenda Cultural de Proença-a-Nova



Já se encontra online a Agenda Cultural de Setembro e pode ser consultada, como sempre em EDIÇÕES ONLINE na site do Município

Mais uma publicação deste Municipio tendo em vista a informação detalhada aos municipes.

Orvalho (Oleiros) vai estar em festa de 26 a 28 de Agosto

Este mês é de festas. Vamos estar no Orvalho?

A festa decorre nos dias 26,27 e 28 de Agosto e deixamos aqui a continuação da divulgação ,em pormenor, da festa, que o amigo Luis Nunes publicou online através do Facebbok. Trata-se de uma festa que reune muita gente dos povos vizinhos e muita gente de Oleiros. Realiza-se num local, embora pequeno, acolhedor. Parece que estamos num dos bairros de Lisboa pelo S. António. Gosto de visitar Orvalho nestes momento (e noutros) porque vale sempre a pena. Muito barrismo. Muita gente boa.
A festa é em honra da Senhora da Confiança.

PROGRAMA
Sexta-feira (Dia 26):
00h00 – Actuação e inicio do Baile com o Grupo Musical “LUX”, pela noite dentro.

Sábado (Dia 27):
14h00 – Torneio de Sueca
17h00 – Jogo de Futebol entre “Solteiros e Casados”
00h00 – Actuação do Grupo Musical “Sinal Mais”

Domingo (Dia 28):
08h00 – Alvorada
15h00 – Missa seguida de Procissão com a Banda Filarmónica Aurora Pedroguense
22h00 – Actuação do GAIO
00h00 – Actuação do Grupo Musical “INNEM”

Oleiros - Festa do Sobral. Sempre uma boa festa

Aí temos as festas do Sobral (freguesia de Oleiros) que decorrerão de 26 a 29 de Agosto de 2011. Sempre festas concorridas e previsto bom tempo, temos os ingredientes para ir até ao sobral. Eu vou! Quanto ao programa socorremo-nos do detalhe também constante no facebook, criado por Suzana Gonçalves e adicionamos uma foto.

PROGRAMA:
Sexta-26

09h00- Abertura das Festas com aparelhagem sonora "VIDEIRINHA"
22H30- Actuação de "TIAGO SILVA"

Sábado-27
09h00- Abertura da festa com a aparelhagem "VIDEIINHA"
16H00- Jogo de futebol- Solteiros/Casados
19h30- Porco no Espeto
21h30- Actuação do conjunto JOVISOM
00H30- TIAGO MAROTO

Domingo-28
09h00- Abertura da festa com a aparelhagem "VIDEIINHA"
16h00- Celebração da Santa Missa e Procissão
21h30- ARTUR E MÁRCIA
23H30- C.E.E
00H00- Nomeaçãoda Comissão de Festas para 2012
01h30- Fogo de Artifício

Segunda-29
09h00- Abertura da festa com a aparelhagem "VIDEIINHA"
15h00- Torneio de Sueca
15h30- Entrega da bandeira com a tradicional Arruada pelos acordionistas da terra: ANTÓNIO ANTUNES, ISIDRO AFONSO, GONÇALO BARATA E RUBEN GARCIA.
22H00- Atuação do Acordionista MIGUEL AGOSTINHO

Salvemos o pinhal - Proença-a-Nova dá exemplo

Armadilhas para prevenir doenças do pinheiro

Associação de Produtores está a colocar armadilhas que permitem capturar os insectos transmissores

Para minimizar o impacto de doenças como o nemátodo da madeira do pinheiro, estão a ser instaladas armadilhas para capturar os insectos responsáveis pela transmissão. A colocação das armadilhas, suspensas em pinheiros e distribuídas pelas várias freguesias, é da responsabilidade da Associação de Produtores Florestais e Agrícolas do Concelho de Proença-a-Nova, em parceria com a Autoridade Florestal Nacional.

Para que os objectivos desta acção em defesa da floresta possam ser atingidos, a associação apela a todos os proprietários que não danifiquem nem retirem do local as armadilhas que vão sendo colocadas, nas quais é usado um atractivo dos insectos que tem uma persistência de cerca de seis semanas. Até ao momento, com excepção da prevenção por via do abate de todas as zonas envolventes às infectadas pela praga, a colocação de armadilhas tem sido o principal meio de luta para combater o nemátodo da madeira do pinheiro.
O nemátodo ataca o sistema de circulação da árvore, enfraquecendo-a e tornando-a mais vulnerável ao ataque de outras pragas. Com grande impacto económico, a doença já obrigou ao abate de grandes áreas de pinhal e à restrição de circulação em vários pontos do país. O contágio ocorre através de um insecto vector, que transporta o nemátodo na traqueia. A dispersão ocorre sobretudo no período de voo do insecto, entre Maio e Outubro.
in site do municipio



A bondade dos ricos ou sinais de preocupação?

Iniciando-se nos Estados Unidos e agora já em França, um conjunto de ricos com as maiores fortunas vieram a público solicitar (oferecerem-se) para que as suas imensas fortunas fossem taxadas para ajudar a França neste período de crise. Deveria ser assim, dizem certamente uns; É um exemplo para outras fortunas dos diversos países, dizem outros. O que me deixa até preocupada (já estava antes) é terem de ser eles a virem oferecerem-se e não serem os governos a terem a coragem de o fazer. É claro que os governos raramente tomam decisões nesse sentido, porque têm medo das consequências, nomeadamente do desemprego ou do custo das matérias ou serviços produzidos. Mas não foi bonito? Politicamente fica-lhes bem e sempre o Povo fica com a impressão que os afortunados ou assumiram o papel de patriotas ou então  entenderam que atuando desta forma nada têm a perder com isso. Em Portugal não há fortunas, pois não?

MACIEIRA (SERTÃ) EM FESTA NESTE FIM DE SEMANA

Ajudando na divulgação e com base no publicado no Facebook, aqui fica o resumo da festa na Macieira nos dias 27, 28 e 29 de Agosto que se realiza em honra de santa Bárbara. Uma festa já com longas tradições perto de vários concelhos.

27 de Agosto - Sábado:

Atuação do Trio D'ARROMBA - 23h00
Atuação do artista ZÉ - DO - PIPO e suas bailarinas - 00h00

28 de Agosto - Domingo:
Atuação do conjunto NOVA ONDA - 22h00
Atuação dos artistasCARLOS RIBEIRO E MARIA CELESTE com a sua banda - 23h00
Fogo de artificio (pirotecnia Oleirense) - 01h30

29 de Agosto - Segunda:
Tarde desportiva - 15h00
Atuação do RANCHO FOLCLÓRICO E RECREATIVO DO CLUBE BONJARDIM - 20h00
Atuação do grupo MINHOTOS MAROTOS - 23h00
Atuação do organista 3ª GERAÇÃO - 02h00


agosto 23, 2011

Mau tempo prejudicou festas populares na zona de Oleiros

Como o tempo pode influenciar...

Este fim de semana foi mesmo mau para as festas na região oleirense. Como dissemos, realizavam-se várias – Amieira, Quartos, Milrico, Cardosa, Madeirã – e todas foram influenciadas pelo mau tempo. Neste domingo foi mesmo a doer!

Nos Quartos, embora o cartaz fosse mais que suficiente para aquilo que tem sido aquela festa, pautou-se por uma ausência aflitiva de pessoas, não se prevendo sequer receita para pagamento dos encargos. É que, quando muitas se realizam no mesmo sim de semana e perto umas das outras é sempre complicado para se garantir presenças, logo, receitas. Por outro lado,

agosto 20, 2011

Proença apresenta Projecto Bibliomóvel na Finlândia

Encontro de bibliotecas itinerantes permitiu partilha de saberes e experiências entre profissionais ambulantes


Foi a maior viagem que a Bibliomóvel já fez desde que começou a percorrer o concelho. Embora a carrinha não tenha saído de Proença-a-Nova, o projecto foi um dos 11 apresentados aos participantes no Festival de Bibliotecas Itinerantes que decorreu, entre 11 e 13 de Agosto, em Turku, na Finlândia. Um encontro que, como explica o bibliotecário Nuno Marçal, permitiu partilhar experiências e procurar parcerias que tragam novas funcionalidades às bibliotecas itinerantes.
Se ao nível da dimensão dos veículos e dos recursos disponibilizados são evidentes as diferenças entre os serviços dos vários países representados, Nuno Marçal destaca a “semelhança entre os comportamentos, histórias, sonhos, pesadelos e projectos” partilhados por todos os profissionais ambulantes da promoção da leitura, do livro e do conhecimento, seja qual for o país em causa.

Templários "invandem" Oleiros

Exposição no Posto de turismo


De 2 a 31 de Agosto encontra-se patente a exposição “Templários: a sua história” que vale a pena visitar. Tanto Oleiros como os Municípios vizinhos têm vindo a procurar apostar nesta forma cultural de fácil acesso às pessoas., mas imensamente enriquecedora. Os espaços passaram a ter bastante dignidade e apelativos.

Oleiros mantem a tradição das suas festas. A crise ainda só assiste aos festejos

Este fim de semana Oleiros parece um presépio

N.Sª da Paz - Milrico (Oleiros)
Com as iluminações das festas em vários locais, como Amieira, Quartos, Milrico e Cardosa a região parece um presépio alargado mas só nas luzes que dispersam por estes locais. Todas estas festas são em honra de santos, embora a sua parte de atracões musicais já pelas noites dentro, façam muitos jovens (e alguns menos jovens) a percorrer uma ou duas festas para escolherem o melhor ambiente, o melhor convívio, a melhor banda musical. Embora este fim de semana Portugal está sob o aviso de “alerta amarelo” e só como exemplo, esta noite às três da manhã estavam 28 graus. Algum vento com muito calor até dava para assustar. A dispersão das festas também leva a que algumas tenham uma boa banda a tocar para uma dezena de pessoas a esta hora da manhã.

É que, neste concelho, como por todo o país, as festas multiplicam-se. É verão, sol abrasador, noites amenas. Deseja-se e reza-se para que não haja incêndios, mas eles vão acontecendo como sabemos e alguns, eventualmente criminosos. Mas sejam todos muito felizes. Afoguem a crise (por enquanto). Boas festas!

Oleiros tem novo edifício para Junta de Freguesia


Já há dias que Oleiros inaugurou um bonito e funcional edifício da Junta de Freguesia. As anteriores instalações tinham poucas condições como local público deste tipo. Agora que muito se fala que muitas das Juntas de Freguesia vão ter mesmo de fechar ou associar e que uma das propostas, ao que se vai sabendo muitas delas serão mesmo as freguesias das sedes de concelho, Oleiros fica dotado de um bom edifício talvez para que a Junta funcione ali pouco tempo. Mas, como foi dito no momento da inauguração, um edifício como este terá sempre virá a servir para serviços como loja do cidadão ou outra.

agosto 19, 2011

Pedro Amaro lança livro em Oleiros


No passado dia 15, no auditório da casa da cultura de Oleiros, Eng. Pedro Amaro (Presidente da Comarca da Sertã) lançou o seu livro "OS MENDES BARATA DA LONGRA". Na mesa estiveram o próprio, o Presidente da Câmara de Oleiros e ainda o Dr. Nuno Barata, primo do autor.

Na plateia estavam várias pessoas, mormente desta família e outras pessoas, mas o auditório não encheu. Esteve presente a comunicação social.

agosto 18, 2011

Futebol - Portugal Sub-20 bate França na meia final

Portugal bateu a França por 2-0 na meia final do campeonato mundial e vai disputar a final. Foi um encontro televisionado vendo-se uma equipa coesa, com um golo de Danilo aos nove minutos e aos quarenta acabou por sofrer uma grande penalidade que Nélson Oliveira não desperdiçou, encerrando o resultado. Na parte final os portugueses geriam a vantagem, muito embora a França procurasse incessantemente o golo, que não apareceu. Mika, guarda redes da baliza nacional acabou por ver a cartolina amarela por tardar em repor a bola em jogo.
Assim, vinte anos depois, Portugal volta a disputar uma final do campeonato mundial dos sub-20.

agosto 17, 2011

A Volta a Portugal na Sertã fez furor

VOLTA A PORTUGAL – SERTÃ INVESTIU MAS GANHOU


Quando no dia 14 deste mês, a volta a Portugal terminou a sua penúltima etapa, foi uma alegria para muitíssimas pessoas. Trata-se de um desporto que, pelo esforço pessoal que requer dos ciclistas, tática e disponibilidade para o sofrimento, tem vindo sempre a ser acompanhado por muito mais pessoas, especialmente na televisão. Este ano, assim foi mais uma vez. Não tínhamos equipas estrangeiras do gabarito de uma volta a França, não foi propriamente “uma volta a Portugal”, porque os investimentos são avultados mas tivemos volta, com demonstração de valores que se afirmam competição após competição no contexto internacional.

E a Sertã apostou. Apostou e ganhou, porque foi mobilizador e o concelho tornou-se mais conhecido. Do ar e terra surgiam as sucessivas imagens desta região. Houve capacidade de algum acolhimento ao nível da restauração, mas é evidente que a caravana não podia dormitar nesta Vila. Não há, neste ou nos concelhos vizinhos, respostas a nível de hotéis. Mas ao outro dia a partida era de Sintra e, por isso, não era necessário pernoitar na Sertã.

Por coincidência encontrava-me num batizado no melhor restaurante, situado ali mesmo onde a caravana passava. Assisti à primeira passagem pela meta mas, depois, preferi ver o circuito por terras sertanenses através da televisão e a própria chegada. Vi também toda uma vida comercial que antecipadamente se instala para publicidade, venda de produtos ou ofertas. Situaram-se na Carvalho e fez o delírio da criançada e até dos mais crescidos. Uma realidade que, nem sempre nos apercebemos durante a volta.

De parabéns estão todos os que conseguiram viabilizar que assim fosse: a volta na Sertã. Desde a Câmara Municipal até a investidores locais, todos conseguiram que fosse uma realidade. Parabéns Sertã, parabéns Município.

Padre José António da Sertã vai para Madrid

É padre há uma dúzia de anos na Sertã e reconhecido pelo seu dinamismo e entrega às causas. Ficou ainda mais conhecido quando se candidatou, foi selecionado e esteve num programa/concurso da RTP1 onde mostrou uma cultura e um raciocínio lógico acima da média. O dinheiro que ganhou, sempre o disse, era para melhoramentos na sua igreja. E foi. Numa outra sessão especial do mesmo programa foi convidado e conseguiu mais algum dinheiro para a mesma causa.
É natural da povoação da Roda de Oleiros e, no próximo dia 17/9 irá para Madrid para a Faculdade de Teologia S. Dâmaso, onde estudará durante dois anos. Já está indicado o seu substituto, padre Daniel Almeida.
Sertanenses e Oleirenses vamos esperar que a ausência deste nosso padre, resulte (como temos a certeza disso) num maior enriquecimento em prol da igreja e dos seus paroquianos. Um abraço José António.

Rita Redshoes, André Sardet, Marco Paulo e outros na Pampilhosa Serra

XIV Feira de Artesanato e Gastronomia
melhor não podia ser!

Foto pertencente ao site da C.Municipal
As Festas do Concelho de Pampilhosa da Serra são já uma referência para toda a Região, organizadas pela Município de Pampilhosa da Serra. Tiveram lugar nos dias 12 a 15 de Agosto na Praça do Regionalismo mesmo no centro da Vila . Após a cerimónia de inauguração da XIV Feira de Artesanato e Gastronomia, o primeiro dia foi  reservado aos artistas locais, contando dessa forma com a presença do

TERMINARAM FESTAS E FEIRA DO PINHAL EM OLEIROS

Oleiros viveu dias brilhantes

Ainda a Feira do Pinhal

Tempo quente, noites agradáveis, enchentes todas as noites. Expositores a afirmarem terem feito vendas substanciais e contactos importantes e, muitos dos que já são presenças habituais, a afirmarem-se como uma família desta feira bem organizada. Quanto a atuações, para além do concerto do Emanuel a que já nos referimos e que encheu e empolgou todo o recinto, seguiu-se na quinta-feira a intervenção internacional dos Queen on Fire (tributo aos Queen), que desempenharam muito bem a sua missão, com boa apresentação e a fazer lembrar os êxitos da banda de Freddie Mercury. Mas, na verdade, o espaço destinado para os concertos, esteve somente ocupado a menos de metade. Em termos de presenças, o objetivo não foi bem conseguido. Na sexta feira, com uma alta expectativa

agosto 11, 2011

A importância da pirotecnia oleirense na feira e na festa

PIROTECNIA OLEIRENSE


- LUSO PIROTECNIA

Na abertura da feira do pinhal, o bem conhecido e dinâmico empresário, João Paulo e a sua irmã Amélia Ribeiro, proporcionaram um momento ao Secretário de Estado, Presidente da Câmara e mais alguns elementos convidando-os para dentro da carrinha (autêntica câmara escura) para uma demonstração de pequeno vídeo das capacidades da pirotecnia e do Grupo onde se insere – Luso Pirotecnia – tomando como exemplo a inauguração da estação do TGV em Liége. JP aproveitou para informar da grandeza deste grupo no mundo, com empresas instaladas já nalguns países, facto que o representante governamental apreciou.

Num aparte este nosso industrial amigo afirmou-me que, ao nível das autarquias e receita o investimento em espetáculos de fogo de artifício tinha tido uma redução de 40%. O que ainda contribui para "um retorno" para que possa estar a laborar com a totalidade dos trabalhadores eram este mesmo retorno vindo do estrangeiro. Porém, não me escondeu a sua preocupação para no futuro, já que, como qualquer empresa, a sua depende do trabalho encomendado e conseguido, quer ao nível nacional, quer ao nível internacional.
Quanto aos espetáculos a realizar na 6ª feira e na noite de domingo para segunda, adiantou que, na 6ª, trata-se de um espetáculo de teatro de rua, nunca com a grandiosidade de outros anos (devido também à redução de verbas) e a parte pirotécnica será de expressão menor. No entanto, mantem-se o mesmo tipo de espetáculo para a noite domingo/segunda.

Mas todos nós sabemos do profissionalismo de João Paulo e sua equipa, que levou o nome de Oleiros a todo o país e de Portugal ao mundo. A prova disto mesmo é que acabam de ser premiados no Quebec. O maior aplauso da noite habitualmente é para este homem com H grande.

JÁ ESTÁ EM MARCHA A "FEIRA DO PINHAL" - OLEIROS

FEIRA DO PINHAL EM OLEIROS INAUGURADA


1 - Ontem, dia 10, foi inaugurada a feira do pinhal tendo a presença do Secretário de Estado, Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa, Eng Paulo Júlio Presidente e Vereadores da Câmara Municipal, Presidente da Assembleias Municipal e restantes autarcas bem como outras entidades.

No auditório dos Paços do Concelho foram feitos os discursos de circunstância tendo-se então passado “ao cortar da fita” e visita aos expositores com especial enfoque para os pavilhões representantes das Juntas de Freguesia e Associações das mesmas, onde não faltava os produtos regionais e que todos fizeram questão em que

agosto 09, 2011

Os tumultos em Londres não deixam ninguém sossegado

Manifestações (revoltas) com uma ou outra viatura incendiada sempre assistimos e condenámos, mas a situação atual de Londres a classificação de explosiva já é baixa. Não podemos deixar de unir algumas pontas dos acontecimentos que nos últimos tempos se têm verificado com a crise sempre com pano de fundo, ou mesmo de tapete negro. Recordemo-nos os que tem acontecido na Grécia sucessivamente, em Espanha com pacíficas manifestações de enorme profundidade, das manifestações de solidariedade com as pessoas que se encontravam concentradas em Madrid (ou na Grécia) e agora em Londres uma onda de protesto, destruição, vandalismo, pilhagem de terror e medo.
Simultaneamente as bolsas caem no vermelho com milhões a evaporarem-se. Já nem Obama sossega "os mercados".

Uma situação que eu diria quase mundial, plena de preocupações muito graves. A fome na Somália, a morte de centenas de milhares de crianças e adultos devido à fome e às consequentes desidratações, países que sofrem com situações idênticas à Somália, guerras  que se travam de um lado ao outro do globo (se de lados podemos falar) frentes de guerra, algumas com fins pouco percebíveis (ou fingimos que não percebemos).
Mas o mundo não vai bem. O mundo está a atravessar uma das suas maiores crises e nem me falem dos G8, G20 e de todos os "G"s: Muito menos dos chamados países emergentes à custa de quê? 
Falem-me no valor da vida, dos direitos à mesma, da sua dignidade em todos os aspetos, da seu imprescindível  apoio social.
Andamos a fingir! Fartamo-nos de festivais, de festas caríssimas, de iniciativas faustosas, mas não estamos atentos aos sinais evidentes que estão a ser dados com o que nos rodeia neste teatro de miséria, revolta e morte?
Nem todos dormimos sossegados. Mas... ainda bem.

Muito desporto pela Sertã em Agosto

Basta verificar a variedade das realizações que se verificam neste mês que é tempo de férias para muitos, para nos apercebermos da rico programa que este Município inclui no seu calendário. Paritcipem, apoiem e incentivem.

Passeio Pedestre

13 de Agosto de 2011
Local: Foz Sã, Cernache do Bonjardim
Organização: Foz Sã – APCR da Foz da Sertã

VII Edição Rally Paper

13 de Agosto de 2011
Local: Amioso, Sertã
Organização: ACRAMIOSO – Associação Cultural e Recreativa do Amioso

Pesca Desportiva

14 de Agosto de 2011
Organização: Centro Cultura e Desporto do Sambado

Canoagem no Zêzere

14 de Agosto de 2011
Organização: Associação Desportiva, Recreativa e Cultural Sra. das Neves – Pampilhal

Volta a Portugal em Bicicleta

14 de Agosto de 2011
Local: Sertã

Canoagem

21 de Agosto de 2011
Local: Foz da Sertã
Organização: Foz Sã – APCR da Foz da Sertã

Passeio Pedestre

21 de Agosto de 2011
Local: Carvalhos, Cernache do Bonjardim
Organização: Associação Desportiva e Recreativa dos Carvalhos e Arredores

Passeio de BTT

21 de Agosto de 2011
Local: Vale Porco, Sertã
Organização: Associação Recreativa e Cultural do Vale Porco

Cicloturismo

28 de Agosto de 2011
Local: Troviscainho, Troviscal
Organização: ARCOPINHO – Associação Recreio e Cultura do Troviscaínho

"DESPERTAR" - uma exposição em Agosto na Sertã

É na Bilbioteca Municipal que se encontra, durante todo o mês, esta exposição.

Da autoria de Teresa Ferreira, esta exposição pretende sensibilizar para a sensualidade feminina, na perspectiva da evolução de menina a mulher.

A pintora:
Teresa Maria Dias Ferreira é natural de Lisboa. Reside na Sertã desde 2002 e, desde então, despertou em si o gosto pela pintura, arte que desenvolve de forma amadora. O facto de se interessar de uma forma tão especial pelos trabalhos manuais foi fundamental para que arriscasse a enveredar pela arte da pintura sobre a tela, colocando nela tudo o que não consegue transmitir em palavras.

A exposição poderá ser apreciada até 31 de Agosto na Biblioteca Municipal da Sertã, às Segundas e Sábados, das 10H às 13H e das 14H às 18H, e de Terça a Sexta-feira das 10H às 18H30M.



Festival Clubes de Rock na Sertã em Agosto


Nos próximos dias 12 e 13 de Agosto, realiza-se o
“Festival Clubes no Rock”

 Inserido nas comemorações do Dia Internacional da Juventude, que se assinala a 12 de Agosto, este festival pretende promover as bandas de rock/pop locais e a dinamização associativa do Concelho.

No primeiro dia do festival, 12 de Agosto, o programa inicia-se às 22h30m com a actuação de Soul Brothers Empire, seguindo-se Human Origami e In Love. O encerramento desta noite fica a cargo do DJ Hugo Rafael.

No segundo dia, 13 de Agosto, às 22h30m sobem ao palco Nixon and The Watergates, seguindo-se os Led On e, a finalizar, Napalma.
O Festival Clubes no Rock decorrerá nos dias 12 e 13 de Agosto, na Alameda da Carvalha da Sertã. Organizado pelo Município da Sertã, este evento conta com o apoio do Clube da Sertã e Clube Bonjardim.
- Uma iniciativa, como neste blog já chamámos à atenção, a não perder pela animação que vem trazer a esta zona maravilhosa.



agosto 07, 2011

Acções de sensibilização sobre efeitos do calor em Proença

Iniciativa da Unidade Móvel de Saúde irá abranger,
 nas próximas semanas, todos os lares
 e centros de dia do concelho
Alertar para os cuidados a ter na exposição solar e para os problemas que podem advir do calor excessivo. Este é o principal objectivo das acções de sensibilização que estão a decorrer nas IPSS e Santas Casas da Misericórdia do concelho, promovidas pela enfermeira da Unidade Móvel de Saúde do Município. A primeira realizou-se na Santa Casa da Misericórdia de Sobreira Formosa, seguindo-se na sexta-feira o Centro de Dia de Peral e na próxima semana a Fundação Joaquim Lourenço (Carregais) e o Centro de Dia de Montes da Senhora.

Benfica vence o Arsenal por 2-1 a vence "Eusébio-Cup"

O Benfica venceu a "Eusébio-Cup" por 2-1 com os golos dos encarnados a serem marcados por NOLITO (que tem marcado em quase todos os jogos) e Aimar. No entanto, quem marcou primeiro foram os Arsenalistas através de Van Persie. Terminou assim a pré época dos benfiquistas contando já com o troféu do Guadiana e agora com esta taça. Entretanto já realizou os dois jogos da Liga de Champions tendo eliminado o Trabzonsborg. Uma época que está aí à porta com todas as frentes abertas.

Festas do Roqueiro e Troviscal com festas molhadas

Este Sábado foi um pouco instável em termos de variação do tempo. Uma chuvinha chata aneaçou as festas destas localidades. Entre Pedrógão Pequeno e Coimbra o nevoeiro apertou bastante com os automobilistas, mas neste verão vamos tendo de tudo. A temperatura, no entanto, está boa. Com estradas húmidas o cuidado na condução deve ser redobrado.

agosto 05, 2011

Champions - Benfica vai defrontar Twente

O Benfica jogará a 16 ou 17 na Holanda em casa emprestada ao clube holandês já que a cobertura do seu estádio ruiu ainda há poucas semanas.. Os encarnados, sendo cabeça de férias, evitaram outras equipas bem mais poderosas, mas é claro que todos estes jogos são de uma ambição enorme, mesmo para os menos cotados. Não esquecer que o Twente ganhou a Supertaça recentemente.

Já no sorteio da Liga Europa e quanto às equipas portuguesas, Sporting, Sporting de Braga, Vitória de Guimarães e Nacional defrontam, respectivamente as equipas: Nordsjaelland (Dinamarca), Young Boys (Suíça), Atlético Madrid (Espanha) e Birmingham (Inglaterra), respectivamente.
Ao Guimarães saíu um Atlético de Madrid, a exigir muito cuidado, estratégia e jogo.

Museu Cargaleiro abriu oficialmente ao público

O Museu Cargaleiro abriu oficialmente as suas portas ao público, no passado dia 15 de Julho. Aquele espaço situado na zona histórica da cidade, junto à Praça Académica, reúne as obras do mestre Manuel Cargaleiro bem como da sua colecção pessoal.
Para o presidente da Câmara albicastrense, Joaquim Morão, O Museu Cargaleiro constitui um excelente instrumento de promoção de Castelo Branco.

Câmara de Castelo Branco recupera edifícios


A Câmara de Castelo Branco vai recuperar dois edifícios situados na Rua das Olarias.
Localizados junto ao Cruzeiro de S. João, na zona histórica da cidade, os dois imóveis serão transformados em apartamentos e em lojas comerciais.
O investimento é de cerca de 250 mil euros e as obras estarão concluídas sete meses depois do seu início.
De acordo com o projecto, os alçados dos edifícios vão manter-se.
A intervenção da autarquia vai permitir que naquele espaço surjam duas lojas, um apartamento T0, um apartamento T1 e dois apartamentos T2.
O presidente da Câmara de Castelo Branco classifica esta intervenção "importante para a cidade". Joaquim Morão lembra que "a requalificação dos dois imóveis surge no seguimento da política da autarquia em adquirir e recuperar casas na zona histórica de Castelo Branco, criando condições para que esses bairros sejam repovoados.
Joaquim Morão sublinha o facto da "Câmara ter feito fortes investimentos na recuperação da zona histórica da cidade.
Os novos apartamentos terão todas as comodidades. O T0 é composto por uma sala comum, kichenette e casa de banho, o T1 possui uma sala comum com kichenette, quarto com roupeiro  e casa de banho e os T2 por uma sala comum, dois quartos com roupeiro, cozinha e dispensa.

.Município de Castelo Branco informa - Estrada para Almaceda vai ser melhorada


A Câmara de Castelo Branco vai arrancar com as obras de requalificação na estrada que liga Castelo Branco a Almaceda. A intervenção será feita num troço de 60 metros, o qual apesar das várias intervenções feitas pela autarquia, não tem resistido aos constantes deslizamentos do talude aí existente.
Para solucionar de vez o problema, a autarquia solicitou a colaboração do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, o qual deu o seu apoio na elaboração do projecto e acompanhará a obra.
O investimento da obra ronda os 250 mil euros.
Devido aos constantes deslizamentos do talude, vão ser colocadas estacas e muros de contenção ao longo desse troço.
O presidente da Câmara, Joaquim Morão, considera esta intervenção importante e explica que se trata de um"trabalho que exige tecnologia de ponta".
Depois de requalificado, aquele troço ficará assente numa ponte, sendo suportado por uma ancoragem lateral e por microestacas verticais.
A obra ficará concluída quatro meses após o seu início.

Hugo Sabino ganha o prólogo em Fafe

A volta de Portugal está na estrada. Ontem foi disputado o prólogo de 2,2 kns na linda cidade de Fafe (vale a pena visitar) e Hugo Sabino correu para o primeiro lugar, tendo os portugueses tido um comportamento muito bom neste  pequeno conta relógio. Amanhã é já uma das etapas duras da prova, que, aliás, se caracteriza este anos por muita montanha e pouca chegadas a spirnt. Mas são estas etapas que criam emoção, trazem público à estrada- A Prova tem marcada a sua chegada a Lisboa, mas entretanto passa pela serra da estrela e outros locais a darem forte luta e passa também duas vezes em no concelho sendo que a última delas tem mesmo uma meta volante em Oleiros. Lá estaremos, como entusiásticos que somos.

Sorteios nos play-off para Champion e Liga Europa são hoje

A UEFA marcou para esta sexta-feira, 5 de Agosto, o sorteio dos play-off de acesso à Liga dos Campeões e à Liga Europa. Com os jogos da 3ª pré-eliminatória de ambas as competições a ficarem definidos no decorrer desta semana, será em Nyon, na Suíça, que ficará definido o emparelhamento do sorteio.

O play-off é a última barreira antes da fase de grupos das respectivas competições. Só na Liga dos Campeões estarão equipas de renome, como o Bayern Munique, Arsenal, Olympique Lyon ou Villarreal.

Equipas portuguesas todas no play-off. Bons reultados.

Benfica, Vitória de Guimarães e Nacional da Madeira passaram os play-off.

- Os encarnados foram empatar 1-1  à Turquia com Trabzonspor. O Benfica tinha ganho 2-0 na Luz (primeira mão), ficou apurado para o play-off da champions
Na noite passada foi a vez das equipas portuguesas jogaram a segunda mão na Liga Europa e passaram:
- O Vitória de Guimarães, começou a perder mas conseguiu virar o resultado com o Midtjylland por 2-1 e junta-se às equipas Sporting, Sporting de Braga, Nacional da Madeira. O Guimarães tem, no próximo Domingo a Super Taça conta o Futebol Clube do Porto. Uma partida nada fácil, mas no futebol, tudo é possível.
- O nacional da Madeira tinha ganho 3-0 na primeira eliminatória. Agora foi perder à Suécia por 2-1 mas é evidente que passou ao play.off da Liga Europa de forma fácil.

Em Proença-a-Nova inaugurada sede da Associação dos Galisteus

Terminada a fase de construção, a população
foi desafiada a dinamizar o novo espaço

Há seis anos, quando pela primeira vez a população dos Galisteus se juntou num convívio que desde então se tornou anual, nasceu o projecto de construção de um espaço para a realização de actividades comunitárias. Depois de três anos de obras, a sede da Associação Amigos dos Galisteus foi inaugurada este fim-de-semana, por ocasião de mais uma festa das povoações. “Temos de ter arte e engenho para dinamizar o edifício”, desafiou Rogério Ferreira, presidente da associação.
Destacando a participação regular dos Galisteus nas iniciativas promovidas pelo Município, o presidente da Câmara elogiou o

agosto 04, 2011

Município de Oleiros edita mapa da Rota das Montanhas


Município de Oleiros aposta na “Evasão da Rotina”

Encontram-se disponíveis, no Posto de Turismo de Oleiros, os mapas referentes à recentemente criada Rota das Montanhas, a qual resultou de um trabalho conjunto entre os técnicos do Município de Oleiros e do Geopark Naturtejo. Sob o lema “A Evasão da Rotina”, este consiste num percurso viário com cerca de 100 km, o qual contempla a passagem pelos vários pontos de interesse do concelho. No mapa constam ainda outras informações de interesse para qualquer visitante ou turista, nomeadamente, o património natural e histórico-cultural, percursos pedestres, manchas florestais de relevo, oficinas de artesanato local, praias fluviais, principais serras, monumentos naturais, aldeias preservadas e em xisto, unidades de alojamento e de restauração, distâncias e indicações viárias, assim como os contactos úteis.

agosto 03, 2011

Os Banqueiros são as estrelas atuais das televisões

 Com os partidos e políticos cada vez mais longe dos seus eleitores, com as decisões facilitadas pelo que dizem "está no acordo da troika", enraizou-se um fenómeno interessante especialmente nas televisões: primeiro, os jornalistas tornaram comentadores habituais, mais recentemente é a presença dos banqueiros. Foram a Belém e o anterior Governo tremeu e acabou por cair e perder eleições, vão aos telejornais falar da crise repetidamente. Mudamos de canal e a cena repete-se. Falam nos seus testes de stress, falam no aumento de capital e na forma como o irão fazer, falam da crise dos EUA da Europa, das empresas a quem não emprestam dinheiro. Enfim, á o terminar de um longo período em que para eles era só facilidades.  A Caixa Geral de Depósitos deveria (deverá) ser ou não privatizada? Os banqueiros sabem. As falências sucedem-se e os Bancos não conseguem emprestar dinheiro porque não têm a certeza se o recebem. Não têm dinheiro....  
E os banqueiros afirmam: Basta que o Estado pague o que nos deve, bem como as autarquias e empresas públicas e tudo bem.
A verdade é que com a crise sobem ao estrelato. Por mim gosto muito de os ouvir, porque fico mais bem informado "e que raio" também lá tenho algum dinheiro...
A estrelinha do Povo é que começa a apagar-se paulatinamente.

Feira em Vila de Rei teve nota muito positiva

Enchidos, queijo e mel, produtos naturais da região de Vila de Rei e que foram a razão para a realização da XII Feira. Como sempre foi um êxito e uma oportunidade para se assistirem a concertos e dançar ao som de boa música. Já passou, porque se realizou de 28 a 31 de Agosto.
O Município, sobre este evento escreve:

 Milhares de visitantes passaram por Vila de Rei nos quatro dias de Feira de Enchidos, Queijo e Mel, que decorreu no Parque de Feiras, entre os dias 28 e 31 de Julho.
 
Artesanato, Gastronomia, Exposições, Desporto, a 13ª Feira do Livro e muita música foram as principais atracções da vigésima segunda edição do evento. A afluência de público foi, uma vez mais, indicativa da qualidade do certame, com milhares de pessoas a visitarem os 110 expositores da XXII Feira.

Em Proença, Canções Populares da Beira Baixa

2700 empresas fecharam no 2º trimestre

O jornal Público é que avança com a notícia. Uma situação preocupação para o país. Trata-se de falências de empresas e,  muitas delas, caem nesta situação como que por contágio, porque umas dependiam do trabalho das outras. Situação muito preocupante, quando sabemos que os Bancos não arriscam nos empréstimos e, se não houver rapidamente intervenção do Governo nas pequenas e médias empresas, as coisas complicam-se no mundo do emprego.

Governos idênticos?

Uma das coisas que o anterior Governo (PS) tinha que eu não gostava nada era o anúncio muito antecipado de certas medidas (algumas gravosas) e depois, várias vezes tinha que recuar ou alterar, já depois de ter decorrido manifestações, greves, ou algo do género. Neste Governo nada mudou. Só o vejo a recuar perante algumas medidas que até parece que as medidas não são devidamente preparadas em termos de impacto. Eu dou alguns exemplos: Quanto à redução de autarquias (processo que já estava em marcha e que na campanha foi bandeira) está agora rodeada de incertezas, embora a questão esteja no acordo com a troika. No mundo da educação, o processo de avaliação de professores, contratações e tantos outros processos que inter-agem parecia que a varinha mágica resolvia tudo, mas agora, no concreto, não é nada assim. Outra situação é o recente aumento incrível, para todos, dos transportes. Agora, o Ministro da Economia já veio anunciar que em Setembro haverá preços especiais para "os mais pobres". Que pobres?
Mas porque não pensou (ou pensaram) nisso antecipadamente, quando qualquer pessoa comum veria tal situação? Só depois de haver comentários duros nas análises políticas e umas contestações insipias?
Com tantas sugestões que já existiam como colaboração na resolução desta questão - dívida das empresas de transportes -  parece até que o sr Ministro não tinha tido conhecimento disso. Parece mesmo.

A exposição de Agosto no posto de turismo em Oleiros

Foi ontem (dia 2)  inaugurada, no Posto de Turismo de Oleiros, a exposição “Templários: a sua História” promovida pela Associação Outrem (Associação de Defesa do Ambiente e do Património) e Jornal Oleiros Magazine e a qual vai estar patente naquela infraestrutura até ao dia 31 de Agosto. Paralelamente a esta actividade, no dia 11 de Agosto será lançado o livro “Histórias: Terras Perdidas”, da autoria de José Carlos Moura, pelas 17 horas, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros e pelas 21H30, em pleno recinto da Feira do Pinhal, irá ocorrer um espectáculo de Fogo e Espadas Templárias, cuja produção estará também a cargo daquela associação.