abril 22, 2012

Dia da Senhora da Saúde em Rabaças (Oleiros)

Hoje, 22 de Abril de 2012,  celebra-se o dia da Senhora da Sáúde nas Rabaças, freguesia de Oleiros, uma festa que envolve missa, procissão, e festejos populares.
Há alguns anos, este dia era uma autêntica romaria a este Santuário Mariano em que todo o concelho se envolvia e vivia de forma intensa.
Um dia, na história das festas religiosas, não deixará de aparecer esta festa religiosa vivida com imensa alegria. Ir à Senhora da Saúde era participar, orar, pagar promessas, fazer pedidos a Nossa Senhora e, depois, cada família convivia num almoço campestre. Do cabaz da tia Maria saía um maranho caseiro e um paio e ainda broa; do da tia Alzira eram pasteis de bacalhau frito, rissóis e um "pão leve" (pão de ló). Cada cabaz era sua surpresa que todos, em comunhão comiam e saboreavam as imensas variedades gastronómicas de cada dona de casa. Os vinhos jorravam dos garrafões e das garrafas, porque cada homem (pais quase sempre) distribuíam por todos os que bebiam. Não se lavavam copos. Isso tipo de higiene é coisa dos tempos modernos. 
Ai os excelentes bolos que provei. A alegria que vivi.. Os convívios tão salutares a que pertenci...
Hoje, não há praticamente cabazes nem almoços à sombra das árvores. Depois da missa e procissão, todos correm para Oleiros e outros destinos para almoçarem comodamente em casa ou restaurantes. Não sei se são sinais do tempo ou se o tempo a perder sinais. Mas que estas festas marcaram um época, isso sem dúvida. Lembram-se das maravilhosas festas de Santo António de estilo idêntico?

Sem comentários:

Enviar um comentário