abril 15, 2012

Junta de Freguesia de Oleiros em marcha cultural

A Junta de Freguesia de Oleiros tem agora, como se sabe, condições para desenvolver todo um conjunto de ações culturais e que, na verdade, está a corresponder. Já lá vão os tempos em que nesta terra pouco acontecia ao nível da cultura - salve-se algumas iniciativas individuais ou institucionais porque as prioridades tinham sido outras.  No entanto, estes últimos anos criaram-se várias instalações onde é possível "fazer-se" cultura. Falamos  da biblioteca municipal com as suas múltiplas variantes, o posto de turismo (exposições) e agora a Junta de Freguesia com o seu salão e átrio que possibilitam também exposições. 
Surgiram encontros importantes, cinema (como em todos os outros concelhos), teatro, leitura, lançamento de livros, colóquios e reuniões variadas. Uma aposta dos mais recentes anos de mandatos dos nossos autarcas, destacadamente, da Câmara Municipal e que vai estando ganha.

Mas esta introdução é só para lhes falar sobre a próxima atividade da Junta de Freguesia em matéria cultural. Sabemos que, para além da exposição da artista Rosa Afonso, iniciará a 24 de Abril (inscrições até 23) de um novo curso "Artes Decorativas" tendo como formadora Maria José Tavares Barata. Os trabalhos realizados estarão em exposição mais tarde, depois de devidamente organizados. Quando a atual exposição sair da Junta, entrará muito provavelmente os trabalhos criados pelos formandos num recente curso cuja formadora foi Rosa Afonso.. E como parar é o pior que se pode fazer neste tipo de dinâmica, o Presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Martins, já está a desenvolver esforços no sentido de conseguir, com o contributo de muitos oleirenses que estiveram na guerra nas antigas colónias portuguesas, fazer uma exposição. Ao que apurámos, não se trata de ser de fotos de quem lá esteve mas das coleções que cada um tem dos locais, pessoas tradições que fotografou. O Alfredo vai conseguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário