abril 16, 2012

Cerejeiras em flor de Proença encantam turistas

"Mais do que o número de participantes – 53 pessoas que esgotaram a capacidade do autocarro –, o entusiasmo que rodeou o primeiro passeio turístico guiado pelo concelho de Proença-a-Nova é o melhor sinal da adesão que a iniciativa mereceu. Nas várias paragens que o grupo foi fazendo, através dos museus, aldeias típicas e cerejais em flor, a população recebeu de forma calorosa os turistas, convidando a provar o vinho, a jeropiga e a ginjinha de produção caseira.

O passeio decorreu entre as 14 e as 20 horas do último sábado, começando com uma visita ao Centro Ciência Viva da Floresta. Seguiu-se a Aldeia do Xisto de Figueira, com passagem pelo núcleo típico e forno comunitário em funcionamento, e uma visita ao Museu Isilda Martins. A capela dos Maxiais e as Portas do Almourão foram outros pontos do roteiro, que atravessou terrenos de limoeiros nas Rabacinas e Chão do Galego e cerejeiras em flores nos Montes da Senhora e Vales. Cada participante recebeu, como lembrança do percurso, um saco com limões das Rabacinas e Chão do Galego.
Após a visita à aldeia de Oliveiras, com paragem nas oficinas dos artesãos que trabalham em cestaria e peças de xisto, o percurso terminou na praia fluvial de Fróia, onde foi servido o lanche com produtos regionais, com destaque para os enchidos, queijo e, na doçaria, a tigelada e o bolo finto.
Está prevista a realização de passeios guiados com periodicidade bimensal, sendo o próximo no último sábado de maio. As rotas e temáticas serão adaptadas à época do ano e produtos predominantes, sendo em breve divulgados alguns segredos do próximo percurso." - Município de Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário