abril 18, 2012

Vaticano não está convencido do corte dos dois feriados

 De acordo com a TSF citada na TVI24, "o Vaticano discorda da eliminação dos  feriados" religiosos de 1 de novembro (Todos os Santos, "a festa da família") e 15 de agosto (assunção de Maria). As declarações foram feitas à rádio pelo enviado do Papa, Fabio Fabrri, que participou esta terça-feira, em Lisboa, na comemoração dos 30 anos da exortação apostólica «Familiaris Consortio».
Lembrar que o atual Governo PSD/CDS decidiu o ano passado que acabariam dois feriados civis ( 5 de outubro e 1 de dezembro) e impôs à Igreja a eliminação também de dois feriados religiosos. Curiosamente a Igreja Católica Portuguesa veio depois a concordar também com o corte de dois feriados religiosos e os Bispos Portugueses indicaram ao Vaticano que fossem exatamente os de 15 de agosto e 1 de novembro.
Posso eu afirmar agora que, já quando um responsável pela Igreja veio declarar que os feriados religiosos não seriam cortados em 2012, porque não havia sequer tempo de se tomar as decisões nos locais e pelas entidades responsáveis, declarando mesmo que os portugueses já tinham férias marcados contando com esses dias para, especialmente, participarem na celebração do dias de Todos os Santos, tomei a liberdade de deduzir que o assunto não era pacífica para a Igreja.
O assunto está ainda para durar em negociações mas, para já, não há redução do número de feriados religiosos.
Nota: pode ler a notícia da TVI24 em

Sem comentários:

Enviar um comentário