maio 29, 2012

Barquinha inaugura parque de imenso relevo

PARQUE DE ESCULTURA CONTEMPORÂNEA:
UM PROJECTO INÉDITO

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha assumiu uma missão que tem poucos exemplos mundiais e menos ainda nacionais: desenvolver um Parque de Escultura Contemporânea, na sede do Concelho.

A autarquia mobilizou as vontades criativas de um grupo de inequívocos nomes portugueses já internacionalmente consagrados, desafiando-os a pensar as melhores formas de ocuparem um espaço de fruição pública concelhia, situado numa zona de cruzamento de energias regionais (de Abrantes a Tomar) e com capacidade já provada para se transformar num destino de atracção turística regional e nacional.

O projecto que o Município de Vila Nova da Barquinha está a desenvolver em parceria com a Fundação EDP tem várias vertentes, algumas de maior visibilidade que outras, mas todas de igual importância e impossíveis de serem consideradas ou geridas em separado - as obras a colocar no parque urbano, a galeria de exposições, a loja de merchandizing, as oficinas formativas e as residências de criação artística. Um circuito directo ou implícito deve unir a programação destes diferentes níveis de intervenção, mobilizando as presenças cruzadas dos artistas convidados para o Parque (e outros) na sua ocupação e dinamização.
Estas estruturas e acções vão garantir a continuidade do projecto, o seu enquadramento pedagógico junto das populações locais e dos Concelhos vizinhos e a sua contextualização e comunicação no âmbito nacional e PROJECTO internacional, constituindo-se como o principal projecto estratégico do concelho nos próximos anos. A face mais visível do projecto - as obras a colocar no Parque - encontra-se numa fase final de desenvolvimento, que é a implantação dos trabalhos dos artistas convidados no terreno. Estes artistas foram seleccionados pelas qualidades intrínsecas das suas obras no contexto do presente projecto e como artistas cotados no âmbito geral da arte
contemporânea portuguesa e mesmo internacional.

O Parque será um verdadeiro Museu de Escultura Portuguesa Contemporânea, cobrindo autores e obras cujo trabalho se tenha desenvolvido da década de 60 até à actualidade, tendo sido convidados a integrar este projecto Alberto Carneiro, Ângela Ferreira, Carlos Nogueira, Cristina Ataíde, Fernanda Fragateiro, Joana Vasconcelos, José Pedro Croft, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Xana e Zulmiro de Carvalho. As obras irão localizar-se nos sete hectares do Barquinha Parque, podendo, de futuro, serem estudadas novas localizações na Vila. 

Pela 1.ª vez em Portugal teremos um parque de escultura
 onde estarão juntos os nomes mais representativos
 da escultura contemporânea portuguesa

Sem comentários:

Enviar um comentário