maio 17, 2012

Hoje é dia de Ascensão e da espiga...

Este ano caiu na data de 17 de Maio. Celebra-se o dia da Ascensão que é uma festa religiosa católica e acontece todos os anos 40 dias depois da Páscoa e foi quando Jesus apareceu pela última vez aos seus discípulos em Jerusalém e levou-os ao Monte das Oliveiras onde fez a sua ascensão ao céu. A celebração é sempre a uma quinta-feira.

Já quanto ao dia da espiga - quinta feira de espiga - é ainda em muitos lugares uma tradição em que, pela manhã bem cedo apanhar espigas e outras flores do campo, entre as quais, folhagem de oliveira, malmequeres, papoilas, alecrim e também cevada ou centeio. Assim formam o ramo com a espiga onde esta significa o desejo para que nunca falte pão, enquanto a ramagem de oliveira significa a paz (lembrem-se da pomba da pomba da paz com um ramo de oliveira no bico) e também que haja luz divina.
As outras flores que haja alegria. O malquer atrai ouro e prata, o alecrim saúde e força e a papoila amor.
Trata-se de um festa pagã, nitidamente com ligação à natureza, chamando a atenção para as suas virtualidades e beleza.
Estes ramos assim criados pela juventude, duram durante 12 meses, ou seja, até ao dia de espiga do próximo ano. É um dos costumes tradicionais que tem mais impato no Centro de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário