maio 04, 2012

Proença: Acordo abre portas com município de Goiana


A porta está aberta, cabendo agora aos empresários mobilizar interesses e serviços que possam integrar-se no projeto de crescimento económico e social do município de Goiana, no estado brasileiro de Pernambuco. A Comunidade Intermunicipal do Pinhal Interior Sul e a Prefeitura de Goiana assinaram, nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova, um acordo de cooperação que prevê o desenvolvimento de projetos em diferentes áreas de atividade, com destaque para os setores da construção civil, planeamento urbano e ambiente.
Com três grandes projetos empresariais que
têm numa fábrica da Fiat o maior motor, o território de Goiana tem a expetativa de duplicar a população no prazo de cinco anos. Já a partir de junho, está prevista a criação de 10 mil empregos diretos só na área da construção civil, como explicou Rodrigo de Oliveira, presidente da Agência para o Desenvolvimento de Goiana.
Fazer uma transição rápida de uma economia assente na monocultura da cana do açúcar para a indústria, com a construção de grandes áreas residenciais, acarreta riscos de desequilíbrio ambiental e urbanístico e Henrique Fenelon, prefeito de Goiana, elegeu o planeamento como principal desafio a enfrentar. “Vimos pedir ajuda para aprender com a experiência que têm nas áreas da construção e turismo”, declarou, dirigindo-se aos autarcas de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei.
A par da fábrica da Fiat, estão projetados um polo petroquímico e uma fábrica de vidro, projetos que por sua vez irão impulsionar a construção de um porto marítimo e de um aeroporto. Razões para que tenham sido identificadas, no Forum Empresarial recentemente realizado em Goiana, em que participou o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, necessidades de fornecedores e de mão-de-obra em diversas áreas de atividade. O acordo de cooperação é “um termo de compromisso, mas acima de tudo um termo de oportunidades”, descreveu Alexandre Mirinda, da ADEMI (Associação das Empresas do Mercado
 Imobiliário).
João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, assumiu a diferença do acordo assinado com Goiana relativamente aos protocolos de geminação convencionais: “O nosso enfoque é, sem rodeios, a questão empresarial". Perante uma plateia com perto de uma centena de empresários, o autarca apontou a internacionalização como caminho possível para ultrapassar as dificuldades que se vivem no país.
Os empresários interessados em conhecer as potencialidades de negócio em Goiana terão agora de preencher um formulário caracterizador da atividade, iniciando-se o processo de aproximação entre os dois parceiros. Da parte das autarquias do Pinhal Interior Sul fica também o compromisso de facilitar o apoio técnico em áreas como o planeamento e o ambiente.

Sem comentários:

Enviar um comentário