maio 16, 2012

Proença mostra como a energia solar tem alunos envolvidos

 Carros e fornos solares
 no parque urbano de Proença
 
"Provar cozinhados solares ou conduzir um carro com painéis fotovoltaicos foram algumas das experiências que os participantes no II Festival Solar puderam fazer, no parque urbano de Proença-a-Nova, numa iniciativa integrada nos dias europeus do sol. Cerca de 200 pessoas participaram nas várias atividades, que culminaram numa oficina de construção de fornos solares, feitos com materiais reutilizáveis ao alcance de todos.
A jornada promoveu, de forma lúdica, o conhecimento de uma tecnologia que tem vindo a evoluir decisivamente, como referiu Paulo Carvalho, da VSSolar, especialista e construtor de veículos movidos a energia elétrica de origem solar, que apresentou alguns modelos disponíveis numa pista instalada no parque urbano.

Na palestra, Paulo Carvalho apresentou alguns dados sobre as vantagens e dificuldades atuais desta tecnologia. Por um lado é uma energia renovável, mas por outro apresenta o problema do custo e peso das baterias de acumulação, questões que a VSSolar tem vindo a solucionar. Já hoje fabrica carros para empresas e autarquias que possuem uma autonomia de cerca de 100 quilómetros, com custo aproximado de 10 mil euros.
Esteve patente uma mostra de fornos solares produzidos pelos alunos do Instituto S. Tiago e os presentes puderam provar cozinhados feitos desta forma. Além do circuito rodoviário, que entusiasmou miúdos e graúdos, foram exploradas outras aplicações térmicas e elétricas, como aquecer água ou fazer mover barquinhos, ventoinhas e iluminação. A iniciativa, da responsabilidade do Município de Proença-a-Nova e do Centro Ciência Viva da Floresta, visou a promoção e a sensibilização do público para as potencialidades da energia solar."

Sem comentários:

Enviar um comentário