maio 21, 2012

Prof. David Lopes homenageado na CCS em Lisboa

O Prof. Doutor David Lopes, natural do município de Sertã, foi homenageado em Lisboa, numa palestra organizada pela Casa da Comarca da Sertã (CCS) no dia 16 de Maio.

Designada “Grandes Vultos da Comarca da Sertã: David Lopes, Sertaginense e Insígne Arabista, foram oradores o Prof. Doutor José Eduardo Franco e o Dr. Daniel Nunes, respectivamente Coordenador e membro do CLEPUL da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A iniciativa contou ainda com as intervenções do Presidente da Direcção da CCS, da Dra. Anabela Valente, Coordenadora do Gabinete de Estudos Olisiponenses, em representação da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, e do Bispo Emérito de Benguela (Angola), D. Óscar Braga, sobrinho-neto do homenageado.
 David de Melo Lopes, nasceu na freguesia de Nesperal, concelho de Sertã, a 7 de Abril de 1867, e faleceu em Lisboa a 3 de Fevereiro de 1942, tendo-se distinguido como professor e arabista que em Portugal renovou a tradição destes estudos. Figura na toponímia de Lisboa, tendo sido atribuído o seu nome a uma rua na freguesia de S. João, por edital camarário de 13 de Maio de 1949.

Em 1967, a propósito do 1º centenário do seu nascimento e do 25º aniversário da sua morte, a CCS promoveu uma homenagem na sua terra natal, documentada pela placa evocativa então descerrada na casa onde nasceu.” - CCS


Sem comentários:

Enviar um comentário