setembro 24, 2012

Presidente da Casa da Benfica de Oleiros em entrevista ao "Olhar Oleiros"

RESOLVEMOS ENTREVISTAR O PRESIDENTE 
DA DIREÇÃO DA CASA DO BENFICA EM OLEIROS
ATÉ COMO DE HOMENAGEAR ELE E A SUA DIREÇÃO
PELA FORMA DEDICADA E EXEMPLAR COMO TÊM
CONTRIBUÍDO PARA AS VÁRIAS INICIATIVAS EM
OLEIROS E NA REGIÃO. 

A ENTREVISTA

Queres explicar como, ou onde, são aplicados os subsídios recebidos da Câmara e Junta de Freguesia?

Os subsídios que recebemos da Câmara e da Junta são para as actividades desportivas que realizamos durante o ano, ou seja, para a Escola de Futebol, onde temos equipas de Benjamins, Traquinas e Petizes que vão dos 5 aos 10 anos de idade, para a equipa de Infantis, e para a equipa de Futsal Sénior.
Recebemos ainda subsídios por altura da Inauguração Oficial em 2009 e também quando a Casa do Benfica em Oleiros organizou os Santos Populares, também em 2009.

Em termos financeiros qual é a situação geral, se é que podes falar disso para o público em geral?

Não há problema nenhum em falar disso pois ainda em Março apresentamos as contas aos Sócios, as quais foram aprovadas por unanimidade. A situação financeira é estável, ou seja, os vários torneios e actividades que fazemos, assim como as quotas dos associados, permitem que a Casa do Benfica viva sem sobressaltos. Com a criação da equipa de Futsal Sénior, o orçamento anual cresceu bastante, e ai sim, temos tido algumas dificuldades, o que nos obriga a um esforço suplementar e a alguma imaginação, mas  pelos resultados que temos tido, tanto desportivos como da envolvência da população, temos verificado que este projecto faz todo o sentido e é por isso que iremos continuar.

A Casa da Benfica (CB) vai comemorar mais um aniversário da sua fundação. Quando é e o que têm programado para essa data?

Este ano como comemoramos o 5º Aniversário decidimos englobar uma série de actividades nesses festejos. Já tivemos o Torneio de Futebol de 7 e a Festa da Cerveja, no dia 18 de Agosto organizamos o Torneio de Futebol de 7 para Veteranos e no dia 9 de Setembro tivemos o habitual Torneio de Malha junto à nossa Sede. As comemorações do 5º Aniversário terminam nos dias 28 e 29 de Setembro com actividades na Sede e com o jantar para Sócios, Adeptos e Convidados da Casa do Benfica em Oleiros, estando já garantido a presença do Bi-Campeão Europeu José Augusto e de outras personalidades, que iremos confirmar na semana do aniversário.

Que projetos estão programados para o futuro?

Neste momento pretendemos consolidar a vertente desportiva da Casa, ou seja, continuar com a formação que iniciamos há quatro anos atrás, com a criação da Escola de Futebol, e confirmar a aposta que foi feita há dois anos no Futsal Sénior. Também pretendemos consolidar a Escola de Dança, que vai dos 5 aos 18 anos, para raparigas e rapazes, assim como as aulas de Aeróbica, para todas as idades, que tiveram início no principio do ano e irão recomeçar em Outubro.

De uma forma geral, que balanço fazes da atuação da vossa Direção?

Penso que os Oleirenses e os sócios da Casa do Benfica em particular, serão as melhores pessoas para avaliar o nosso trabalho. Na minha opinião, penso que estamos a concretizar o que nos propusemos em 2007, temos a Sede, com loja e outros serviços para os sócios, tais como internet, estamos presentes nas actividades organizadas pelo Departamento de Casas do SLB, somos presença assídua nos jogos no Estádio da Luz através das excursões, temos efectuado torneios, festas e outras actividades destinadas à população em geral, quer seja na nossa Sede ou em locais públicos.

Quantos são os elementos da mesma ?

Neste momento somos 20 elementos na Direcção. 

E qual é o período de reuniões?

Por norma reunimos uma vez por mês, mas quando temos mais actividades podemos reunir mais vezes.

Ainda existe o entusiasmo inicial ou sentes sinais de cansaço?

Ao fim de 5 anos é normal algum cansaço, mas o entusiasmo é sempre o mesmo em cada actividade que fazemos. Nessas alturas em que se preparam as coisas, é como se fosse a primeira vez que faz essa actividade.

A sede não está todos os dias aberta. Só está em que dias da semana?

Neste momento ainda não abrimos todos os dias, será talvez o objectivo que nos falta concretizar. A Sede está aberta aos fins de semana. Durante a semana apenas em dias de jogo do Benfica.

Quantos sócios tem a CBO?

A Casa do Benfica em Oleiros tem neste momento 450 sócios, sendo o obejctivo atingir os 500 sócios na altura do 5º aniversário.

A sede é exclusivamente para sócios e qualquer pessoa pode frequentar?

A Sede pode ser frequentada por qualquer pessoa, independentemente da sua cor clubística.

Que tipo de relação têm com as outras CB de concelhos próximos?

Temos uma excelente relação com todas elas. Com a Casa do Benfica de Proença-a-Nova temos uma excelente relação desde a intenção de criar a nossa Casa, é como se fossem os nossos padrinhos. Com a Casa do Benfica da Pampilhosa da Serra a mesma coisa e o mesmo se passa com a Casa do Benfica de Castelo Branco, sempre nos apoiaram.

E com a ARCO (Associação Recreativa e Cultural de Oleiros), que garante a existência do clube de futebol “Oleiros” e também o FESTIL ?

Temos uma boa relação com todas as Associações, e neste caso também com a ARCO. Por exemplo, os Bombeiros Voluntários cedem as suas instalações para as aulas de Dança e de Aeróbica. No 1º ano, a Escola de Dança ensaiava nas instalações do Rancho Folclórico. Com a ARCO temos partilhado os espaços desportivos e até ao momento não tem havido nenhum problema. Aliás, a nossa intenção é a de trabalhar em conjunto, sempre que possível, e partilhar experiências. Um bom exemplo, da boa relação e cooperação entre Associações, é a exploração conjunta dos bares da Feira do Pinhal nos concertos que se realizam no recinto.

Sentes que a maioria da juventude local participa nas vossas iniciativas ou está satisfeita com o que fazem?

Sinto que a juventude sabe que também trabalhamos para eles. Que a nossa preocupação é que as actividades que realizamos vão de encontro ao que gostam de fazer. Um bom exemplo é o torneio de PES que realizamos na altura da Páscoa e que tem tido uma excelente adesão.

Enquanto Presidente, relata-nos um episódio que mais te marcou, positiva ou negativamente durante a tua presidência

Pela positiva o dia que mais me marcou foi o da Inauguração Oficial, conseguir que o Presidente do Benfica, Sr. Luís Filipe Vieira, viesse ao nosso Concelho e ver a forma como foi recebido, foi de facto um motivo de grande orgulho.
Pela negativa, não tendo grandes episódios, o que é um bom sinal, gostava só de realçar o facto de passados 5 anos, e depois do trabalho que temos executado, e aqui refiro-me as actividades destinadas a toda a população, ainda haver pessoas com uma opinião bastante negativa sobre nós apenas por questões clubísticas.
Em Oleiros, sei que és elemento da excelente Filarmónica Oleirense, bem como o teu pai, talvez o mais antigo a tocar ainda.

Participas em algo mais?

Neste momento apenas sou executante da Filarmónica e pertenço à Casa do Benfica. Já fui Bombeiro Voluntário mas neste momento pertenço ao Quadro de Honra.
____________________________________________
António Mendes é um jovem dinâmico, sempre rodeado de amigos e muito bem acompanhado na Direção, nomeadamente, por Marco Mateus, um marco do dinamismo hoje em Oleiros e por todos os outros e outras. Desde sempre que o conhecem e tratam mais por Tóni.
É filho de José Mendes (mais conhecido por Zé do Vale Lagares, músico) e Emília Antunes (do Milrico). Tem dois irmãos, o Paulino e o Evaristo. É solteiro e enquanto formação universitária é licenciado Pré-Bolonha em Engenharia Física e tem um Metrado Integrado com Especialização em Metrologia e Qualidade, ambos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Trabalha para a Enercon, uma empresa de Manutenção de Parques Eólicos, há 5 anos, primeiro naSertã e desde Agosto em Oleiros.

ANEXOS  - AS EQUIPAS

Equipa de Futsal

Escola de futebol


Sem comentários:

Enviar um comentário