abril 30, 2012

Depois do jantar

Jantar no restaurante "Acordeon" - Barreiro

Exposição de Maio na Sertã - "Os olhos do medo"

Na próxima sexta-feira, 4 de maio, decorrerá a inauguração da exposição “Os Olhos do medo”na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã. Esta exposição insere-se num conjunto de atividades culturais promovidas por uma parceria que envolve a CooLabora – Consultoria e Intervenção Social, a Câmara Municipal da Sertã e o Agrupamento de Escolas da Sertã.
A abertura da exposição terá lugar às 10H00 com a presença da Vereadora Cláudia André, do Dr. Alfredo Bernardo Serra, Diretor do Agrupamento de Escolas da Sertã e Tânia Araújo (consultoria e intervenção social) para além de várias outras pessoas.
Às 10h40: leitura do conto "os olhos do medo" de Fernando Paulouro Neves;
Às 11H00: jogos pedagógicos para a não violência;
Às 11H50: inauguração da exposição com ilustração de João Lourenço.

CGTP e UGT com comemorações do 1º de maio em separado

Depois da UGT ter assinado em Janeiro o acordo tripartido na concertação social, a distância entre as duas centrais sindicais tornou-se maior, não havendo acordo agora para as comemorações do dia 1 de maio, dia do trabalhador. Nos últimos dias a UGT ameaçou "rasgar o acordo" e o Governo teve que receber Proença de Carvalho para uma conversa sobre as questões que este dirigente tem vindo a criticar vivamente, especialmente as medidas que estavam a ser tomadas para além do acordo. No entanto, e para bem de alguma serenidade, o dirigente acabou por dar mais uma oportunidade ao Executivo de maioria PSD/CDS.

Mostra de sopas tradicionais no Mosteiro (Oleiros) dia 6

O Grupo Maltez do Mosteiro realiza, no próximo dia 6 de maio, a 7.ª Mostra de Sopas Tradicionais e a sua já habitual Tarde de Folclore.

 A iniciativa decorre no Pavilhão do Mosteiro e pretende recriar algumas tradições antigas, como a produção de broa, de linho ou de cestos. Segundo os responsáveis, "vão ser servidas sopas, como as de peixe, da pedra, à lavrador, de abóbora, da matança, de lebre, agrião e d'avó" e para além da sopa, a organização vai disponibilizar porco no espeto e broa caseira, cozida

Festa do Estreito 2012 já tem cartaz

Quase uma semana de festas populares e religiosas no Estreito em honra da Nossa Senhora da Penha. Uma festa que abre a série de festas fortes, a fazer esquecer a crise nestes dias. Que decorra tudo como a Comissão planeou e seja mais uma vez um êxito são os votos de "Olhar Oleiros"
O cartaz foi publicado por Ricardo Gonçalves no Facebbok.

Dia 20 - sexta
Atuações principais
MIGUEL AGOSTINHO e
a banda musical é FUNÇÃO PÚBLIKA

Dia 21 -Sábado
TIAGO SILVA e
a banda ROCONORTE

Dia 22 - Domingo: dia principal da festa com festividades religiosas
FILARMÓNICA OLEIRENSE - procissão e pequena atuação
RUI GAIO e
banda musical IRA

Dia 23 - Segunda
(com porco no espeto)
TIAGO SILVA e
banda musical YMPÉRIO SHOW

Dia 24 - Terça
Jogo de Futebol e
MIGUEL AGOSTINHO

PORTO NOVAMENTE CAMPEÃO


O FC Porto sagrou-se campeão no domingo, dia 29 de abril, quando o Benfica foi a Vila do Conde defrontar o Gil Vicente e empatou por 2-2, resultado que permitiu imediatamente ao Porto se campeão. Só a vitória do Benfica poderia continuar a manter algumas esperanças (poucas), porque encontrava-se a 4 pontos dos portistas e, estes, até já tinham vencido, no dia antes, por 2-0 ao Marítimo. 

abril 29, 2012

Na Sertã. Preocupações com o ambiente na ETPS

Turismo e Ambiente em debate 
 
Inicia-se no dia 30 de abril, na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã, o 1.º Ciclo de Conferências de Turismo e Ambiente.

O objetivo principal passa por proporcionar aos participantes o contacto com novas realidades em contexto turístico, sensibilizar o surgimento de novos produtos turísticos, tendo como base a natureza e a cultura locais e demonstrar o desenvolvimento local, através de boas práticas em contexto turístico.
A primeira palestra denomina-se “A conservação da natureza e a educação em contexto turístico” e realiza-se no próximo dia 30 de abril na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã a partir das 14 horas.
Este 1.º Ciclo de Conferências de Turismo e Ambiente decorrerá de acordo com a seguinte programação:

- 30 de abril, 14H: “A conservação da natureza e a educação em contexto turístico”;
- 7 de maio, 14H: “O associativismo e a sua importância no turismo”;
- 14 de maio, 14H: “A formação em turismo na ETP Sertã”;
- 21 de maio, 14H: “A integração de pessoas vítimas de exclusão social em dinâmicas ecoturísticas”;
- 28 de maio, 11H: “A promoção do turismo em zonas de baixa intensidade”.

Vila de Rei com "X MAIO A CANTAR"

Irá realizar-se no próximo dia 19 de Maio, mais um encontro de Grupos de Cantares organizado pela Associação Vilarregense “A Bela Serrana”, que tem como uma das suas principais valências um Grupo de Cantares que tem representado da melhor forma a cultura Vilarregense.

O encontro conta este ano com o Grupo Cantargil – Grupo de Cantares de Montargil, Grupo Musical Ecos – Quinta do Conde, Sesimbra e o Grupo de Cantares a Bela Serrana, de Vila de Rei, grande anfitrião do evento.

Será um encontro de aniversário já que este encontro terá a sua X edição, que tem vindo a somar sucessos ao longo dos anos.

Convidamos todos a participarem no próximo dia 19 de Maio, cerca das 21 horas, no auditório Municipal Monsenhor Dr. José Maria Félix em Vila de Rei.
A entrada é gratuita.

Venha apoiar a cultura Vilarregense, vamos dar alento a este Grupo que tanto se tem esforçado por manter vivas as tradições musicais que se foram perdendo no tempo, mas que graças à sua recolha e entrega exaustiva trazem até nós a verdadeira cultura cantada.
- Município (site)

abril 28, 2012

Artesanato urbano em Proença

ARTESANATO URBANO
DE ROSÁRIO RODRIGUES, MÓNICA PIRES E ANA MARTINS
POSTO DE TURISMO
PATENTE ATÉ 31 DE MAIO
 
Pregadeiras, ganchos, bandoletes, porta-chaves… Tecido e feltro dão origem aos mais variados objetivos decorativos ou utilitários, criados por Mónica Pires e Ana Martins, cujo trabalho pode ser conhecido em www.sarapintinas.blogsopt.com e em www.amorosasefofas.blogspot.com. Em exposição vão também estar pufes, malas e chapéus coloridos e com tecidos originais, com a assinatura Pimenta Doce (www.pimentadoce.com).

Agenda Municipal de Proença do mês de Maio já editada



A agenda cultural do Município de Proença-a-Nova relativamente a Maio de 2012. Agenda que sai, como é natural, sai antes do mês começar.
Para a consultar clique aqui. Também está disponível a versão para iPad e iPhone.

Visite Fátima aprecie sempre


abaixo: interior da basílica


Passeio de solidariedade entre geração em Oleiros

 As  Piscinas Municipais de Oleiros promovem, pelas 9 horas do dia 29 de abril, o Passeio de Solidariedade entre Gerações. 

A iniciativa decorre no âmbito do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações e pretende “assinalar a importância de sermos capazes de reconhecer os primeiros sinais de envelhecimento e agirmos no sentido de tomar medidas preventivas e determinantes para vivermos uma velhice com qualidade”. O envelhecimento ativo representa assim precisamente o conjunto de atitudes e ações que podemos ter no sentido de prevenir ou adiar as dificuldades que envelhecer inevitavelmente acarreta. Num passeio que pretende “dar voz à compreensão e solidariedade entre os mais novos e mais velhos”, pretende-se que os participantes sejam solidários e tragam um bem (roupa, brinquedos, bens alimentares). A concentração será na Praça do Município e as inscrições são gratuitas. Os interessados em obter mais informações deverão contactar telefonicamente o 272 681 062 ou através do e-mail piscinas@cm-oleiros.pt.
- info: site do Município

Igreja da Santíssima Trindade em Fátima

foto de Luís Mateus em abril de 2012

A moderna e enormíssima igreja construída no topo do Santuário de Fátima é de uma riqueza visual maravilhosa. Lugar de culto e que encanta os peregrinos e devotos em geral que "ir a Fátima" é adorar a mãe, é orar, comungar, pagar promessas, reforçar a sua fé. Fátima é dos maiores Santuários Marianos da Europa e visitados todos os dias por muita gente, mas o 13 de Maio é o dia de Nossa Senhora de Fátima. Vêm peregrinos de todo o mundo. E que vem, dizem-nos, saem com a fé reforçada.

abril 27, 2012

Barcelona, Tito Vilanova novo treinador

Tito Vilanova é anunciado como sendo o substituto de Pep Guardiola como treinador do Barcelona. A reunião, já depois do jogo "depois do adeus" à final da Taça dos Campiões (Champions League) foi tomada esta decisão que veio a ser anunciada por Sandro Rosell já hoje (27/4/2012). O novo treinador não é "novo" no clube já que era adjunto de Guardiola. Este homem, de 43 anos, foi o que esteve no Verão passado envolvido num incidente com José Mourinho no final da Supertaça espanhola e com os nervos à flor da pele. 
Curiosamente, os dois gigantes do futebol europeu e espanhol, Barcelona e Real Madrid, ficaram fora da final da Champions, já o Atlético de Madrid e o Atlético de Bilbau vão disputar a final da Taça da Liga Europa. Ou seja, uma das taças já fica, pela certeza, em Espanha, que chegou às meias-finais com quatro equipas e as duas taças bem podiam ir para o país vizinho. Falharam os gigantes, equipas e os melhores do mundo (Messi e Ronaldo, muito embora este tenha feito os dois golos do Real).

Para que o Bilbau vá à final foi necessário eliminar o Sporting Clube de Portugal, marcando um golo mesmo no final da partida da 2ª mão. A verdade é que quem tem Fernando Llorente arrisca-se a ganhar a Taça (2 assistências para golos e marcação do golo mais desolador para os sportinguistas), mas agora, na final,  aposto no Atlético de Madrid.

Gostar de flores é ser romântico, amante da natureza


Foto de Luís Mateus "centro de mesas em reunião"

GAIO de Orvalho (Oleiros) vai a França

Grupo de Danças e cantares do GAIO (Orvalho - Oleiros)
atua em França no próximo dia 20 de maio

 foto na Casa da Comarca da Sertã
pertencente ao "orvalho online"

O Grupo de Danças e Cantares do Gaio - Orvalho, tem prevista uma deslocação a França para participar num festival que terá lugar na Vila de Les Ulis, uma localidade próxima de Paris, no dia 20 de maio.

Trabalhos dos alunos no Posto de Turismo


“Diálogos Coloridos”
 no Posto de Turismo de Oleiros

 O Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, de Oleiros, promove de 2 a 31 de maio, no Posto de Turismo Municipal, a exposição “Diálogos Coloridos. Os trabalhos são da autoria dos alunos do 8.º e 9.º ano daquele agrupamento e podem ser vistos de Terça-feira a Sábado, das 9H às 17H30, com interrupção das 12H30 às 14H.

abril 26, 2012

Rota da Ribeira da Isna à sua disposição. Participe


No próximo dia 29 de Abril, domingo, o Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo da Cumeada promove o Passeio Pedestre “Rota da Ribeira da Isna”.
 As inscrições, no valor de 5 euros, incluem seguro, almoço nas margens da ribeira e assistência nos trilhos e deverão ser feitas pelo email centrosocialcumeada@centrosocialcumeada.com . Para mais informações, os interessados deverão contactar a referida associação através do 96 295 18 73 (Isabel Marçal), 96 587 36 69 (Rui Lourenço) e 96 373 67 90 (Carina Antunes).
O passeio pedestre Rota da Ribeira da Isna realiza-se no dia 29 de abril, com início agendado para as 11 horas junto à sede do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo da Cumeada.

TELMA MONTEIRO CAMPEÃ EUROPEIA DE JUDO


A jovem judoca acabou de se sagrar campeã europeia de Judo, na Rússia e perante a sua adversária Grega , coroando uma brilhante carreira que tem vindo a fazer e colocar a bandeira nacional bem no topo.

Câmara de Proença aprova voto de louvor ao Grupo Coral

 
No mês em que o Grupo Coral de Proença-a-Nova comemora o 35º aniversário, o executivo camarário aprovou, sob proposta do presidente da Câmara, um voto de louvor que destaca o papel do grupo na “promoção da cultura no concelho”. Aprovado por unanimidade, o voto de louvor sublinha o contributo que o Grupo Coral e o maestro Carlos Gama têm dado para a divulgação da música local, contando-se entre o repertório temas recolhidos em Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.

Grandes Vultos da Comarca da Sertã. homenagem foi êxito

Palestra “Grandes Vultos da Comarca da Sertã: Manso de Lima e Cândido Teixeira”


No passado dia 19 de Abril, a Casa da Comarca da Sertã prestou ontem homenagem a dois sertaginenses, cuja relevância extravasou os limites do concelho de Sertã e da própria região: Jacinto Leitão Manso de Lima e Cândido da Silva Teixeira.
A sessão de abertura da palestra “Grandes Vultos da Comarca da Sertã: Manso de Lima e Cândido Teixeira”, contou com as intervenções do Presidente da Direcção da CCS, Eng. Pedro Amaro, do Presidente da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim, Diamantino Calado Pina, e da Vereadora da Cultura da Câmara Municipal da Sertã, Dra. Cláudia André.

LAFA (AMIEIRA) festejou 35 anos de existência

35º Aniversário da Liga de Amigos da Freguesia de Amieira



A Liga de Amigos da Freguesia de Amieira (LAFA), sócio colectivo da Casa da Comarca da Sertã (CCS) que desenvolve a sua acção em prol da freguesia de Amieira, no concelho de Oleiros, assinalou o 35º aniversário da sua fundação no dia 22 de Abril, em Oeiras.

Entrevista a Alírio e Edviges Rodrigues - Oleiros

VIDAS DEDICADAS A
PESSOAS E A OLEIROS



A conversa que aqui deixo escrita não foi a mais fácil de
escrever. Aqui e ali gostava  de ter o dom de reproduzir, em
poucas palavras, tantos sentimentos e áreas que se abordam.
Fica mais por dizer e escrever do que o resumo aqui
apresentado destas duas vidas. Para isso, só um livro.
Mas muitos que conhecem o Alírio e a sua
esposa Edviges, conseguem completar muito destas histórias,
porque dela fazem parte  ou a viveram conhecendo de perto
estes dois oleirenses. Confio  na vossa capacidade de,
mentalmente,  ir completando o que eu não escrevi.

Edviges dos Santos Salgueiro Rodrigues
 
Data do seu nascimento é: 05/6/1933
Filha única de Augusto Martins Salgueiro e Camila dos Santos Salgueiro que faleceram os dois com 92 anos.
É mãe de quatro filhas: Cecília Rodrigues; Clara do Céu  Rodrigues; Célia de Fátima Rodrigues; Edviges Rodrigues.
Avó de sete netos, a saber: Carolina, Samuel, Bárbara, António Augusto, Eduarda e Alexandre e Camila.
 
Exerceu a função de Professora Primária desde 1958 iniciando na escola de Azenha de Cima (Sarzedas) – 2 anos como agregada e mais dois já na qualidade de efetiva. Seguiu-se Penha Garcia (Idanha-a-Nova) depois Passaria (Sertã), Várzeas, Estreito e finalmente Oleiros. Destas escolas e lugares, gostou imenso a de Penha Garcia. Confessou-nos que a colega que mais admirou foi a Professora Eulália (esposa do Dr. Brandão, do Roqueiro e médico em Oleiros)
Em termos de devoção, venera dedicadamente a Senhora da Conceição, padroeira de Oleiros. A nossa entrevistada tem um passado de muita entrega e participação  no domínio da religião cristã. Sempre pertenceu à Acção Católica e atualmente faz parte do Grupo de adoração do Santíssimo Sacramento e também do Grupo Movimento Carismático.
 

Não podíamos deixar passar esta oportunidade sem lhe colocar a seguinte questão:

LM (Luís Mateus)- Todos reconhecem em si  uma presença pontual e por isso lhe estão gratos pela voluntariedade de estar em todos (ou quase todos) os velórios. Tem alguma razão especial para o fazer?

ER (Edviges  Rodrigues) – A minha ida aos velórios tem a seguinte história e que muitos desconhecem: uma vez, já lá vão muitos anos, fui a um velório em que a igreja da Misericórdia estava completamente cheia. Passado algum tempo, fui a outro onde só se encontravam menos de meia dúzia de pessoas.  Fixei o meu olhar no fundo da igreja e meditei nestes dois factos. Ou seja, no velório da pessoa rica, importante, a igreja estava repleta, mas no da velhinha pobre já estava quase vazia. Aí decidi, enquanto Deus me der saúde acompanharei todos salvaguardado, evidentemente, a minha saúde e o meu trabalho (é que ainda dava aulas quando esta situação aconteceu. E dei ainda durante vários anos).No trabalho nunca ninguém sabia que eu tinha perdido a noite.
Olhe, uma vez, estava para ir a um velório e senti uma força que me mandou para a cama até o meu marido estranhou esse meu regresso. A questão põe-se: poderei deixar de ir?

abril 25, 2012

Real Madrid também caíu e está fora da final da Champions League


Quando o Real Madrid em poucos minutos chegou ao resultado de 2-0, com dois golos de Ronaldo, tudo indicava que a final estava a oitenta minutos desde que bem jogados como foi a primeira hora. Mas a grande Bayern de Munique não é uma qualquer equipa e marcou. Na primeira mão o resultado tinha sido de 2-1, nesta momento do jogo o Real ganhava também por 2-1. Tudo estava por decidir a partir daí. E que vimos nós? Um Real Madrid que fez um início da primeira parte tremenda e o Bayern utilizava um jogo muito perigoso, jogando muito bem à bola e depressa nos apercebemos que o Real tinha perdido a capacidade de manter ritmo, de jogar a bola de forma tensa e estavamos perante um grande equipa a jogar de uma forma que parecia que não queria resolver o jogo e consequentemente a eliminatória.

A morte de Miguel Portas entristece abril


Faleceu um dos políticos mais simpáticos e cultos da esquerda em Portugal. A morte de Miguel Portas, que morre aos 53 anos devido a um cancro nos pulmões tem sido lamentada por todos os quadrantes políticos não regateando a enorme capacidade e verdade que punha na defesa das sua convicções. Foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda e sempre se manteve estando até antes de morrer a desempenhar as funções de eurodeputado. A comoção tomou conta de muitos amigos e companheiros de luta, porque o Miguel faleceu. 
Mesmo os que têm ideias políticas muito diferentes não deixam de afirmar na Assembleia da República e nos mais diversos órgãos da comunicação social, que esta perda na política portuguesa é relevante.
Miguel Portas morreu a 24 de abril num hospital de Antuérpia, na Bélgica.

Barcelona fora da final da Champions


Nesta segunda mão das meias finais o Barcelona deixou-se empatar em casa por 2-2 e ficou afastado da final. O Chelsea é um dos finalistas e torcemos para que seja o Real Madrid o outro finalista. 
O Real, que ainda há poucos dias foi vencer ao  Camp Nou contra a maioria das apostas que se fizeram, viu distanciar-se os madrilistas mais três pontos na Liga Espanhola. Tudo indica que, será difícil que Mourinho e sua equipa não sejam campeões. Agora, o Barcelona não consegue o seu maior objetivo e cai em casa (já tinha perdido em Inglaterra). Pep Guardiola afirma que "não sei onde errámos" e há notícias que a Direção do clube pode por em dúvida a continuação do treinador.
O embate entre o Real Madrid e o Bayern Munique ainda é uma incógnita quanto ao resultado e não vão ser "favas contadas". Mourinho é bastante cauteloso e tem razão em respeitar o adversário dizendo que, num minuto, tudo se pode perder.
Esperemos que não e que Ronaldo ajude à vitória. Basta 1-0 para passar à final.

Encontro de luso-descendentes em Lisboa e Barquinha

Encontro
passa pela Barquinha
 
A nona edição do encontro mundial de jovens luso-descendentes, que irá decorrer nos dias 2 a 5 de Agosto, vai dividir-se entre a capital e o concelho de Vila Nova da Barquinha. Destinado a jovens dos 18 aos 35 anos, o encontro tem por objectivo dar a conhecer aos participantes o seu país de origem, a sua história, costumes e tradições, promovendo ainda o intercâmbio cultural.

Os primeiros dois dias serão passados em Lisboa e, na Barquinha, os participantes irão passar pela Brigada de Reacção Rápida (em Tancos), onde terão a possibilidade de partilhar dia-a-dia com os militares. Os participantes serão ainda levados ao castelo de Almourol bem como ao Centro de Ciência Viva. As inscrições podem ser feitas para o emailtdiniz@mundoportugues.org

Barquinha festeja abril na escola Ciência Viva

Município da Barquinha
celebra 25 de Abril na escola ciência viva

As comemorações do 25 de Abril vão realizar-se pela primeira em torno da nova Escola Ciência Viva. Actividades radicais, desporto, jogos tradicionais e música fazem parte do programa de animação que conta com a participação especial do árbitro de futebol da 1.ª Liga, André Gralha. Pais e comunidade em geral podem aproveitar para fazer uma visita guiada ao novo espaço.

Primeiro Ministro, Passos Coelho não teve razão


Falo da sua reação relativamente à tomada de posição dos "militares de abril", ou seja, de não estarem nas comemorações oficiais do 25 de abril. Dizer que nestes momentos há sempre algumas figuras que se aproveitam para terem protagonismo. Como que os militares que hoje permitem que tenhamos a LIBERDADE (até esta controvérsia), precisem de mais protagonismo... 
Por isso acho que as palavras de Passos Coelhos deviam terem sido medidas e não responder à posição tomada pelas estruturas associativas dos militares desta forma. Claro que gerou logo polémica. Isto não significa que todos estejamos de acordo com a posição tomada por eles, mas justificaram as razões da sua ausência. Ausências serão também as de Mário Soares e Manuel Alegre.

Biblioteca Municipal de Oleiros com feira do livro



A Biblioteca Municipal de Oleiros leva a efeito, até ao dia 27 de abril, no Posto de Turismo de Oleiros, mais uma Feira do Livro destinada à população em geral, com o objetivo de fomentar os seus hábitos de leitura.

Ganhe o hábito salutar de se deslocara esta Biblioteca e tome conhecimento com as diversas respostas que podem ser obtidas nesta "casa da cultura".

À feira do livro ainda está a tempo de a visitar.

abril 24, 2012

Alberto Ladeira, FOTO DISCO, celebra 25 anos dia 5 de Maio

COM A SIMPLICIDADE QUE SEMPRE OS CARATERIZOU
COM A DEDICAÇÃO, TRABALHO E COMPETÊNCIA 
COM O SABER SEREM VERDADEIROS AMIGOS
COM O AMOR PELA SUA TERRA NATAL
A CELEBRAÇÃO DAS BODAS DE PRATA DE PROFISSÃO

 foto na sacristia após terem fotografado
 um casamento

O convite e a notícia chegou pelo telefone. Foi o próprio Alberto Ladeira que me deu a honra de ser incluido no grupo de convidados para a inauguração da sua exposição fotográfica que celebra os 25 anos nesta profissão. A exposição vai estar patente na Lar da Santa Casa da Misericórdia de Oleiros - excelente ideia - desde a sua inauguração, dia 5 de Maio, até ao final do mês. Mas não fica por aqui, pois este verdadeiro artista oleirense voltará a ter esta exposição no período da Feira do Pinhal e Festa de Santa Margarida. Ninguém deve deixar de visitar uma exposição única pois muitos de nós conhecemos o excelente trabalho do Alberto Ladeira e sua esposa Fernanda Ribeiro. A sua empresa FOTODISCO tem a sua sede em Castelo Branco, mas manteve sempre casa aberta em Oleiros onde o seu irmão assegura parte do trabalho e o Alberto e/ou esposa fazem as cerimónias como casamentos e todos os eventos de relevo que se desenvolvem no seu concelho. Mas o seu trabalho, hoje, já ocorre em quase todo o país.


Este acontecimento (inauguração da exposição) coincide com a celebração do 7º aniversário do meu neto, o que me levanta alguns problemas na possibilidade de estar presente, mas este casal amigos de sempre, sabem bem o carinho que tenho por eles e pela sua obra e contrário também é verdadeiro.
Oleiros vai abrir as cortinas para a arte e trabalho que, lhes garanto, é de uma enorme qualidade e história da nossa zona.
Há muito esperava isto do Alberto, mas ele soube esperar pela realização dos seus 25 anos de profissão.
  
Note-se que este artista fotográfico já participou em várias exposições sendo o seu maior trabalho  “Oleiros – 50 anos em Fotografia”,  que esteve no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, em Castelo Branco.

Chefias nas Câmaras Municipais vão reduzir muito em 2013

 

 GOVERNO QUER REDUZIR PELO MENOS 30%  DE LUGARES
A TROIKA INDICA UMA REDUÇÃO DE 15%

Seguindo um bom trabalho publicado no jornal i no passado dia 23 de Abril de 2012 (nº 928), só as maiores Câmaras Municipais da CDU vão ter de reduzir mais de 60% dos seus dirigentes (chefias). Mas não se pense que só nas desta cor acontecem redução, basta fazer a leitura desta tabela e verifica-se que em muitas Câmaras do país e de todas as cores políticas há excesso de dirigentes de várias categorias, no entender do Governo e não só.

Esta proposta de redução das chefias teve a participação da Associação Nacional dos Municípios Portugueses e nela se criam tectos máximos para  cada Câmara tendo em conta o número de habitantes, mas serão as Câmaras a definir quais os cargos a extinguir. Este processo tem de estar fechado, já com as necessárias deliberações das respetivas Assembleias Municipais até ao final de 2013. 

Note-se que, neste ano, verificam-se as eleições autárquicas com enormes remodelações e nova legislação que ainda terá de ser aprovada. Para tornar todo este processo mais difícil, o que se sabe é que das 308 Câmaras Municipais, 161 atuais presidentes não vão poder recandidatar-se. Tendo em conta as reorganizações internas para aplicar a redução de dirigentes, prevê-se que este processo - redução do número de dirigentes nalgumas Câmaras - se prolongue durante o ano 2014, sabendo-se que as eleições estão previstas (com mês e dia ainda a designar) para o Verão do próximo ano.
38 autarquias encontram-se numa situação de rotura ou dificuldades  financeiras, como são as de Barreiro, Moita, Espinho, Évora, Vila do Conde, Chaves, Lourinhã, Serpa, Alcochete e outras.