julho 30, 2012

Espetáculo pirotécnico de luxo em Oleiros

Espetáculos Musicais e Pirotécnicos são 

pontos fortes da XII Feira do Pinhal

- afirma o Município na sua página oficial -


"A XII Feira do Pinhal, como é já apanágio deste evento, conta com um cartaz diversificado e bastante apelativo que atrai muita gente a Oleiros. Assim, no panorama musical, para além da mostra musical do concelho, com o acordeonista Abílio Alves (dia 8 de agosto), o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros, o Grupo de Danças e Cantares do GAIO (Orvalho) (dia 9 de agosto), a Sociedade Filarmónica Oleirense e o Rancho Maltêz do Mosteiro (dia 10 de agosto), Rui Gaio (dia 12 de agosto); haverá ainda a atuação da Orquestra Ligeira da Câmara Municipal de Ponte de Sôr (dia 11 de agosto) e os espetáculos de Roberto Leal (dia 8 de agosto), Quinta do Bill (dia 9 de agosto) e The Gift (dia 13 de agosto). Aos dois primeiros espetáculos, segue-se a atuação de Tiago Silva e Miguel Agostinho, respetivamente.

No campo pirotécnico, a Pirotecnia Oleirense apresenta, uma vez mais, dois memoráveis espetáculos, com produção a cargo da LusoEvents. O primeiro, no dia 9 de agosto, "Sinfonia das Cores", conta com a participação da Banda Nova de Fermentelos e pode ser visto do recinto da Feira. Já o segundo, na madrugada de domingo para segunda-feira (de 12 para 13 de agosto - Dia do Concelho), consiste num espetáculo piromusical, intitulado "Astrum", que deverá ser assistido do recinto de Festas de Santa Margarida, também ele situado na vila de Oleiros."

Tony Carreira em "Verão Total" na Pampilhosa

É verdade. Este artista que move multidões e soma êxitos em cima de êxitos vai estar no próximo dia 1 de agosto na praia fluvial de Pampilhosa da Serra. O curioso é que no dia 18 volta a estar (já estava programado) na Feira de Artesanato e Gastronomia da Pampilhosa, que decorre de 14 a 18 e além do Tony Carreira, atuam ainda o seu  filho David Carreira (dia 14) e José Malhoa (dia 17). Fica a informação e não deixem de participar nestes dois eventos.


Festival da Juventude em Cernache do Bonjardim

No próximo dia 14 de agosto, o Município da Sertã e a Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim promovem o Festival da Juventude. 

A decorrer no Parque de Feiras de Cernache do Bonjardim, este festival pretende comemorar o Dia Internacional da Juventude (assinalado a 12 de agosto).

O programa inicia-se às 20H30M na Tenda Multi Expressions, por onde vão passar diversas demonstrações. Às 22 horas sobem a palco os CAIM, uma banda portuguesa originária da ilha da Madeira. Às 23H30M, tem início o espectáculo “One Vision – Tributo ao Queen”, com a primeira banda de tributo aos Queen em Portugal. Pelas 00H30M, inicia-se o tributo a Bob Marley & The Wailers com o espectáculo “Quem é o Bob?”. Cerca das 2 horas, entrará em cena a música electrónica com o DJ Rui Estêvão (Antena 3).
O Festival da Juventude é uma iniciativa conjunta do Município da Sertã e da Junta de Freguesia de Cernache do Bonjardim e decorre a 14 de agosto, no Parque de Feiras em Cernache do Bonjardim.
O Dia Internacional da Juventude assinala-se a 12 de agosto, por resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) tomada em 1999.

julho 29, 2012

X-Jazz – Ciclo de Jazz das Aldeias do Xisto”.

Pela Sertã de 14 a 18 de agosto que será palco de concertos


Trata-se de um convite a todos os apreciadores de jazz para que visitem alguns dos mais belos territórios do país, disfrutando de uma experiência única e inesquecível.
Um dos pontos altos do X Jazz decorrerá em Pedrógão Pequeno, Concelho da Sertã, com a presença do britânico Evan Parker, considerado por muitos uma lenda viva do saxofone. Este músico coordenará um grupo de 17 músicos que, de 14 a 18 de agosto, desenvolverão trabalho intensivo na Sociedade Filarmónica União Pedroguense.
Além das sessões de trabalho, decorrerão apresentações públicas no Hotel da Montanha, Moinho das Freiras, Casal de S. Simão (concelho de Figueiró dos Vinhos) e Casa da Cultura da Sertã. Todas as ações desenvolvidas serão documentadas em diversos suportes: áudio, vídeo, fotografia, desenho e prosa, com vista à posterior edição de uma caixa que reúna todos os suportes.

CENTRO GEODÉSICO DE PORTUGAL EM VILA DE REI

UMA BOA INFORMAÇÃO !
A auto-estrada A23, que liga as cidades da Guarda e Torres Novas, tem agora pórticos indicativos do Centro Geodésico de Portugal – Vila de Rei.

Desta forma, os milhares de veículos que percorrem esta auto-estrada encontram duas placas indicativas de proximidade do Centro Geodésico, situadas entre as saídas de Abrantes – Abrantes Oeste (sentido Sul – Norte) e Mouriscas – Abrantes Oeste (sentido Norte – Sul).
Para Irene Barata, presidente da Câmara Municipal de Vila de Rei, “a colocação destes pórticos na A23 vem dar ao Concelho de Vila de Rei, e nomeadamente ao Centro Geodésico de Portugal, uma visibilidade ainda maior, permitindo que todos os milhares de pessoas que percorrem a auto-estrada tenham indicação da proximidade do nosso Concelho e de um dos pontos mais emblemáticos de Vila de Rei.”
_______
Já visitou? Não? Acredite que vale a pena pela vista e pelos melhoramentos que foram ali feitos. É um enriquecimento pedagógico e do ambiente.

Proença - Inventário arqueológico pronto em 2013

  "Dentro de cerca de um ano deverá estar concluído o inventário arqueológico do concelho de Proença-a-Nova, que está ser feito por uma equipa da Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT), com o apoio do Município. 

Além do levantamento de pontos de interesse, o objetivo é investir em escavações que ajudem a desvendar o património existente. Depois do primeiro teste em curso até final da semana, está projetada a continuidade de campos arqueológicos nos próximos anos.

À descoberta dos répteis da floresta no CCVF de Proença

  "O CCVFloresta dinamizou o workshop “Répteis da Floresta”, enquadrado no projeto “Ciência Viva no Verão”, com a participação de Vasco Flores Cruz, biólogo, investigador do CIBIO - UP e fotógrafo de natureza e vida selvagem, que tem desenvolvido projetos na área da conservação e divulgação da biodiversidade. Os participantes descobriram e aprenderam a identificar os répteis existentes na floresta da região, assim como um pouco da sua história, biologia e ameaças à sua conservação. Na saída de campo puderam conhecer os habitats das diversas espécies, identificando algumas, caso da cobra-d’água de colar.
A atividade decorreu na zona da Aldeia Ruiva, num percurso entre a serra e a ribeira da Isna. Os participantes contactaram com o meio e conheceram os diversos locais onde vivem algumas espécies de répteis, aprenderam técnicas de captura para estudo, recolheram imagens e observaram as caraterísticas de cada individuo. No final, de acordo com as boas práticas, os animais foram devolvidos vivos à natureza."
 

Centro Ciência Viva de Proença com novos recursos

Ao completar cinco anos de atividade com mais de 60 mil visitantes, o Centro Ciência Viva da Floresta vai beneficiar de uma renovação de conteúdos. Na festa em que dezenas de crianças ajudaram a apagar a vela do 5º aniversário, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, anunciou que poderá “haver novidades até final do ano ou no início do próximo”. A par da remodelação e reorganização do espaço, mantém-se a procura de novos serviços e o próximo será a realização de análises ao mosto e ao vinho.
O laboratório para efetuar as análises já está montado e preparado para o período das próximas vindimas. Depois do mosto e vinho, no futuro o objetivo é alargar este serviço a novos produtos, como o leite e o azeite, explica o diretor do Centro, vereador João Manso.
A animação junto ao espaço de divulgação da ciência começou cedo, no último sábado. Para celebrar o aniversário foram organizadas cinco atividades diferentes, mas a mais concorrida foi a subida em voo cativo no balão de ar quente da Valnor. Entre as 8 e as 10 horas, mais de uma centena de pessoas experimentou a flutuar até uma altura de cerca de 30 metros, observando a floresta e o Aeródromo Municipal a partir do céu.
Fazer scones e chá com plantas aromáticas, bolas de sabão gigantes e instrumentos musicais com materiais recicláveis, ou ainda lançar foguetões de água, foram outras das atividades disponibilizadas gratuitamente aos visitantes, numa jornada de portas abertas com uma elevada adesão por parte do público.
- Município de P-a-N

julho 27, 2012

Hotel de Santa Margarida em Oleiros só depois do verão

Pelas notícias vindas a público parece que a abertura do hotel em Oleiros só vai abrir em setembro ou mesmo em outubro. Foi pena que não se conseguisse que abrisse dois ou três meses antes porque muito jeito faria a muitas pessoas que visitam Oleiros nesta altura, músicos, artistas e técnicos. É que não é somente ao apoio à Feira do Pinhal e Festa de Santa Margarida mas a todas as festas do concelho. Mas nestas coisas de concursos nem sempre decorrem como se deseja (nós que estamos de fora)
Deixo-lhes, pelo menos, imagens desse edifício.


Casa da Comarca da Sertã a marcar presença nos grandes eventos

A Casa da Comarca da Sertã (CCS) vai marcar presença com um stand na Feira de Enchidos, Queijo e Mel (Vila de Rei, entre 2 e 5 de Agosto) e na Feira do Pinhal (Oleiros, entre 8 e 12 de Agosto).


Tal como nas anteriores participações, para além de diverso material promocional dos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, a disponibilizar gratuitamente, teremos ainda para venda diversas obras literárias, nomeadamente “Sertanense: 75 Anos de História” (da autoria de Rui Pedro Lopes, Jornalista e sócio da CCS), “História Terras Perdidas” (da autoria de José Carlos Duarte Moura e editada pela RVJ Editores), “Vilar dos Condes - A terra e a sua gente” (da autoria de Alda Barata Salgueiro, sócia da CCS), “A Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova” (da autoria de Francisco Goulão e editada pelo Comendador Sebastião Alves, sócio da CCS recentemente falecido) e “O Santo Condestável e o Infante” (da autoria de Francisco Matos Gomes, antigo Presidente da Direcção da CCS), entre outras surpresas.

Faça-nos uma visita!


Retomaremos as actividades na nossa Sede com uma Noite de Fados com Jantar, a realizar dia 26 de Setembro.” - afirma o Presidente da Direção Eng. Pedro Amaro.

Faltam poucos dias e Oleiros está com Feira do Pinhal


Corrida de Carros de Rolamentos na Cumeada (Sertã)

Inserido nas festas da CUMEADA , no dia 4 de Agosto existe uma corrida de carros de rolamentos com concentração e inscrição marcada para as 15H00 e, logo às 15H30 tem início a corrida. A organização é da responsabilidade do Centro Social, Cultural, Recreativo e Desportivo da Cumeada. A festa é recheada de tradições.

Participem e colaborem na concretização destes eventos incluídos em festas populares, que são criados a pensarem no divertimento das pessoas.


julho 26, 2012

Futsal no Orvalho no início de Agosto

 De notar que esta modalidade desportiva tem sido um êxito no concelho
e este evento vem reforçar ainda mais essa tendência. Participem,
jogando ou assistindo, incentivando as equipas. Os jovens merecem.
Os contatos constam do próprio cartaz.

Quanto a equipas já garantidas são as seguintes: 

Duas equipas do Orvalho
ModelSport
Zebra Publicações
Cardosa
 (mas continuam abertas as inscrições)


julho 25, 2012

Casa do Benfica realiza FESTA DA CERVEJA

O local é o do costume, no jardim municipal de Oleiros
Dia 27 de Julho (Sexta-Feira) com o seguinte programa
21H30 - Actuação da Sociedade Filarmónica Oleirense

23H00 - DJ "The Shark"


Dia 28 de Julho (Sábado)

22H00 - Actuação de Abílio Alves

03H00 - DJ "The Shark"


De acordo com informação dada, haverá petiscos, CERVEJA e muita animação … NÃO FALTEM!

julho 24, 2012

RTP nas piscinas de Oleiros dia 25. Praia de excelência

Amanhã, dia 25 de Julho, todos os caminhos
vão dar às Piscinas Municipais e Praia Fluvial

De acordo com a informação constante no site do município de Oleiros, "vai ter lugar amanhã, a partir das 10h30, o ponto alto do período Verão em Movimento 2012, definido pela equipa das Piscinas Municipais, com a realização de uma reportagem da  RTP naquela infra-estrutura. Com o intuito de promover um exemplo de um destino de excelência do interior, quem visitar as Piscinas Municipais no dia 25 de julho, quarta-feira, no periodo matinal, poderá desfrutar de uma panóplia de atividades diferentes a pensar no bem-estar do utente.

Da parte da tarde, pelas 14h30, a intervenção será a partir da idílica praia fluvial de Açude Pinto, nas imediações do Camping Oleiros. Com água corrente da Ribeira de Oleiros, um afluente do Zêzere, este é um local aprazível, que deslumbra pela sua beleza natural, com muitas sombras, relvados e duas piscinas, uma para os mais novos e outra mais profunda."

julho 23, 2012

SUMMER Party sábado e domingo nas piscinas municipais

Oleiros tem tido uma série de acontecimentos variados que poderíamos dizer que tem sido e são para todos os gostos. Desde a parte desportiva, aos projetos organizados pelas piscinas de Oleiros e Sertã, torneios de Futsal, festas e convívios, almoços de grupos, alguns com mais de 100 pessoas, mostra à evidência que cá por estes lados (Oleiros) quando o calor aperta "não temos para onde nos virar" de tanto que temos à escolha.
Desta vez é com todo o prazer que aqui divulgo uma iniciativa (mais uma) do 
 


Vila Nova da Basquinha na RTP2 - Programa "Camara Clara"

CONVIDADOS:
FRANCISCO SOUSA LOBO, JOÃO PINHARANDA,
MANUEL AIRES MATEUS, ANA RODRIGUES

Em Vila Nova da Barquinha, concelho cujo número de habitantes não chega aos oito mil, há um património, histórico e recém-criado, que orgulharia qualquer grande centro urbano: o Parque de Escultura Contemporânea, com peças de onze dos mais reconhecidos artistas portugueses, acaba de ser inaugurado no parque que em 2007 ganhou o Prémio Nacional de Arquitetura Paisagista, uma intervenção completada em 2005 em sete hectares à beira Tejo.
É também em Vila Nova da Barquinha que acaba de ser estreada a primeira Escola Ciência Viva para o primeiro ciclo em Portugal. Mas talvez o tesouro maior do concelho de Vila Nova da Barquinha seja o Castelo de Almourol. Numa pequena ilha no meio do Tejo, é um dos mais belos castelos portugueses. O comissário João Pinharanda, o arquiteto Manuel Aires Mateus, a Professora Ana Rodrigues e o engenheiro militar Francisco Sousa Lobo conduzem-nos neste último Câmara Clara antes de férias.


Programa na integra em:

À conversa com a professora Raquel Dias

ENTREVISTA 
à professora
Maria Raquel Mateus Dias

A entrevista de hoje volta a ser a uma jovem Oleirense, muito bem inserida no meio sendo uma pessoa com enorme simplicidade nas suas relações. É educada e responsável. Adora a família e as pessoas. Tem como formação o Mestrado em Ensino da Matemática no 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, desempenhando as funções de professora de matemática no 3º ciclo

É uma das jovens dinâmicas com 31 anos de idade, professora e filha dos conhecidos professores Fernando do Carmo Dias e Carminda dos Anjos Mateus Dias. Tem dois irmãos, João Carlos Mateus Dias pertencente à GNR da Batalha e o mais novo, José Tomé Mateus Dias, estudante da AEPPA (Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade).
A minha entrevistada já morou em Açude Pinto, junto às piscinas, depois os pais compraram vivenda no Casal de Santa Margarida, onde viveu alguns anos  e depois passou para outra noutra vivenda na zona identificada como "D. Vicente". Os pais trabalham atualmente na escola básica do 1º ciclo de Oleiros, mas já prestaram serviço em várias localidades do concelho.
E, depois desta introdução vamos conhecer um pouco mais a nossa Raquel

- Que escolas frequentaste ?

- Escola Básica do 1ºCiclo de Oleiros, a Escola EB2,3/S Padre António de Andrade, Escola Secundária de Amato Lusitano (Castelo Branco) e depois a Universidade de Coimbra.

- Uma excelente Universidade, por sinal, mas em que Faculdade?

- Frequentei a Faculdade de Ciências e Tecnologia

- Há quanto tempo terminaste o teu curso Raquel?

- Terminei a Licenciatura em 2007 e o Mestrado em 2009

- Quantos anos teve o teu curso ao todo?

- A licenciatura teve a duração de 5 anos (4 anos curriculares e 1 ano de estágio pedagógico) e o mestrado teve a duração de 1 ano.

Feira da tigelada em Proença-a-Nova. Um doce tradicional


Festa do Cabeçudo (Sertã) - PROGRAMA


Juventude dos 6 aos 16 da Sertã veio a Oleiros

 No passado dia 20/7, Oleiros foi invadido por 107 jovens dos 6 aos 16 anos pertencentes ao programa de Férias Desportivas que decorre de 25 de junho a 3 de agosto organizado pelo município da Sertã. Estes jovens estavam devidamente acompanhados por técnicos da Câmara Municipal, António Pedro, Daniela Bernardo e pelo coordenador do projeto João Nabais. Cada grupo de sete jovens estava ainda acompanhado por uma responsável.

Tratava-se de finalizar o turno 2 desse programa e que decidiram fazê-lo em Oleiros, por considerarem o espaço indicado para o fazer, disse-nos António Pedro. Entre outras coisas, foram às piscinas municipais, depois rumo às piscinas fluviais do Açude Pinto em animada conversa e cantorio mas disciplinadíssimos. As suas tendas estavam no parque de campismo (junto às piscinas) e assim puderam desfrutar da variedade de ofertas que nestes espaços todos podem encontrar.

Quando chegou a noite (bastante fria) fui um dos que assistiu à parte final do jantar de todos, incluindo os pais – entretanto convidados pelos responsáveis – e à apresentação de cada grupo de teatro, canções e representações diversas, que encantaram todos os que assistiam e eram muitos. Foi uma dia e noite em grande, mostrando a o bom que se retira deste tipo de projetos, no convívio, na aquisição de conhecimentos praticando várias modalidades desportivas e culturais.

Por agora, ainda a nova estrada entre as duas Vilas não está concluída (mas falta pouco) porque então as deslocações entre estes concelhos fazem-se muito melhor e menor tempo.

Entre os pais encontrei pessoas amigas e que não deixavam de tecer boas considerações desta iniciativa. Por nós, oleirenses, gostámos de os ter por cá, porque é nestes intercâmbios que se lançam raízes entre vizinhos que sempre coabitaram muito bem e o futuro prepara a necessidade de sermos cada vez mais, unidos

Foi bonito, foi bom, estão de parabéns. À Câmara e aos técnicos (também professores) conhecem bem o meio. E é claro que o Município não faltou com o apoio necessário em tudo o que era necessário, nomeadamente os transportes.
Deixo algumas fotos para ilustrar minimamente a passagem desta juventude por Oleiros.






 

julho 22, 2012

Sertã até 30 de Agosto sempre em festa - "Sertã Anima"

No dia 19 de julho regressou o programa de animação de verão Sertã Anima. Até 30 de agosto, todas as semanas haverá um espetáculo de música.

O programa Sertã Anima irá percorrer diversos locais do Concelho: a Alameda da Carvalha, na Sertã, a Casa da Cultura da Sertã, Parque de Feiras de Cernache do Bonjardim e recinto do Clube Bonjardim. Assim, no dia 19 de julho, quinta-feira, a partir das 21h30m, a Alameda da Carvalha na Sertã, junto à Margem da Ribeira da Sertã, recebe o Festival de Bandas Filarmónicas, com a participação da Filarmónica União Sertaginense e da Filarmónica Aurora Pedroguense. O programa Sertã Anima promete noites de Verão, onde a cultura e a música serão as palavras de ordem.

"Sertã Anima"
Veja o Programa

INCÊNDIO EM OLEIROS NASCEU EM CAMBAS E ESTÁ BRAVO

Atualização em 22 de julho:

1 - O incêndio já foi dominado pela manhã deste dia, mas consumiu, durante a noite uma imensa extensão de mato e árvores. Os meios aéreos não puderam atuar quando ele teve início porque foi muito perto da noite.
2 - Já durante este dia houve reacendimento sendo importante a intervenção conjugada com meios aéreos.

_______________________

O incêndio deflagrou em Cambas pelas 18H35 de sábado, dia 21/7 e logo se ouviram as sirenes dos bombeiros de Oleiros. Por coincidência, 15 minutos depois tive de partir de Oleiros para Lisboa e encontrei já vários carros dos bombeiros da Sertã e de outras localidades que se encaminhavam que a situação exigia mais meios que os de Oleiros. Entre Oleiros e Sertã houve um local onde consegui ver o fumo que saía do incêndio e que a foto acima identifica praticamente o que vi (pouco depois do início)

De acordo com  a informação da Autoridade Nacional da Proteção Civil, às 01H23, estão envolvidos: uma força especial de bombeiros; 292 bombeiros e mais outros 46; 78 viaturas operacionais de várias Corporações e 17 outros veículos.
Esta entidade afirma que "incêndio com uma frente ativa Operações de combate a decorrerem favoravelmente"

Por outras fontes soubemos que às 02H30 o fogo lavrava no Póvoa da Ribeira com tendência para subir até ao Roqueiro, se entretanto não for controlado, como todos desejamos.
A esta hora, a ANPC repete a informação que deu anteriormente.

Nasceu uma boa esplanada em Oleiros

 A ESPLANADA DO ZÉ

Vimos as obras de preparação e o seu excelente ritmo mas hoje aí está, já em funcionamento, uma esplanada em local privilegiado. Mesmo ao lado do mais que conhecido "Café do Zé", num espaço que estava abandonado e que a Lena e o Antão transformaram num local que, tenho a certeza, vai ser muito utilizado. O local não emprestava nenhuma beleza à Vila, ainda bem que tiveram esta ideia. Quem primeiramente me deu a notícia foi a Guiomar (esposa do "Zé) mas eles também me informaram horas depois. Ficou bonito o espaço, com acesso por escada mesmo ao lado do café. Que boa ideia, só vos posso dar os parabéns.

Hotel em Pampilhosa abriu recentemente

VILLA PAMPILHOSA HOTEL


Trata-se de um Hotel de 4 estrelas, com capacidade de 52 quartos, dos quais 12 são comunicantes e 2 deles adaptados a clientes com mobilidade reduzida. Além das salas de reuniões e conferências dispõe ainda de um SPA com Piscina Interior Climatizada, Jacuzzi, Sauna, banho Turco e Ginásio.

Volvido pouco mais de um ano sob a apresentação oficial do Projeto bem como a colocação da Primeira Pedra, o Villa Pampilhosa Hotel já se encontra em funcionamento.

Tal como é referido na apresentação do Villa Pampilhosa Hotel, situado no Interior de Portugal, há um novo objeto de paixão. Construído no topo da vila que lhe deu nome, o Villa Pampilhosa Hotel é o lugar ideal para os amantes da natureza, da gastronomia, da cultura e tradições regionais darem largas aos seus sentimentos mais profundos.

julho 18, 2012

"O pão nosso de cada dia" - exposição

Vai estar patente em Oleiros, de 3 a 31 de agosto, a exposição de pintura “O Pão Nosso de Cada Dia”, da autoria de Augusto de Matos. Numa coletânea de 28 aguarelas, a mostra aborda o ciclo temático do milho, numa odisseia que começa na sementeira e culmina com o pão de milho (a típica broa) que representava o pão que a cada dia alimentava as gentes da região.
Após um interregno de 8 anos, Augusto de Matos, natural de Oleiros, volta assim a expor na sua terra natal onde já apresentou duas exposições “Oleiros, a Metáfora do Tempo ou um Percurso de Sensações” (em 2002) ou “A Balada do Linho” (em 2004). O autor possui o Curso Técnico da Escola Industrial Marquês de Pombal, em Lisboa, tendo a disciplina de desenho sido uma das dominantes. Passa pelas Finanças e integra, em 1960, o Quadro de Desenhadores da Direção Geral dos Serviços Hidráulicos, em Lisboa, onde
adquire vasta experiência no ramo do desenho técnico e arquitetónico.

Futebol de 7 em Oleiros - Uma maratona


 Nos dias 13 e 14 ( sexta-feira e sábado) a Casa do Benfica realizou um torneio de futebol de 7 no campo municipal de Oleiros tendo estado presentes oito equipas, a saber: 
  
MODEL SPORT
NO BAR (Sertã)
Casa do Benfica de Vila de Rei
Cernache/Sardeiras
Cantinho dos papéis
Churrasqueira da Alverca
Cardoza
E também uma equipa de surdos/mudos de Lisboa

Na 6ª feira efetuaram-se todos os jogos entre equipas desde as 21H00 até às 04H00 da manhã. Uma maratona a sério mas de excelente convívio. No sábado à tarde jogaram-se as duas partidas para apurar os finalistas e mais tarde realizou-se a final entre as equipas do NOVEL SPORT e NO BAR tendo saído vencedora esta última. Os prémios, como já aqui tínhamos anunciado era de 300€ + troféu para o primeiro classificado e 100€ + troféu para o segundo
De lembrar que o mais importante que esteve presente foi mesmo o convívio entre jovens de várias localidades. Para o 1º e segundo lugar havia prémios monetários e também taças.
Paulo Peixoto ofereceu, como habitualmente, um leitão à equipe que mais senhas obteve no bar em seu nome. O esquema é muito simples. Eu compro uma ou mais senhas para bebida e indico à organização para colocar essas senhas no  bloco (prego) da equipa  que eu escolho. Aquela que mais senhas tiver, leva o leitão. Este ano o bom do porquito assado foi para a NOVEL SPORT.

MOTOCICLISTAS DA COVILHÃ PREFERIRAM CABRITO


 UM GRUPO DE MOTOCICLISTAS DA COVILHÃ VIERAM
ALMOÇAR CABRITO ESTONADO A OLEIROS


 Neste domingo , este grupo de amantes de viajar de moto, vieram almoçar ao restaurante “Maria Pinha” em Oleiros.  Tive oportunidade de conversar com vários deles que se mostraram  bastante alegres, bem dispostos e e não deixaram de apreciar este prato regional . Isto Mostra que a divulgação da gastronomia oleirense está a dar os seus frutos. E não são casos isolados. Nos dias de hoje, especialmente aos fins de semana, há sempre  quem marque vários almoços para o cabrito e maranho. Mesmo assim, têm acesso (ao domingo) de excelentes entradas e variadas sobremesas.

Feira do Pinhal de Oleiros apresentada em Castelo Branco

 Ontem (dia 17 de julho) foi apresentada oficialmente, em Castelo Branco, pelas 19 horas, a 12.ª edição da Feira do Pinhal, a qual decorre em Oleiros, de 8 a 12 de agosto. Recorde-se que este é uma feira de atividades económicas de relevo e de capital importância no âmbito da dinamização socioeconómica de toda a região. Este ano, a tónica do evento vai centrar-se na valorização do território, nomeadamente no que se refere à sua atratividade e competitividade.

Para conhecer em detalhe o programa da feira do pinhal e da festa de santa Margarida leia em

julho 16, 2012

Para alguns há final feliz


Há uns seis dias, alguém que veio até à piscina do Açude Pinto, deixou à porta da Anabela (casa mesmo junto à piscina) dois gatinhos acabados de nascer embora com a barriguita cheia. Não abriam os olhos. A Anabela levou-os para dentro de casa, até porque os seus dois filhos, não queriam outra coisa. Isso obrigou-a a comprar seringa, aquecer o leitinho e ir dando de comer aos abandonados. Chegou ao ponto de, se levantar de noite para os alimentar. Mas…, tendo ela outros animais, pegou um em cada mão com todo o carinho e foi ter com primos e tios para lhes propor ficarem com eles. Mas em vão. Todos diziam que “gatos é o que para há mais”. Alguns até já davam sugestões dramáticas e derradeiras à sobrevivência dos abandonados.

EXPOSIÇÃO “MEMÓRIAS DO ULTRAMAR”

EM OLEIROS


A CERIMÓNIA
Neste domingo, dia 15, foi feita a abertura da exposição fotográfica “Memórias do Ultramar” na Junta de Freguesia de Oleiros com apoio da Câmara Municipal, jornal “Oleiros Magazine” e fotodisco. Uma exposição bem conseguida, parecendo mesmo uma galeria oficial. Ali estão muitas das fotos de pessoas que ainda estão vivas mas serviram Portugal nas guerras do ultramar, pessoa que já faleceram e as que tombaram em combate ou outras situações.
As fotos foram cedidas pelos próprios ou familiares e devidamente tratadas tecnicamente a preto e branco pela FOTODISCO de Alberto Ladeira que, como se sabe, prima por um trabalho muito profissional.
Nesta exposição não se apreciam peças de arte de um artista mas é mais uma cruzilhada de recordações (várias), emoções muito fortes, sentimentos variados  e  representação do dever cumprido na defesa da sua Pátria, independentemente de ser ou não ser justa uma guerra que decorreu desde 1961 até 1975. Uma guerra que não só matou, como deixou sequelas, traumatismos e muitos mutilados marcas que em tantos “ainda hoje lhes tira o sono, os apoquentam”  decorrentes do cumprimento do seu dever
A exposição permite várias leituras da mesma realidade. Ali estão vivências diferenciadas. Uma belíssima exposição “pioneira a nível distrital ou mesmo nacional”. Isso porque se trata de uma ideia conseguida por uma Junta de Freguesia que afirma que “é uma homenagem  aos homens da nossa freguesia que combateram na guerra colonial, homenagem que se estende também às suas famílias”.


A homenagem foi limitada à freguesia de Oleiros, mas é impossível deixar de a ligar a todo o território nacional e a todos os militares envolvidos que frequentemente enchiam paquetes/navios como o Quanza, Pátria, Vera Cruz, Niassa e outros, deixando no cais de Alcântara familiares, namoradas e amigos em pranto. Era um adeus para muito tempo e logo para a guerra, lá muito longe com a incerteza do que aconteceria nos anos seguintes.
O impacto desta cerimónia e exposição foi muito envolvente, tendo a cerimónia de abertura decorrido no auditório da Junta sendo pequeno para tanta gente presente. Na Mesa encontrava-se o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, José Santo Marques, o Presidente da Junta de Freguesia, Alfredo Martins, representa da Direção da Liga dos Combatentes núcleo de Castelo Branco e o Tenente Coronel Pires Nunes que fez a intervenção principal, num relato na primeira pessoa com um grande conhecimento dos acontecimentos e as razões com pormenores da guerra em si. Uma excelente intervenção para quem viveu a realidade e continuou a estudar sobre esta realidade. Foi o convidado especial para dissertar sobre o tema da guerra no ultramar e falou das “outras guerras” como a que levou à independência do Congo em 1960, que a partir daí, sentiu-se uma grande pressão em Angola. Em 1964 foi a vez da Guiné e no ano seguinte é Moçambique que entra também em guerra. Nos dados que apresentou, 1240 foram mortos em combate mas no total (também por acidentes vários) elevou o número para 2070. Oitocentos mil militares passaram pela guerra do ultramar nesse período que terminou em 1975 de forma conturbada. No final do seu discurso, Pires de Lima mostrou-se bastante desagradado com a classe política “que despreza a minha juventude” porque foram “50 anos de desenganos, 50 anos são muitos anos. Ai tantos que regressaram, ai tantos que lá ficaram”.
Depois desta intervenção, o Presidente da Junta de Freguesia, pediu a todos que fizessem um minuto de silêncio em memória dos militares que faleceram. Fui cumprido. Alfredo Martins tinha aberto a sessão dando as boas vindas a todos os presentes e agradeceu a todos quantos contribuíram para que esta exposição se conseguisse tendo agradecido especialmente aos próprios ou familiares que emprestaram as muitas fotos que fazem partes dos quadros expostos. Disse que as entregaria rapidamente e que os quadros, esses, ficariam a fazer parte do espólio da Junta.

Presidente da Câmara também se emociona

Na cerimónia, como não podia deixar de ser, usou da palavra o sr. Presidente da Câmara, ainda antes da intervenção principal, que considerou a iniciativa de feliz e agradeceu à Junta pela ideia que apresentou desta organização de exposição e “a Câmara apoiou logo e suportou  todas as despesas”. Afirmou ainda que “esta exposição é diferente de todas as outras, porque neste país não deve haver quem não tenha um familiar que não tenha passado pela guerra” por isso justa e diferente. Chamou a atenção para as consequências que esta guerra teve, quanto a traumas e sequelas que são do domínio público. Fez agradecimentos, nomeadamente a Alberto Ladeira, João Carrega da RVJ, aos funcionários da Câmara e todos os que estiveram e estão envolvidos. Disse - “também estive no ultramar mas foi em Timor durante dois anos e meio e o meu pai faleceu oito dias antes de regressar com a emoção e alegria pelo regresso do filho, segundo confirmação médica.”


A voz aos ex-combatentes
“Ontem chorei ao entrar aqui no momento da montagem da exposição”


No final das intervenções da Mesa, foi dada a oportunidades a algumas pessoas presentes para usarem da palavra. Foi o que aconteceu. Foram feitas três num clima de muita emoção, carregadas de sentimentos profundos a dificultar até as suas próprias intervenções. O silêncio na sala era total. Na primeira das intervenções foi especialmente um tributo ao nosso amigo Lino, falecido em combate e veio de um companheiro que desempenhou as suas funções sempre junto dele. Veio para saudar a família ali presente. Seguiu-se outra que os nervos e a também a emoção o dominaram, mas não deixou de apresentar o seu percurso enquanto militar e homem da guerra. Finalmente, Júlio Martins, altamente emocionado e até com alguma dificuldade de pronunciar normalmente as palavras, deixou muitos dos presentes na sala com a lágrima no olho. Traçou um quadro realista da forma como se combatia no Ultramar, mas também as ansiedades nas vésperas das operações, os medos (sim os medos) que se apoderavam das pessoas “porque só agarrados à fé é que conseguiam enfrentar as operações em combate ou as patrulhas por terrenos perigosos”.  É verdade que muitos morreram por desastres, mas só da nossa freguesia, três caíram em combate. “As famílias escondiam-nos essas notícias tristes para não nos aumentarem o sofrimento. A minha geração, a nossa, deve testemunhar aos mais jovens estas realidades que me marcaram a mim e tantos outros. Sofremos, muitas vezes calados e depois destes anos os traumas lá estão nas cabeças de cada um”. Tratou-se de uma intervenção que encerrou a sessão debaixo da comunhão de sentimentos, porque quase todos ali sabiam bem o que foi o horror de enfrentar um inimigo em guerra subversiva, instigada cada vez mais por interesses políticos ( e não só), estrangeiros.
Esta foi uma iniciativa tocante, como tinha afirmado Pires de Lima.

julho 15, 2012

Sertã ou Castelo Branco?

As placas de direção que se encontram no entroncamento na estrada 351 frente à rotunda do Ramalhal (Oleiros) estão pouco nítidas embora se consigam ler minimamente mas precisam ser pintadas. Quem conhece a zona não precisa sequer a indicação, mas quem venha ou passe por esta Vila (e com muitas provas e concentrações de motas, bicicletas e provas oficiais de várias modalidades, a indicação nítida dos rumos a seguir é, no mínimo, o que se pode solicitar aos responsáveis que, como sabemos, não são das autarquias locais.
Então, em nome de todos os que utilizam estes percursos, lanço o pedido para que estas placas desempenhe, cabalmente, as suas funções.