fevereiro 28, 2013

Relato completo do Passeio Turístico TT Pinhal Total

Condições ambientais ideais para a prova

"No ano internacional para a cooperação pela água, este bem natural traçou o sucesso daquele que foi o passeio turístico da Pinhal Total com mais participantes de sempre. O sexto ano consecutivo desta jornada foi presenteado pelas condições ambientais ideais para este tipo de evento, visto que nos dias antecedentes choveu em abundância e no próprio dia a chuva deu tréguas, deixando brilhar o sol que aqueceu o dia. O pó deu lugar à lama, proporcionando tanto a motos como a jipes um dia agradável, mais propício a aventuras. Por acaso ou não, a água foi, de facto, o ex-líbris do passeio tendo em conta que o percurso era rico em cursos de água engrandecendo a já tão memorável paisagem do concelho de Oleiros. De notar sítios como as Amieiras da Roda ou o percurso entre o Pedintal e a Ribeira da Isna sempre percorrido lado a lado com a ribeira, pormenores paisagísticos que fazem a diferença.

Ainda neste âmbito, a organização teve especial atenção ao fazer com que os jipes tivessem um percurso mais lento e com menos quilómetros para apreciar a beleza circundante. À semelhança do ano anterior, a orientação dos jipes foi feita através do roadbook e por seu turno as motas, mais rápidas e por isso com mais quilómetros de percurso, possuíam orientação através de fitas.

Ao encontro da gastronomia diversificada

Não obstante a paisagem, outro grande chamariz deste evento foi sem dúvida a gastronomia. Ora, poucos quilómetros depois da partida, fazia-se já uma paragem nas Charcas da Lontreira para um recheado pequeno-almoço com destaque para os produtos típicos regionais desta zona com confecção caseira. Seguindo caminho e enquanto uns ainda se debatiam numa grande subida na Serra da Lontreira, já outros se deliciavam ao almoço no ISCA (Isna) com uma farta feijoada, onde não faltou a tradicional broa da Isna.

Mas neste passeio, não há lugar para a fome, e depois de mais uns quilómetros revestidos de paisagens extravagantes e raras, uma merenda esperava já os 320 participantes no Parque de Campismo de Oleiros. Aqui, como já vem sendo tradição, são preparadas na hora, por mulheres locais, dezenas de filhós que fazem desta merenda mais uma paragem obrigatória que consola particularmente os forasteiros de todas as partes do país. Bem comer e bem beber sempre rodeados de gente caracteristicamente hospitaleira, como este ano o mostraram ser também a população da Roda e particularmente o Sr. Manuel Barata, que convidou todos os participantes a visitar a sua adega típica.

A espectacularidade do percurso

Aliando paisagem e gastronomia só falta referir a aventura para que todos os elementos essenciais a um passeio de sucesso fiquem preenchidos. É neste momento que os mais corajosos se regozijam com a afamada pista de obstáculos no centro do concelho de Oleiros, que este ano apresentava um nível de dificuldade mais acentuado devido à intensa chuva que se fez sentir nos dias anteriores. Com o espírito aventureiro à flor da pele muitos foram os participantes que se arriscaram dando espectáculo para o numeroso público que assistia fervoroso. 

Relativamente ao ano passado, onde a atracção principal era uma vala com cerca de cinco metros de profundidade, com água e bastante íngreme que oferecia maiores dificuldades, este ano a pista foi mais abundante em obstáculos difíceis devido ao estado do solo cativando cada vez mais pessoas a assistir e obrigando por vezes à ajuda de uma retroescavadora.

 O convívio, a animação

Após tanta adrenalina, como não podia deixar de ser, vem o convívio num espaço de excelência, a recente unidade hoteleira do concelho, o Hotel Santa Margarida. Deu-se então lugar a um aprimorado jantar com tempo até para actuação de Carlos e Miguel Agostinho, músicos locais, que animaram o convívio ao som de acordeões.
O sucesso

Desde 2008 a inovar e a levar cada vez mais longe o seu passeio todo-o-terreno, a Pinhal Total proporciona uma crescente qualidade que se reflecte na adesão a este evento. Prova disso, são os 120 novos participantes que se estrearam este ano em Oleiros. Com a promessa de continuar a proporcionar um dia único a todos, a Pinhal Total prima nos seus passeios pelas qualidades que definem esta associação: aventura, convívio, gastronomia e paisagem. Nada é deixado ao acaso para que tenha uma experiência ToTal.

Os dados
Ficha Técnica
Data: 23-02-2013
Organizador: Associação Pinhal Total
Nº Veículos: 150 (120 jipes , 30 motos)
Nº participantes: 320
Local de partida: Oleiros
Local de chegada: Oleiros
Kms percorridos: 52Km
Tipo de dificuldade: Média
Orientação: 
Jipes -Road Book e placas
        - Motos - Fitas "

Texto de: Eduarda Barata
 ___________________________

Os meus agradecimentos pela colaboração, tanto à Eduarda como à Nelma por me fazerem chegar, já depois de eu ter escrito algo sobre o Passeio, este documento e as indicações onde se podem ver as várias fotos na página da "Pinhal Total". Todos os interessados podem entrar na mesma e consultar.
As fotos que podem ver são da autoria de  Eduarda Barata, Jorge Cordeiro Rodrigues e Susana Lopes.
No texto da Eduarda Barata, tomei a ousadia de incluir subtítulos a azul. Espero não ter ferido nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário