maio 07, 2013

1ª Comunhão - Corpo de Deus - Procissão em Oleiros

No passado domingo decorreram, em Oleiros, vários acontecimentos dignos de destaque. Iniciaremos pela festa da igreja e das famílias cristãs, já que as crianças da catequese preparadas para fazer a primeira comunhão o fizeram com uma igreja cheia, com a cerimónia e ser conduzida pelo Cónego Martinho, sempre bem acompanhado por jovens que ajudavam no altar. Foi um dia especial para todos. Foi o coroar de muita preparação com estas crianças que, por fim, tomaram Cristo. Que bonito, que significativo, que entrega!

A Margarida comungando ladeado dos pais

Depois da cerimónia, houve procissão. Também era dia de Corpo de Deus que, neste concelho, foi adiantado para este dia, uma vez que no próximo mês coincidia com a Feira Medieval em Oleiros. Foi bom este consenso para que tudo pudesse decorrer de modo próprio e com participações diversas.
Quanto à procissão foi bonita e muito participada. É certo que decorreu em passo alargado e não era com medo de chuva porque o dia esteve estupendo. Mas, para muitas pessoas já idosas (a maioria) subirem na segunda metade do percurso, criaram-se alguns espaços que se, fosse melhor coordenada, algumas das pessoas não chegavam a queixarem-se "do andamento".  
Nota especial aqui para a nossa Filarmónica que, como já é hábito, dá um brilho especial no decorrer da procissão. Desta vez, tocaram duas novas peças musicais lindíssimas apropriadas para este tipo de acontecimento. 
Uma nota menos positiva para as pessoas que estacionam as suas viaturas em locais por onde passa a procissão, prejudicando-a, naturalmente.

Aqui ficam algumas fotos deste momento





Sem comentários:

Enviar um comentário