maio 28, 2013

CASA DA COMARCA DA SERTÃ COMEMOROU 67 ANOS EM OLEIROS


Como vem sendo habitual, a Casa da Comarca da Sertã tem festejado mais um seu aniversário, sempre em concelhos diferentes da região que lhes corresponde: Sertã, Oleiros, Proença-A-Nova e Vila de Rei.

Este ano este ano a festa foi feita em Oleiros, onde chegou um autocarro vindo de Lisboa e várias viaturas com pessoas. O almoço decorreu no bonito e confortável hotel de Santa Margarida, seguindo-se uma visita ao Orvalho (onde decorria a Geo-Rota do Orvalho com 500 pessoas em festa rija e passeio pedestre) e voltando depois ao hotel onde houve lugar para um lanche e apagar as velas com bolo e champanhe, como é habitual.
Foi um dia pleno de festa entre sócios, familiares e autarcas, nomeadamente, presidente da Câmara de Oleiros, vereadora representando a CM Sertã e também uma vereadora pela CM de Proença.

Um almoço que constou de entrada de maranho e cabrito estonado, seguindo-se sopa de peixe, um bom prato de bacalhau com sobremesa de papas de carolo e tigelada com pau de canela.  O café encerrou o alongado almoço onde houve lugar a discursos curtos mas significativos.

O Presidente da Direção da CC Sertã, Eng. Pedro Amaro, fez a abertura não só manifestando a alegria de estar rodeado de tantos amigos, como da importância que tinha a vinda aos concelhos da “Casa”. Explicou ainda como ia decorrer o resto do dia.
Seguiram-se as intervenções das Vereadoras,  Helena Mendonça da C.M. Proença e Cláudia André da CM Sertã que, em breves palavras, transmitiram a satisfação de estarem nesta cerimónia muito significativa e deixaram saudações à Direção e a todos os sócios da Casa da Comarca. Viu-se que ambas se sentiam bem no seio desta família. Falou seguidamente o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros que enalteceu o trabalho  da CCS, chamando a atenção para a realidade “hotel de Santa Margarida” onde se estava a almoçar dizendo que, com 28 anos de Presidente da Câmara levava as maiores e melhores recordações de todos e enumerou:
Em 1º lugar, de todos os Oleirenses. Em segundo, de todos os concelhos e em terceiro de toda a região da Beira Baixa.
Falava assim porque, como informou, era a última vez que assistiria a este tipo de cerimónia (da CCS) por não poder já ser candidato à Câmara. Ao terminar afirmou que “levo todos no coração” e informou que ainda estaria presente no almoço/festa que se vai realizar devido à ponte de Álvaro e onde será homenageado, a título póstumo, Américo Pereira de Almeida da Gaspalha (mas viva em Lisboa), por ter sido um dos profundos lutadores para que a construção da ponte fosse construída, como efetivamente veio a ser.
As intervenções foram encerradas também como manda o protocolo, pelo Presidente da Mesa da Assembleia da Casa da Comarca, Dr. Manuel Luís Farinha.
Seguiu-se a atribuição das medalhas aos sócios a quem deveriam ser atribuídas de acordo com o estatuto:
O sócio Carlos Domingos Lourenço recebeu o emblema de 25 anos de associado das mãos da Vereadora do município da Sertã, sua terra natal, tendo o Presidente de Oleiros entregue o emblema de 25 anos ao sócio José Augusto Breia de Jesus Brandão, natural do referido município.


Seguiram até ao Orvalho tendo voltado com as melhores das impressões sobre a região, o miradouro. As maravilhosas paisagens.  No regresso já o lanche o esperava na esplanada do hotel que fica praticamente sobre a ribeira. Foi aí que também que foram cantados os parabéns, cortado o bolo e aberto alegremente o champanhe com que se saudava e faziam brindes.
E lá regressaram a Lisboa, mais tarde que o previsto é que, quem vem à sua região, todo o tempo é pouco para as pessoas se manterem por aqui.

Falei com muitos deles (homens e senhoras), senti uma forte ligação às suas terras. Vi o brilho nos olhos quando contavam algumas das suas vivências nesta zona. Trocaram-se à minha frente abraços por descobrirem que, afinal, uma ou outra história era comum. Perguntaram-me por pessoas de Oleiros. Falou-se dos bons acessos que agora existem para a Sertã e Proença, da cultura local, das autarquias, dos autarcas, dos amigos. Vi ali antigos dirigentes, regionalistas que continuam a sentir no coração a sua terra natal. Vi e ouvi relatos de uma Casa da Comarca com dinâmicas diferenciadas. Conheci novos amigos e até verifiquei que pessoas na casa dos sessenta anos, desta região, frequentam o Facebbok e até somos amigos nesse mundo aberto e cada vez mais universal.

E já que falo de autarcas, lembrar que estiveram presentes os ainda Presidentes das Juntas de Freguesia de Oleiros, de Álvaro, do Orvalho e do Estreito. Almocei na mesa deles, com este punhado de amigos e também com o repórter da Rádio Condestável. Nenhum destes autarcas pode repetir a candidatura às suas Juntas. O da Amieira somente esteve presente à tarde.
Por fim, que venham mais aniversários e parabéns a todos os que se envolveram e participaram no 67º aniversário da CCS que muito e bom trabalho tem estado a desenvolver, voltando a colocar esta Casa regionalista no patamar do reconhecimento e dos parabéns que merecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário