maio 23, 2013

Ninguém pára Oleiros. Desfile de moda único

Existe já uma certa movimentação para que
 este evento seja um sucesso
Por um lado, um desfile de moda é sempre atrativo
Por outro, acontecer em agosto é muito bom,
 mas que seja em data que os oleirenses já estejam  de
 férias,pelo menos os que moram fora do concelho

 

O Município de Oleiros pretende levar a efeito um desfile de moda utilizando tecidos utilizados antigamente e que fazem parte da história da indumentária das gentes daquele concelho. Em tempos idos, o vestuário tendia à simplicidade, sendo a maioria das vestes utilizada no quotidiano da lavoura e constituída essencialmente por tecidos como a chita, a lã, o tirilene, o algodão e o sorrebeque.
O evento está agendado para o início do próximo mês de agosto e vem apelar à imaginação de cada um, tentando adaptar materiais e modelos de antigamente à moda atual, ao mesmo tempo que pretende evidenciar os saberes das costureiras do concelho de Oleiros, atestados no talento das 11 representantes que aderiram a esta iniciativa.

A participação pode ser individual ou em grupo (ex. casal, casal e filho(s), associação, grupo), sendo a inscrição gratuita e admissível até ao dia 31 de maio, na Casa da Cultura de Oleiros, por intermédio do preenchimento de um formulário próprio para o efeito. 
Os tecidos, linhas, botões, fechos e elásticos a utilizar para a confeção dos trajes, ficam a cargo do Município, mediante a apresentação de fatura nos serviços camarários (o mesmo não se aplica à aquisição de acessórios (colares, pulseiras, anéis, calçado)). Quanto à confeção, no ato da inscrição é entregue a cada participante a lista de costureiras do concelho disponíveis para a confeção dos trajes, pelo que cada um terá total autonomia na sua escolha, sendo também responsável pelos custos inerentes aos contactos com a costureira (tirar medidas e provas).

Para o esclarecimento de qualquer dúvida ou informação, os interessados deverão contactar a Casa da Cultura de Oleiros, através do número 271 680 230.

Sem comentários:

Enviar um comentário