maio 21, 2013

Oleiros: Pais contam histórias interessantes



"No dia 19 de maio, estiveram no Auditório da Casa da Cultura de Oleiros muitos ‘atores’ vestidos a rigor, os quais contaram lindas histórias aos seus filhos. Toda a atividade foi preparada ‘às escondidas’, pois era surpresa para os mais pequenos. A ausência destes pais em casa ao serão, para ir aos ensaios, foi justificada por “idas a reuniões de trabalho”. Foi assim que pelas 15 horas de domingo, foram subindo ao palco diversas personagens de histórias infantis. Com espanto e admiração, as crianças riam e ao mesmo tempo diziam: “Olha! É a minha mãe…”.



A primeira dramatização (pais de alunos do Jardim de Infância de Oleiros), foi baseada na história de António Torrado “O Macaco do rabo cortado”. As personagens – macaco (Carla Lourenço), violeiro (Carlos Branquinho), Sr.ª Professora (Fátima Grade), mãe da menina (Clara Caldeira), peixeira (Célia Pereira), padeiro (Ana Luzia) e o barbeiro (Anabela Silva), deram o seu melhor e encantaram os presentes. A narradora da história foi Telma Veríssimo e a costureira a Edite Batista. No final, ao som da viola do pai Carlos Branquinho, todos entoaram a música “Olha o macaco mariola…”



Depois, seguiu-se outra história, escrita pelos pais dos alunos do 1º ano, que veio falar às crianças sobre o planeta terra (Susana Domingues), a lua (Alda Santos), as estrelas (Célia Pereira) e o sol (Dirce Padrão). No final, as personagens cantaram e dançaram ao som da música “Pintar com as cores do vento”, da Disney.



Por último, os pais dos alunos do 2º ano, quiseram alertar as crianças para questões muito importantes, relacionadas com a saúde e o bem-estar. Em cena esteve o Tomé (Anabela Silva) que ensinou sobre regras de segurança - no carro, a pé na estrada ou até de bicicleta. O semáforo dos alimentos (Cidália Graça) explicou que, tal como as cores deste sinal indicam atitudes a adotar, também na nossa alimentação, existem nutrientes que devemos ingerir mais ou menos e, por isso, há que ter atenção… Depois de falar de tanta comida, apareceram a pasta de flúor (Gina Reis) e a escova de dentes (Acácio Nascimento), porque os dentinhos devem andar sempre bem lavadinhos. No final, voltaram todos a dançar e a cantar.



Esta atividade pretendeu comemorar o Dia Internacional da Família (efeméride que se comemora a 15 de maio), tendo como objetivo reunir várias crianças e as suas famílias e de uma forma animada, ensinar, cantar e dançar. No final, concluiu-se que todos podem ser ‘Contadores de Histórias’."
- Município/Comunicação

Sem comentários:

Enviar um comentário