julho 13, 2013

Casa da Comarca da Sertã foi até à Figueira - Aldeia de Xisto

Passeio à Figueira e à Sobreira Formosa

A Casa da Comarca da Sertã realizou um passeio à Figueira, Aldeia de Xisto localizada no município de Proença-a-Nova, bem como à Sobreira Formosa, antiga Vila que já foi sede do concelho com o mesmo nome, sendo actualmente uma freguesia do município de Proença-a-Nova. O referido passeio teve lugar no dia 29 de Junho, sendo o segundo da série “Antigas Vilas e Aldeias de Xisto da Comarca da Sertã" que pretendemos realizar, tendo por objectivo principal a divulgação e promoção da cultura e gastronomia da região.
Chegados à Figueira, seguiu-se uma breve visita guiada pelo sócio José Ribeiro Farinha, artista plástico natural da referida aldeia e ex-Conselheiro Regional por Proença-a-Nova, bem como por Irene Fernandes Cardoso, ex-Presidente da Direcção e actual Conselheira Regional por Proença-a-Nova. Posteriormente, o grupo foi recebido no Restaurante e Alojamento Local “Casa Ti Augusta”, onde se realizou o almoço e no final do qual os participantes receberam uma lembrança da Câmara Municipal.

Seguiu-se a visita à Sobreira Formosa, tendo o grupo visitado o Espaço Ribeiro Farinha, local que alberga parte da sua extensa obra por si doada ao município de Proença-a-Nova, bem como o Museu Isilda Martins, importante testemunho dos usos e costumes das populações locais. Antecedendo o regresso a Lisboa, a visita terminou com uma ida à praia fluvial da Fróia, espaço de lazer de excelência, também localizado na mencionada freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário