julho 17, 2013

Classificação regional para Portas do Almourão

- Assinatura do protocolo -  
Os grifos a sobrevoar a zona são um dos sinais mais visíveis da riqueza ambiental que rodeia o geomonumento das Portas do Almourão, na fronteira entre os concelhos de Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão. Preservar fauna e flora e valorizar o património natural e cultural da área, que abrange duas aldeias com potencial turístico – Sobral Fernando e Foz do Cobrão – são objetivos de um protocolo ontem assinado entre os dois municípios. Em causa está a classificação das Portas do Almourão como parque natural regional.

As linhas gerais do acordo preveem desde já a realização de estudos e registos fotográficos e cartográficos do património existente, assim como sessões de esclarecimento e workshops com a população e agentes turísticos, mas a médio prazo deverá ser elaborado um plano de ação que enquadre iniciativas de valorização e salvaguarda.

João Paulo Catarino, presidente da Câmara de Proença-a-Nova, destacou a preocupação de ambas as autarquias poderem ter “sempre uma palavra a dizer sobre o que se pode ou não fazer nestes territórios”, razão para que tenha sido privilegiada a classificação regional e não nacional. O autarca destacou ainda as pontes que têm sido estabelecidas ao nível intermunicipal, sublinhando a “grande cumplicidade” que une Vila Velha de Ródão e Proença, com características naturais e culturais muito idênticas.

“O rio corre mas tem duas margens, faz sentido que ambas se unam”, apontou Maria do Carmo Sequeira, presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão. A classificação do local é o objetivo prioritário, mas a autarca lembrou a possibilidade de captar fundos comunitários na sequência dessa classificação, beneficiando de forma direta as populações das duas aldeias. Nos termos do acordo de cooperação, os encargos com o desenvolvimento do projeto serão repartidos entre os dois municípios.
fonte: Município

Sem comentários:

Enviar um comentário