julho 01, 2013

Festival de Folclore em Oleiros foi excecional



O Encontro de Ranchos Folclóricos em Oleiros, na noite do dia 29 de junho pautou-se por mais um êxito assinalável. Quatro Ranchos presentes em que cada um apresentou o seu reportório e, por serem de lugares diferentes, não só as cantigas eram diferentes como a forma de dançar.  A noite estava amena, nada que se comparasse com a anterior e o jardim dos Paços do Concelho estava cheio, com imensas cadeiras e com muitos outros nas mesas da tasca localizada logo à entrada.
 Estiveram presentes os Ranchos de Oleiros, de Facais – Pedrogão Grande, do Clube de Cernache do Bonjardim e Rancho Folclórico “As Ceifeiras de S. Martinho de Fajões” (Oliveira de Azeméis).

O dirigente do Rancho da casa, Aniceto Rijo, fez a apresentação de toda a cerimónia inicial e dos ranchos um a um.

A direção do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros entregou aos Presidentes da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia uma lembrança marcante deste momento. Tratou-se de um prato em madeira feito pelo nosso artista Mário Antunes e com a participação posterior da prof Emília Lages. Seguiu-se a colocação das fitas respetivas nos estandartes dos ranchos pelas entidades em palco.


Foram quatro Ranchos “endiabrados”, porque todos deram o seu melhor, com alegria, com saber e com uma entrega total. Vimos transpiração, satisfação plena por estarem a participar num momento destes, antecedido de missa em que todos estiveram nela e posteriormente percorreram ruas da Vila até ao local, sempre em desfile, tocando e cantando. O momento foi bonito. E, “quem canta e dança com o folclore no coração” - como afirmou uma apresentadora - só pode ter o resultado que teve. Poderia eu aqui destacar alguns pares de ranchos diferentes bem como aquele que considerei o rancho com melhor desempenho, mas seria injusto, porque todos estiveram no seu melhor.

Que bom foi poder ver e ouvi-los. Que bom é haver estes festivais que somente com a organização da Direção do Rancho e o necessário apoio das autarquias é possível realizar. E já vamos na oitava edição.

Falou ainda o Presidente da Junta de Freguesia depois do Presidente da Câmara. Esta sequência é que já não me parece correta. Depois do Presidente da Câmara falar não deveria ter falado mais ninguém, (protocolo), ou então, falava antes. Mas isto é só um pormenor e quem organiza, organiza.

Que venha o próximo festival com o impacto deste ou ainda maior pois a população já se habituou e não regateou palmas a todos com ovações significativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário