outubro 31, 2013

Dia de bruxas, dia de Halloween

Hoje é dia de Halloween. No meu tempo seria o dia das bruxas, mas nós não o celebrávamos. Não havia esta forma de celebração que tem mais a ver com o mercado - parece o dia de Carnaval - do que qualquer simbologia que mereça, em Portugal a celebração. O mesmo não se passa com a zona espanhola da Galiza onde, em muitos dos estabelecimentos comerciais, há bruxas (bonecas com nariz comprido, varinha e vestes de todos os tipos. Há mesmo as que falam).

No meu tempo de moço o nosso imaginário era ceio de contos ou histórias sobre bruxas. Medos que sucessivamente nos eram contados por muita gente mas na sua maioria em casa à luz da candeia que tão pouco iluminava. O escuro nas outras divisões era normal. Não havia eletricidade e, quando surgiu em Oleiros ficou na Vila mas nenhuma povoação teve direito à iluminação.
Então, para quem vivia com noites escuras e onde qualquer ruído significava "um medo", um arrepio na pele, não era nada apetecível deslocarmo-nos de localidade para localidades. E, quando o fazíamos, o cair de uma pinha no imenso escuro era novo arrepio certo e o coração a bater e nem sequer olhávamos para trás - conselho dos mais velhos.

Bruxas, para nós, era o terror, a par de alguns lobos - que existiam mesmo - e lobisomens servidos nos contos de primeiros livros que consegui ler, à noite e em voz alta para todos ouvirem e conseguia-os, por empréstimo, numa biblioteca ambulante que nessa altura visitava Oleiros. O curioso é que esses livros pertenciam a uma grande coleção de "Histórias Maravilhosas ....".

Também me lembro que várias histórias reais, algumas vivi-as pessoalmente e assustaram uma grande família como a minha e outras. Mas o relato dessas fica para outros momentos. Hoje, era só para dizer que, "os medos" quase que terminaram com a eletricidade nas casas e a iluminação pública. Mas, se alguém, no escuro, chega em silêncio e faz alguma malandrice... tudo volta às sensações que perpassaram e perpassam por quase todos. 

Bom dia de bruxas. Bom dia de Halloween. E, de noite, sem estar acompanhado(a) evite caminhos escuros porque, muitas vezes, "os medos" existem mesmo, é que sempre houve pessoas más!

Os jovens nas escolas já não falam de bruxas mas de Halloween. Fazem disto uma festa. Foi importada esta celebração.

Mas... doçura ou travessura?  Prefiro o pão de Deus

Sem comentários:

Enviar um comentário