dezembro 09, 2013

Freguesia de Isna em destaque na Casa da Comarca da Sertã em Lisboa

"A freguesia de Isna, no município de Oleiros, esteve em destaque na Casa da Comarca da Sertã no passado dia 23 de Novembro.
Tendo por principal objectivo promover a cultura, gastronomia e tradições locais desta freguesia, a iniciativa foi co-organizada pela Casa e pela Liga de Amigos da Freguesia de Isna (LAFI), associação que desenvolve a sua acção em prol desta freguesia do município de Oleiros.

O ponto de partida foi a inauguração da exposição de fotografias “Viva a Bandalheira 2010". Da autoria de João Nuno Reis, actual Presidente da Direcção da LAFI, esta exposição retrata uma tradição da referida aldeia da Isna, segundo a qual, todas as segundas feiras da festa anual, se reúne um grupo de tocadores de instrumentos musicais, amadores e profissionais, que conjuntamente com todos aqueles que se quiserem associar, percorrem todas as casas isnenses que abrem as suas adegas para receber os músicos e o extenso grupo de convivas que o acompanha. Provas de vinhos, bolos típicos da Isna, broas de milho e outros acepipes são servidos a todos, durante toda a tarde e parte da noite, tudo temperado com muito convívio salutar entre todos (facilitado pela “alma” do vinho).  

Seguiram-se a inauguração da exposição de desenhos “Traços e Conceitos”, da autoria de Figueiredo Costa, o qual ofereceu na ocasião uma das obras à Casa da Comarca da Sertã, e a apresentação do livro "Os Poemas das Coisas", também da sua autoria. Poeta e artista plástico, Figueiredo Costa é sócio da LAFI, estando ligado à freguesia de Isna pelo casamento. Nascido na aldeia de Lobão da Beira, Concelho de Tondela, Distrito de Viseu, no dia 15 de Janeiro de 1952, desde cedo despertou e desenvolveu o gosto pela escrita e pelas artes, cursando desenho e pintura a óleo na Escola de Belas Artes de Lisboa, tendo participado em múltiplos eventos de índole cultural, quer em Portugal quer no estrangeiro.
O "Dia da Isna na Casa da Comarca da Sertã" terminou com um lanche com produtos típicos da gastronomia isnense.

As mencionadas exposições poderão ser visitadas até ao próximo dia 11 de Janeiro de 2014, mediante marcação.”

De: CCS 

Sem comentários:

Enviar um comentário