dezembro 18, 2013

Proença - Associações criam árvores de Natal bonitas

 
"Dez árvores elaboradas por associações do concelho estão durante o período de Natal expostas na Rua de Santa Cruz, numa iniciativa da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral. A par da vertente expositiva, está prevista a atribuição de prémios às três primeiras classificadas pelo júri, constituído por representantes de instituições locais e por um artista plástico.
A reutilização é um dos motes para o concurso e além de materiais convencionais, como caixas de ovos, jornais, cápsulas de café ou serapilheira, algumas associações recorreram aos seus próprios equipamentos para conceber uma árvore original. É o caso da Associação dos Bombeiros Voluntários, que utiliza escadas e mangueiras de combate a incêndios, e da Associação Desportiva e Cultural, com equipamentos desportivos.

A Associação dos Galisteus escolheu as pinhas como elemento decorativo e também a Associação das Moitas preferiu elementos naturais, como ramos de azevinho e medronheiro. As pautas musicais identificam o Grupo Coral e a Casa do Benfica apresenta as suas várias classes. Caixas de ovos foram o material escolhido tanto pelo Agrupamento de Escuteiros como pela Universidade Sénior, enquanto a Associação de Pais e Encarregados de Educação utilizou serapilheira e botões recolhidos pelos alunos. O projeto Bioaromas aromatizou troncos com sacos de cheiro.

A exposição está patente durante o horário de funcionamento do comércio. O desafio foi lançado pela União de Freguesias a todas as associações locais, com o objetivo de incentivar o espírito de grupo e dar a conhecer, de forma criativa e aberta a toda a comunidade, algumas destas entidades. "
CM-PN

Sem comentários:

Enviar um comentário