junho 26, 2013

O livro "FANTÁSTICO" foi apresentado em Oleiros




 Efetuou-se no dia 25 de junho de 2013, como estava previsto, a cerimónia de apresentação do livro de “FANTÁSTICO – A HISTÓRIA EXTRAORDINÁRIA DE LINO PIRES”, na Casa da Cultura de Oleiros, onde o próprio esteve presente ostentando ao peito a medalha do Império Britânico que recebera da Rainha Isabel II em Inglaterra.
O Presidente da Câmara de Oleiros, José Santos Marques, presidiu à cerimónia, tecendo rasgados elogios a este português, natural do lugar da Vinha.
Tratava-se de uma terça-feira e o auditório não encheu já que neste dia estava imenso calor na rua e era dia de trabalho. Mesmo assim, foi uma cerimónia com uma boa apresentação do conteúdo do livro, “que é fundamentalmente de histórias” e que se recomendou vivamente a sua leitura.

O sr. Lino não fez discurso propriamente dito, acabando por se disponibilizar para responder às perguntas da plateia, já que o livro já tinha sido apresentado. Agradeceu e para mim afirmou, posteriormente, que era um homem cheio de orgulho e estava encantado pela forma como foi recebido em Oleiros que considerou recheado de infraestruturas e com todos as condições. Disse mesmo estar “encantado”.
Como a maior parte dos emigrantes, mostrou um alto sentido patriótico, disposto a ajudar Oleiros e Portugal no que puder e, embora em tempos de crise é preciso ter sempre esperança e lutar na vida porque “na minha foi sempre assim”.
Agora vou ter tempo para ler todas as histórias que o livro contém, enquanto o autor disse ir ainda apresentá-lo em Sintra e também em Seteais. Mostrou-se, em conversa comigo, satisfeitíssimo como decorreu a apresentação  no Porto e agora em Oleiros.

Casa da Comarca da Sertã esteve nas festas de Proença

A Casa da Comarca da Sertã marcou presença pela primeira vez nas Festas do Município de Proença-a-Nova, que decorreram no Parque Urbano Comendador João Martins, de 7 a 10 de Junho.

No espaço expositivo, gentilmente cedido pela Câmara Municipal e localizado no edifício do Posto de Turismo, foram disponibilizados gratuitamente diversos materiais promocionais dos concelhos de Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei, bem como das freguesias de Amêndoa e Cardigos do município de Mação, bem como diversas obras literárias a preços convidativos, entre as quais destacamos “A Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova”, “Sertanense: 75 Anos de História”, “Vilar dos Condes - A terra e a sua gente”, "Os Mendes Barata da Longra", "Nuno de Santa Maria - Fragmentos de Memória Persistente" e "Villa d’El Rey".

Por lá passaram diversos sócios, nomeadamente a ex-Presidente da Direcção e actual Conselheira Regional por Proença-a-Nova, Engª Irene Fernandes Cardoso, e o ex-Presidente da Direcção e actual Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, Dr. José Pereira Bairrada, ambos naturais do referido município.

Registando uma adesão record de participações, a edição deste ano das Festas, cujo tema foi o limão, contou com a participação dos Deolinda, dos PopXula, conhecida banda da Sertã que no final do mês passado lançou novo cd, intitulado "Quem?", bem como da Banda Red, Fados Al-Mouraria e Velha Gaiteira, entre outros. De referir ainda a actuação da Filarmónica Oleirense, bem como um encontro de ranchos de folclore do concelho de Proença-a-Nova, no âmbito de mais uma edição da iniciativa “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, cujo programa foi integrado nas Festas do Município.”
- informação cedida pela CCS

junho 21, 2013

Sabores de Perdição já em Castelo Branco. Saboreie

3ª ediçăo de Sabores de Perdiçăo em Castelo Branco

A Câmara Municipal de Castelo Branco organiza, nos próximos dias 21, 22 e 23 de junho, a 3ª ediçăo do evento Castelo Branco - Sabores de Perdiçăo, uma iniciativa cujo objetivo é promover o setor agroalimentar, uma das áreas de atividade económica com maior potencialidade na regiăo e no Concelho.

Trata-se de um evento de cariz económico, cultural e lúdico, no qual, para além de se reproduzir um grande mercado - inspirado e organizado com base na Roda dos Alimentos - serăo promovidas, paralelamente, múltiplas atividades correlacionadas com os Sabores e Saberes das gentes da Beira Baixa.
 

junho 20, 2013

Livro de Lino Pires, com presença do escritor em Oleiros


VIII Encontro de Ranchos folclóricos em Oleiros



Vai ter lugar no próximo dia 29 de junho, no Jardim Municipal, a oitava edição do Encontro de Ranchos de Oleiros.
O início do Encontro está marcado para as 21h15, após a participação dos grupos na Missa de sábado (que nesse dia é antecipada para as 20h00) e o desfile pelas ruas da vila (a partir das 21h00). Neste VIII Encontro de Ranchos de Oleiros participam 4 grupos folclóricos:
-Rancho Folclórico e Etnográfico de Eira Pedrinha (Condeixa);
-Rancho Folclórico “As Ceifeiras de S. Martinho de Fajões” (Oliveira de Azeméis);
-Rancho Folclórico e Recreativo Clube Bonjardim (Cernache do Bonjardim) e o grupo da casa
–Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros.

junho 19, 2013

Gala de Futebol distinguiu os melhores do distrito em Oleiros


 
A gala do Futebol Distrital de Castelo Branco decorreu, no passado sábado, no Hotel Santa Margarida, em Oleiros, com a presença de várias entidades e agentes desportivos, num total de cerca de duas centenas de pessoas, que assistiram à entrega dos troféus aos treinadores, atletas, dirigentes e clubes que mais se distinguiram ao longo da época de 2012/2013.

         
À semelhança de aos anteriores, esta iniciativa visa premiar os atletas, dirigentes e treinadores que mais se destacaram na última época desportiva no distrito de Castelo Branco. O Grupo Desportivo Águias do Moradal, da freguesia do Estreito distinguiu-se em duas das três categorias para as quais estava nomeado foi o caso de Melhor Atleta de Futebol Sénior do Campeonato Distrital (Toni) e Melhor Treinador de Futebol Sénior (João Laia).


Ainda antes de serem conhecidos os premiados, foi prestada uma homenagem a título póstumo, ao antigo dirigente da AFCB, Luciano de Almeida. No final, foi entregue a Aníbal Antunes um cheque no valor de 5000 euros, destinado ao Grupo Desportivo Águias do Moradal.

junho 17, 2013

Quintais nas Praças do Pinhal novamente em Oleiros

A segunda passagem d´ "Os Quintais nas Praças do Pinhal" por Oleiros está agendada para o próximo dia 14 de julho, dia em que simultaneamente irá decorrer nesta vila a realização da Feira Anual de Julho. Aquele que será o 9.º mercado do projeto irá decorrer no Jardim Municipal e promete ser mais um sucesso e atrair muita gente a Oleiros à procura dos produtos mais frescos obtidos direta ou indiretamente dos quintais da região.

junho 14, 2013

Não fui eu que disse... foram estas figuras

1 - Rangel critica não pagamento de subsídio em junho 

Social-democrata não percebe a forma confusa como o governo está a gerir esta situação

2 - Não pagar subsídio «é mais uma agressão aos funcionários públicos» 

Ferreira Leite considera que opção do Governo «não tem efeitos orçamentais»

 

 

3 - Constância Cunha e Sá "é evidente que há um reforço de auteridade"

 

4 - Emprego em Portugal cai 5,2%, segunda maior descida na UE 

Dados são do Eurostat e dizem respeito ao primeiro trimestre deste ano

 

5 - Passos: «Não há nenhum corte adicional de 4,7 mil milhões para 2014»

Passos nega as afirmações constantes do relatório do FMI

- de: TVI24.pt

Venha aprender a tocar concertina em Vila de Rei

As concertinas da CBFR são um exemplo de sucesso que considero da maior importância para a região. É graças a iniciativas como esta que tanto a concertina como o acordeão voltam a ser ouvidos nos mais diversos palcos e locais de animação. E, este Grupo, é uma animação completa.
 -----------------------
"A Casa do Benfica de Vila de Rei, com o apoio da Câmara Municipal, vai continuar com o seu projecto da Escola de Concertinas, encontrando-se já abertas as inscrições para uma nova turma.
O início das aulas para a nova turma está já marcado para o dia 4 de Julho.
Para inscrições e mais informações, os interessados deverão contactar os números 916 492 119 ou 925 883 192.

A concertina é um instrumento tradicional da região, frequentemente utilizado em festas, bailaricos e outros convívios, contando-se inúmeros amantes e praticantes desta arte, não só em Vila de Rei, mas nos concelhos limítrofes, pelo que é de maior importância a manutenção desta tradição nas gerações mais novas."


IC8 cortado ao trânsito devido a choque de duas viaturas

A colisão entre os dois carros deu-se ( junto à Ponte sobre o Rio Zêzere) e provocou o corte de transito do IC8 na zona de Pedrógão Grande. Dois feridos graves foram logo transportados para hospital de Coimbra.. Foram envolvidos bombeiros de Pedrõgão e da Sertã e também uma viatura médica de emergência e de reanimação e ainda uma patrulha da GNR.
O embate dos carros deu-se pelas 06h30 da manhã, segundo informações da LUSA citando fonte de informação do Comando Distrital e de Socorro de Leiria.

junho 13, 2013

Férias Desportivas em Pedrógão Grande

OS JOVENS ALVO DE PROGRAMA APROPRIADO

Já se encontram abertas as inscrições para as “Férias Desportivas 2013”, promovidas pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande.
As “Férias Desportivas 2013”, decorrem de 01 de Julho a 30 de Agosto de 2013, todos os dias úteis. Esta iniciativa dirige-se a jovens dos 9 aos 16 anos.

Mulher tem tesoura na barriga há quase 30 anos

Esta notícia consta na rubrica "acredite se quiser" na iol.pt  TVI24
Local da Sueli: Brasil

"Sueli de Paula Viana já tinha feito uma série de exames médicos, mas foi só a partir do sinal de um detector de metais que a brasileira soube que as dores intensas de que sofria há 30 anos eram causadas por uma tesoura que tinha alojada no organismo desde então.

De acordo com o site «R7», a mulher foi mãe do primeiro e único filho há 28 anos, de cesariana. O dia do parto terá mudado duplamente a vida de Sueli Viana: trouxe-lhe um bebé, mas também dores intensas e constantes na barriga que se tornaram num tormento para a brasileira.

as ecografias que foi realizando para diagnosticar o que a incomodava não foram eficazes como o detector de metais da cadeia, onde foi barrada. A partir desse sinal, descobriu-se que uma tesoura ficara alojada no seu organismo desde o parto, há quase 30 anos.

Sueli Viana espera agora que a justiça brasileira decida quais os procedimentos legais a seguir no caso."

Festival de Gastronomia MARANHO E BUCHO na Sertã

 
De 5 a 7 de julho 2013 vai decorrer o "Festival de Gastronomia de Maranho e Bucho". Tendo em conta as anteriores edições iremos estar na presença de mais três dias de gastronomia regional e que já corre todo o país e parte do mundo.

Visitar a Sertã, nestas datas, é ter a certeza de estar numa terra de bem receber e que sabe confecionar este prato deliciosamente. Que seja um êxito.


ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS A 29 DE SETEMBRO

As eleições autárquicas vão realizar-se a 29 de setembro, anunciou o Governo nesta quinta-feira, no final do Conselho de Ministros.

A data escolhida não foi proposta por nenhum dos partidos ouvidos na véspera pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. PSD e CDS-PP tinham proposto o dia 22 de setembro, enquanto o PS queria o 13 de outubro. O PCP queria o 6 de outubro, enquanto BE e PEV aceitavam os dias 6 ou 13 de outubro.

O ministro da Administração Interna considerou o 22 de setembro «uma data de compromisso», por tratar-se do último domingo do mês e de uma altura em que as aulas já começaram e o período de férias terá terminado.

«A generalidade dos partidos que optaram pelo mês de outubro realçaram a circunstância de o dia 13 de outubro ser tradicionalmente uma data onde há uma peregrinação de grande significado», afirmou Miguel Macedo, referindo-se à peregrinação católica a Fátima, que só foi, contudo, assumida como fator de ponderação pelo PCP, que face a esse acontecimento disse preferir o dia 6 de outubro.

Por outro lado, «a marcação da data para dia 6 de outubro significaria que as comemorações da República se verificariam no dia da reflexão que está determinado por lei», acrescentou Macedo, referindo também que a 29 de setembro «já estão em pleno aulas de todos os alunos» e é também «relevante» que, com esta data, o período legal de campanha eleitoral seja já na segunda quinzena de setembro.
Esta é uma informação que pertence à TVI24. Caso queira continuar a ler e ver vídeo clic aqui

junho 12, 2013

Filarmónica Aurora Pedroguense dá concerto a 22 de junho

Concerto da
Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense
 
a 22 de Junho de 2013  |  Local: Capela de São Rafael, Bravo (Pedrógão Pequeno)
Às: 21:00

Na Sertã há concurso "uma canção para o concelho"

Já decorre e a entrega é de 27 de maio até 1 de setembro 2013

Estão abertas as inscrições para o concurso “Uma Canção para o Concelho”. Promovido pelo Município da Sertã, aquele concurso tem como principais objetivos a divulgação turística do Concelho, dando a conhecer todas as potencialidades, os usos e costumes assim como o património natural, histórico, religioso e arquitetónico.

Os participantes poderão concorrer, individualmente ou em grupo, com um tema em português com música e letra inéditas, que deverá aludir ao Concelho da Sertã. Cada participante poderá enviar mais do que um projeto concorrente. Os projetos deverão ser enviados por email (cultura@cm-serta.pt) até às 24 horas do dia 1 de setembro ou por correio (Município da Sertã, Largo do Município, 6100-738 Sertã) com data de carimbo até 30 de agosto.

O júri que vai avaliar os projetos a concurso será constituído por cinco elementos: um representante do Município da Sertã, dois músicos profissionais, um representante da imprensa local e um radialista. Aquele júri irá avaliar os projetos de acordo com a criatividade, originalidade quer da letra quer da música, interpretação e relação com o Concelho da Sertã. Haverá apenas um vencedor cujo prémio é de 2.500€ (dois mil e quinhentos euros).
As inscrições estão abertas de 27 de maio a 1 de setembro. Para mais informações, os interessados deverão consultar o regulamento do concurso.

Barquinha faz "conversa com visita guiada" na Atalaia


Sertã dá música a bebés e crianças

No dia 15 de junho, sábado, a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes recebe mais uma edição da atividade “Música para Bebés e Crianças”

Às 10h30m inicia-se a sessão para os bebés dos 0 aos 15 meses e, a partir das 11h15m, terá início a sessão dirigida a crianças dos 15 meses aos 5 anos.

Festas, exposições, marchas populares, piscinas e conto em Oleiros

Para além de outros eventos, segue-se a indicação de alguns que se realizam até final de junho 2013. É evidente que falta aqui a festa de S. António, os festejos de S. João e outros.


Todo o mês - Vai estar patente durante o mês de junho, no lobby do Hotel Santa Margarida, em Oleiros, a exposição de fotografia “Olhar através da janela”, da autoria de David Costa
Todo o mês - Vai estar patente durante o mês de junho, no lobby do Hotel Santa Margarida, em Oleiros, a exposição de fotografia “Olhar através da janela”, da autoria de David Costa 
12 de junho – Hora do Conto Infantil: Exploração do tema “Ser Criança – os meus direitos e deveres”. Atividade inserida nas Comemorações do Dia Mundial da Criança e destinada aos alunos do ensino pré-escolar do concelho de Oleiros. Local: Auditório da Casa da Cultura de Oleiros (10H).
12 de junho – Jantar de Santos Populares. Local: Casa da Comarca da Sertã (Lisboa) (20H).
14 de junho – Festa de Encerramento do Ano Letivo promovida pelo Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade. Local: Escola-Sede do Agrupamento.
15 de junho - Festa em honra de Sto. António. Local: Longra (Álvaro).
17 de junho a 5 de julho – Férias Desportivas Verão 2013. Local: Piscinas e outras Infraestruturas Municipais.
18 de junho – Abertura das Piscinas Exteriores Municipais. Local: Complexo Desportivo Municipal.
22 junho - Rancho de Oleiros promove marchas populares no jardim do Município (nota: a missa deste dia é uma hora mais cedo)

25 de junho - Sessão de apresentação do livro "Fantástico! A história extraordinária de Lino Pires", da editora Orfeu. Local: Auditório da Casa da Cultura de Oleiros (18H).
29 junho -  Rancho promove ENCONTRO DE RANCHOS (nota: a missa deste dia é uma hora mais cedo)
- Município