agosto 31, 2013

Proença: Primeiros achados nas escavações arqueológicas

"Uma ponta de seta e uma conta verde de um colar foram as primeiras peças de interesse encontradas nas escavações arqueológicas que decorrem na mamoa do Cabeço da Anta, nas Moitas. A equipa coordenada por João Caninas, responsável pelo campo internacional que junta um total de 40 participantes, considera positivo que não surjam, nesta fase, muitos objetos de relevo: a expetativa é de que a câmara no interior da anta permaneça intacta e possa vir a revelar vestígios históricos de interesse.

O primeiro turno das escavações, em que além de portugueses participam espanhóis e uma investigadora brasileira, termina no próximo domingo, dia do passeio pedestre inaugural do novo percurso do PR1. Após as obras do IC8 o percurso sofreu alguns ajustamentos e a estreia será uma oportunidade para ver de perto o trabalho desenvolvido pelos arqueólogos no estudo da mamoa que é, até agora, a maior estrutura do género identificada no distrito de Castelo Branco, com cerca de 40 metros de diâmetro.

Segunda-feiro um novo grupo de participantes prossegue os trabalhos, que puseram já a descoberto o topo das pedras laterais da anta, do período Neolítico. As escavações foram precedidas de estudos geofísicos dos terrenos e dão motivo de estudo para um largo período de tempo, como explica João Caninas, que sublinha não ser possível terminar durante as próximas duas semanas. Iniciado em 2012, o trabalho de parceria entre a Associação de Estudos do Alto Tejo (AEAT) e a Câmara Municipal de Proença-a-Nova terá, por isso, muita matéria-prima para prosseguir.

Na receção ao grupo que integrou o primeiro turno do campo, o presidente da Câmara, João Paulo Catarino, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido pela associação, valorizando o património local. As escavações iniciam-se todos os dias às 7 da manhã, havendo ainda um programa de visitas culturais e três tertúlias semanais de frequência obrigatória pelos participantes e também abertas ao público em geral. “Não dá para descansar. Mas não se trata de um campo de férias: é um campo de trabalho”, brinca João Carlos Caninas.

O concelho de Proença-a-Nova parece corresponder a uma das mais densas manchas de sepulturas megalíticas do distrito, mas após o levantamento das estruturas nunca tinha sido aprofundado o estudo sobre as características e artefactos. No dia 7 de setembro realiza-se um colóquio em que serão abordados alguns destes temas. A execução dos trabalhos está aprovada pela Direção Regional de Cultura do Centro." - município

Exposição de pintura na Junta de Freguesia de Oleiros

Com inauguração a 26 de agosto, passou a estar presente nas instalações da sede desta autarquia, e pela segunda vez, uma exposição de pintura da autoria de Teresa Garcia Afonso, natural de Oleiros. Esta mostra de pintura a óleo e acrílico pode ser visitada até 28 de setembro e aconselha-se vivamente.

Trata-se de mais uma iniciativa do elenco desta Junta na área da cultura que é sempre de aplaudir e, ainda por cima, divulgando obras de artistas locais.

Na biblioteca da Sertã a exposição “O Estado Novo e a Mulher”

De acordo com a informação constante no sítio deste município vai decorrer, 
de 2 a 28 de setembro, na Casa da Cultura da Sertã  a exposição “O Estado Novo e a Mulher” que espelha o género feminino como elemento essencial de veiculação e da mobilização política por parte do Estado Novo.
Uma exposição que pretendo visitar.

agosto 30, 2013

Por fim, a chuva...

Quem o afirma é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Na próxima 4ª feira começam os aguaceiros no norte e no centro do país enquanto que na 5ª  já será um dia de chuva mais intensa. Este Instituto afirmou ainda à Lusa que esse tempo se manterá depois até domingo. no fim de semana, na 2ª e 3ª feiras as temperaturas ainda serão altas mas, com a chuva, têm tendência a diminuir e, talvez assim termine o flagelo dos fogos que têm assolado de forma medonha e destruidora, especialmente o norte, onde ardeu de tudo e houve bombeiros mortos e um eletricista. 
Que venha a chuva para ajudar!

agosto 29, 2013

Estamos a menos de um mês das eleições autárquicas

EM PORTUGAL, POR PORTUGAL

De hoje a um mês são as eleições autárquicas em Portugal. Eleições que, desta vez, a Lei não permite que os autarcas de cargos executivos com três ou mais mandatos não se possam recandidatar ao mesmo cargo. Porém, os mesmos políticos que aprovaram essa Lei, acabaram por criar uma enorme confusão pois há situações que implicaram recursos para o Tribunal Constitucional. O que já não me surpreende é que tantos deputados juntos - embora divididos pelas Comissões - não tenham acautelado as situações que se vieram a verificar e que qualquer autarca apontava como erro, imprecisão, ou "buracos na Lei". Todos (afinal nem todos) sabiam que houve alteração nas freguesias, formando-se agrupamentos ou outros nomes idênticos e nada ficou definido. Trapalhada autêntica.
Na maioria dos casos foi respeitada a Lei (onde as coisas eram óbvias mas noutros, nem tanto assim. Por enquanto, o que temos no terreno é um pouco de tudo.

Mas não havia necessidade. A Assembleia da República legisla, faz Leis que, depois, como neste casos, logo contesta e não esclarece nem resolve. O melhor é politizar o Conselho Constitucional.
Depois... bem depois, veio esta situação de só sete dos juízes do TC irem tomar posição sobre uma questão da maior importância para a democracia. Mas é evidente que todos têm direito às suas férias (outros nem as têm porque estão desempregados).

Mas na verdade, no dia 29 de setembro, lá estaremos, quantos mais melhor e, então, aí então os novos (ou não) autarcas para gerirem os destinos dos concelhos. Uns, muito mal (como se sabe pela lista das Câmaras endividadas), outros assim assim e felizmente muitos deles serão bons autarcas, quaisquer que sejam as suas cores partidárias. 

Por mim, à partida, tenho sempre muita esperança nos nossos autarcas, porque são os que estão mais próximos das populações, os que sentem mais os seus problemas e os que poderão bater-se para a resolução dos mesmos.
Dia 30, tudo tem de voltar à normalidade, curam-se as dores próprias e partidárias de se ter perdido ou festejam-se, durante a noite as alegrias de vencer, é o poder que está nas suas mãos (total ou partilhado).

Mas o meu desejo é que os autarcas governem cada parcela deste país já tão fragilizado, de igual forma para todos. Esqueçam as escaramuças das eleições, não governem melhor para os das suas cores do que os que serão da oposição. Caso contrário, os políticos tenderão a ficar ainda mais descredibilizados. E isso é muito mau. Por isso a chegada dos independentes em muitas candidaturas pelo país.

Utilize a net gratuitamente perto do edifício do Município de Oleiros

O Sector de Informação da Câmara  Municipal de Oleiros afirma que "

O serviço Wi-Fi que permite o acesso gratuito à internet nas imediações do edifício dos Paços do Concelho está a atrair muitas pessoas até aquele local e envolvente do Jardim Municipal, tanto de dia como de noite. Este foi implementado pela Câmara Municipal de Oleiros no ano de 2008 e traduz-se numa tecnologia sem fios, de curto alcance (até 300 m), que permite o acesso em banda larga (até 11 Mbps) via rádio.

O próprio edifício da Câmara irá funcionar como Hotspot e para aceder a este serviço, será apenas necessário possuir um PC portátil, PDA ou qualquer equipamento compatível com Wi-Fi."
 

agosto 27, 2013

Pinhal Total realiza a 6ª concentração de motorizadas

Esta Associação já nos habituou à força e dimensão das suas organizações. "Não brincam em serviço" e fazem-no por desporto. Estamos perante um alargado número de pessoas que são responsáveis e que já detêm nos seus ombros a responsabilidade, sempre acrescida, da dinamização do concelho, em pleno complemento com outras associações que seguem o mesmo ideal e gosto.
É assim que vai surgir mais esta concentração de motorizadas, que esperamos seja mais um êxito e que tudo decorra no melhor dos ambientes.


Pampilhosa da Serra - "Noites de Verão" foram animadas. Que êxito!


De 5 a 22 de agosto decorreram, em Pampilhosa da Serra, organizadas pelo respetivo Município a 3ª edição das "noites de verão". 

Na primeira noite, perante uma grande plateia, assistiu-se ao "Pampilhosa tem Talento" com Desfile de Moda, subida ao palco de jovens cantores pampilhosenses e atuação dos alunos das aulas de música, desfile das Marchas da Pampilhosa, uma organização da Junta de Freguesia de Pampilhosa da Serra. Fechou-se a noite com chave de ouro, com a atuação da jovem cantora de fado Catarina Marques.
 
Seguiu-se no dia 06 de agosto o Grupo de Concertinas de Machio - Pampilhosa da Serra, que animou todos os presentes ao som das famosas Concertinas.
 
No dia 07 de agosto foi o jovem Grupo Geração 3, que brindou o muito público presente com muita música de dança. Seguiu-se no dia 8 de agosto, o Concerto da Academia de Canto e Musica de Pampilhosa da Serra com Christine Sewell que fechou com chave de ouro esta primeira parte das Noites de Verão 2013.
 
E dia 22 de agosto, dia do encerramento da 3.ª edição das noites de Verão, realizou - se a peça "Agarra que é Milionário", um espetáculo com Tozé Martinho.

Todos os espetáculos encheram de pessoas o espaço em frente aos Paços do Município.
Parabéns a esta dinâmica autarquia.
Ficam as fotos editadas sítio do Município.


Baja TT PROENÇA-OLEIROS A 7 E 8 DE SETEMBRO. Não perca!

Desta vez é mais Proença e menos Oleiros, mas vamos ter esta
 prova também em Oleiros pois já é normal ligar
 estes dois concelhos
Vai ter lugar nos dias 7 e 8 de setembro, promovida pela Escuderia de Castelo Branco e com o apoio dos municípios envolvidos, a baja TT Proença-Oleiros. Esta é uma prova integrada no Campeonato de Portugal Vodafone TT e Campeonato de todo o terreno Moto/Quad/UTV-Buggy.

A prova de Proença-Oleiros já se encontra perfeitamente definida e está disponível no site da Escuderia Castelo Branco, um completo TT Guia, já com horários e distancias definidos - consulte em http://www.escuderiacastelobranco.pt/ - assim como toda a documentação relativa às categorias admitidas à partida - carros, motos, quads e buggies - de forma a garantir um grande espetáculo ao longo do percurso de cerca de 150 Km.

Piscinas municipais de Oleiros com atividade para todos


Piscinas Municipais com muita atividadeAs atividades planeadas pelas Piscinas Municipais no âmbito do programa Verão em Movimento 2013 têm sido um sucesso e atraído os veraneantes até aquela infraestrutura municipal. Conheça o calendário de atividades definidas até ao final do mês:


27 de agosto - Hidroginástica (17H00)

28 de agostoWater Ball.

29 de agosto - Hidroginástica (17H00)

31 de agosto - Torneio de Ténis (8 horas). Inscrições até ao dia 30 de agosto e limitadas a 8 participantes (9H30).

31 de agosto - Hidroginástica (17H00)

II Edição dos Jogos Tradicionais em Proença-A-Nova

30 DE AGOSTO, 14H00
SANTAS CASAS DA MISERICÓRDIA
PROENÇA-A-NOVA
 
Os meses de verão trazem a segunda ronda de jogos tradicionais entre utentes das duas instituições, com momentos de convívio abertos à comunidade. Nestas datas as instituições estão de porta aberta para todos os visitantes que queiram assistir.
 
30 de agosto – Corrida, Proença-a-Nova
6 de setembro – Jogo do lenço, Sobreira Formosa

Mercado Municipal de Proença passa a abrir no último domingo dos meses

 
"É um dia em que as portas costumavam estar encerradas, mas no próximo domingo o mercado municipal de Proença-a-Nova vai estar aberto. A iniciativa “Os Quintais no Mercado Municipal” procura facilitar o acesso a produtos hortofrutícolas e transformados de qualidade, diversificando os dias de oferta no mercado. Uma vez por mês, sempre no último domingo, produtores de todo o concelho apresentam frutas e legumes, pão e bolos, enchidos e outros produtos transformados.

Participam os produtores inscritos no projeto “Os Quintais nas Praças do Pinhal”, já que a rotatividade deste evento, nos cinco concelhos associados na Pinhal Maior, deixa espaço a um maior aproveitamento da dinâmica introduzida ao nível da produção agrícola. O objetivo é, por isso, reforçar as datas de venda para que os produtores possam escoar os seus produtos, aumentando a oferta de produtos genuínos a turistas e visitantes e captando público que não frequenta o mercado semanal de Proença, realizado à quinta-feira.

Atualmente são 22 os inscritos do concelho no projeto, mas produtores interessados podem a qualquer momento aderir à iniciativa, bastando contactar o Município. Deste total, uma parte não irá participar n’ “Os Quintais no Mercado Municipal”, uma vez que, pelas características deste espaço, a opção passa por incluir apenas produtos alimentares. O arranque será às 9 horas de domingo, dia 25 de agosto. Quanto ao próximo evento do projeto dinamizado pela Pinhal Maior, realiza-se a 8 de setembro, na Sertã." -Município

Lista "Tudo por Oleiros" nas Autárquicas 2013 esclarece vários pontos



COMUNICADO OFICIAL LISTA PSD
"TUDO POR OLEIROS" - AUTÁRQUICAS 2013
 
Ao longo dos anos, o PSD de Oleiros tem dado provas de que está na política pela positiva, procurando trabalhar ao lado dos Oleirenses. Discutindo ideias, aceitando opiniões, procurando o consenso. 

Sempre com seriedade, rigor e transparência. São estes os valores que continuaremos a praticar em prol da nossa terra. 

No âmbito das Eleições Autárquicas 2013, a lista “Mais Oleiros” entregou candidaturas à Assembleia Municipal de Oleiros, à Câmara Municipal de Oleiros, e às Assembleias de Freguesia de Álvaro, Cambas, Estreito/Vilar Barroco, Isna, Madeirã e Oleiros/Amieira. 

Contudo, após consulta às respectivas candidaturas, constataram-se as seguintes graves irregularidades: 

1. Várias declarações de propositura apresentadas continham nomes incorrectos, nomes incompletos e nomes inexistentes;
2. Os números de eleitor indicados não correspondiam aos nomes dos proponentes;
3. Na Assembleia de Freguesia da Isna, um dos números de eleitor indicados como proponente pertencia a um cidadão já falecido;
4. Na Assembleia de Freguesia de Álvaro, foi junta uma declaração de propositura cujo proponente foi considerado interdito pelo tribunal judicial, por sofrer de anomalia psíquica grave notória, o que o impedia de subscrever tal declaração. Apurados tais elementos, foram apresentadas junto do Tribunal Judicial da Comarca de Oleiros, em devido tempo, as respectivas reclamações. 

Das mesmas foi notificado o Mandatário da lista “Mais Oleiros”, que alegou que as mesmas seriam dilatórias, o que não foi atendido. 

Consequentemente, as irregularidades acima expostas tiveram que ser sanadas pela lista “Mais Oleiros”, que teve que proceder à correcção, alteração e substituição dos proponentes que indevidamente constavam das candidaturas, dando seguimento às reclamações apresentadas pelo PSD de Oleiros. 

Dito isto, resta apenas realçar que não foi apresentada nenhuma reclamação contra a candidatura geral, não obstante o facto de se verificarem em absoluto os pressupostos para tal. Nunca o PSD de Oleiros procurou impedir quaisquer listas de se candidatarem aos órgãos autárquicos.
Se algumas não o conseguiram, como é o caso da lista “Mais Oleiros” nas Assembleias de Freguesia de Mosteiro, Orvalho, Sobral e Sarnadas de São Simão, foi por única e exclusiva vontade dos Oleirenses. 

Em democracia existem regras. E tais regras têm que ser cumpridas por todos, sem excepção.
Quem não sabe respeitar as pessoas e as Instituições, actuando com rigor, seriedade e transparência, não poderá nunca liderar Oleiros de forma séria e eficaz.
  
Oleiros, 22 de Agosto de 2013

agosto 26, 2013

Juventude Socialista envolvida na campanha autárquica





Comunicado de imprensa:

            A Concelhia de Castelo Branco da Juventude Socialista realizará, na primeira semana de Setembro, um inquérito que visa aferir o interesse e nível de participação cívica/política dos jovens do Concelho.
            Esta é mais uma iniciativa promovida pela JS como contributo para a campanha do Partido Socialista às eleições autárquicas do próximo dia 29 de Setembro.
            Com este inquérito, além de querer perceber o grau de envolvimento e interesse dos jovens na política, a JS quer chegar junto dos mesmos e motivá-los para o exercício da Cidadania.

agosto 25, 2013

Filarmónica Oleirense não esquece quem nunca a esqueceu

Gesto bonito


Filarmónica Oleirense teve um bonito gesto durante a festa

deslocou-se à frente da casa do amigo José Boaventura (Zé do Café) e

também a casa do amigo José da Graça para tocar para eles.


Sim, foi um bonito gesto. No domingo e quando percorriam as ruas da Vila fizeram uma paragem frente à casa do Zé do Café (que tem de estar recolhido para ter um ajuda de oxigénio na respiração) e tocaram ali, parados, até que este grande oleirense se deslocou à janela para ouvir, ver e agradecer acenando com as mãos. “Chorei quando vi o gesto simpático que eles tiveram para comigo. A “música” está no meu coração e está muito bem, muito bem mesmo. Não esperava e fiquei mesmo impressionado. Só lhes tenho a agradecer este gesto – afirmou-me, em sua casa, este grande amigo que, para mim, já o não via há mais de um ano e encontrei-o com boa aparência e diz estar a usar menos a ajuda do oxigénio para respirar.

Consegue levantar-se, andar um pouco. Falámos da sua vida enquanto esteve no café e a sua perícia em tudo o que fazia. Aproveitou até para dizer os cuidados que tem de haver para que o café seja tirado na máquina com muita qualidade. Olhava para a Lena, sua filha (quem me acompanhou, depois de eu ter falado com a esposa e a Fernanda no café) e parecia dizer-lhe, olha que estes são os segredos da casa. Respondeu-me que nunca fez misturas de lotes para conseguir um bom café mas usou sempre um bom lote do mesmo. Já quanto ao desporto, este sportinguista de primeiríssima escolha, acredita que o seu clube do coração vai fazer um campeonato melhor mas, “não conseguirá bater-se ao nível do Porto e do Benfica”. 
 
Já quanto ao José da Graça, o pedreiro muito competente no seu tempo e que trabalhava sempre com o seu cunhado José Lourenço (eu próprio trabalhei com eles nos primeiros tempos de trabalho da minha vida), encontra-se agora numa cadeira de rodas e a nossa Banda fez questão de lhe prestar idêntica homenagem. Na segunda-feira da festa e depois da entrega da bandeira, quando de novo percorriam as ruas da Vila, subiram até a casa deste ser humano também muito especial e conhecido. Fiz questão de estar presente neste momento porque o José Mateus (Maestro) me informou no arraial.
O José da Graça recebeu-nos muito bem, acompanhado da sua filha Alice da Graça e o marido Vitor Antunes bem como da uma das suas filhas e a nora Fernanda, viúva do jovem José da Graça que partiu desta vida bastante cedo, infelizmente.
Depois da execução musical, vieram os bolos “da festa” e as bebidas que a família serviu. Via-se, estampada no rosto, a alegria deste homem por ser alvo de uma homenagem destas e foram muitos os abraços e beijos. Quando me aproximei, não podia ser recebido com mais simpatia. Demos, como sempre, o nosso abraço de amizade. De muita amizade

Assim, com dois gestos de assinalar, estas pessoas ficaram mais felizes nesta festa passada.

agosto 23, 2013

A cerimónia dos 30 anos da ponte de Álvaro

"A ponte de Álvaro, sobre o rio Zêzere, completa no dia 27 de Agosto o 30.º aniversário da sua inauguração e para assinalar a data realizou-se no dia 15 de Agosto, feriado nacional, um almoço que reuniu em Álvaro várias centenas de pessoas e durante o qual foi apresentada a medalha evocativa da efeméride.

As cerimónias contaram com a presença do Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Juiz Conselheiro Henriques Gaspar, natural do município de Pampilhosa da Serra, e tiveram início com uma missa na igreja matriz, a que se seguiu o descerramento, no início da ponte, de uma placa de homenagem a todos aqueles que contribuíram para a sua edificação, bem como de uma outra, a Américo Pereira de Almeida, descerrada no edifício da Junta de Freguesia de Álvaro pelo Presidente do município de Oleiros e por Carlos Almeida, filho do homenageado.

Co-organizadas pelos municípios de Oleiros e de Pampilhosa da Serra e pelas Casas da Comarca da Sertã e do Concelho de Pampilhosa da Serra, do programa fez também parte a actuação do acordeonista Gonçalo Barata, sócio da Casa da Comarca da Sertã e cujo pai é natural da freguesia de Álvaro.
 
Aspiração antiga das populações dos municípios de Oleiros e de Pampilhosa da Serra, cuja ligação entre as margens era até então assegurada por um batelão, em 1975 foi dado um passo decisivo para a sua construção, com a criação da Comissão Inter-Povoações Pró-Construção da Ponte sobre o Rio Zêzere em Álvaro. Aberta oficialmente ao trânsito a 27 de Agosto de 1983, o que permitiu reduzir a distância entre a Pampilhosa da Serra e Oleiros de 100 para cerca de 30 Km, foi visitada oficialmente pelo então Presidente da República, General Ramalho Eanes, também ele com antepassados nesta vila, no dia 20 de Maio de 1984.

Dos que desde o princípio integraram a mencionada Comissão destacamos, pelo relevante papel desempenhado, os seguintes: Américo Pereira de Almeida, ligado a Álvaro por casamento e que foi também presidente da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro e sócio da Casa da Comarca da Sertã e da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, recentemente falecido e que será homenageado postumamente na ocasião, José Bernardo das Neves, sócio da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, José Marçal Matos Ferreira, responsável pela maior parte dos escritos publicados pela imprensa e que foi presidente da Liga Regional Os Unidos da Freguesia de Álvaro e sócio da Casa da Comarca da Sertã, já falecido, José Martins Fernandes, fundador da Comissão de Melhoramentos da Gaspalha e sócio da Casa da Comarca da Sertã, recentemente falecido, Raúl Lopes e seu irmão David Lopes, o primeiro dos quais já falecido, Domingos Lopes, também já falecido, e José Antunes Alves, todos sócios da Casa do Concelho de Pampilhosa da Serra, bem como José Domingues Mendes, fundador da Liga dos Amigos da Freguesia de Amieira e que integra os Corpos Sociais da Casa da Comarca da Sertã, o qual doou nesse dia à Junta de Freguesia de Álvaro duas fotografias, uma com o antigo batelão, então ao serviço, e outra com a ponte de Álvaro há 30 anos atrás.”
- trabalho e fotos da Casa da Comarca da Sertã