novembro 29, 2013

Desfrute das piscinas municipais (cobertas) de Oleiros no dia 30

No próximo dia 30 de novembro (sábado), vai ter lugar o Open Day nas Piscinas Municipais de Oleiros, pelo que aquela infraestrutura estará aberta, gratuitamente, ao público em geral. Os utentes poderão desfrutar, assim, de aulas de várias modalidades como:

Pilates (11H00)
Hidroginástica (17H00)
Hidrobike e Hidrojump (17H30). 

Oficina de formação - como fazer queijos tradicionais regionais

No dia 30 de novembro, das 14H00 às 18H00 vai decorrer uma Oficina de queijos artesanais no Centro da Floresta e Ciência Viva de Proença-a-Nova cujo formador é VITOR BARRADAS.
PARTICIPANTES: MÁX. 15
CUSTO: 10€
INSCRIÇÕES (ATÉ 28 DE NOVEMBRO) www.floresta.cienciaviva.pt

"O sabor e a ciência num produto tradicional. Princípios simples que cada um pode adaptar, ajudando a preservar uma arte tão própria da nossa região." . afirma-se na página online.
Aproveite.

Mais uma catástrofe na Ilha da Madeira


De acordo com várias fontes de informação, baseadas na agência Lusa, nomeadamente a TVI24, 
 a freguesia do Porto da Cruz, no concelho de Machico, vive hoje uma «situação de catástrofe completa» devido à forte precipitação que caiu esta noite naquela zona da Madeira, disse o presidente da câmara à agência Lusa. O Diário de Notícias da Madeira titula mesmo que a situação nesta zona é «pior do que o 20 de Fevereiro» de 2010, quando 42 pessoas morreram como consequência do mau tempo.

«É uma situação de catástrofe completa e o panorama é mais sério com o clarear do dia», declarou Ricardo Franco, adiantando que a intensa precipitação provocou «o transbordo de vários ribeiros e ribeiras, várias derrocadas que bloquearam o trânsito nas vias regionais e municipais, habitações alagadas e populações isoladas, além de pessoas que ficaram ligeiramente feridas porque foram arrastadas e danos em outras casas».

Nos restantes concelhos não se registaram acontecimentos destes que mereçam registo. Também não há informação de que alguém tenha falecido em consequência destas enxurradas, mas existem alguns feridos.
No concelho de Santana houve algumas complicações mas os rios não chegaram a sair do leito.




Em resumo, mais uma vez o arquipélago da Madeira foi massacrado com este tipo de intempéries que deixam marcas fortes onde acontecem.
Foto: TVI24

novembro 28, 2013

CIMT ELEGEU ÓRGÃOS

  CIMT - formada pelos concelhos
Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, 
 Sardoal, Sertã,Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha

                                                     
Realizou-se ontem, dia 27 de novembro, pelas 21h00, na sede da CIMT em Tomar, o ato de instalação da Assembleia Intermunicipal da CIMT, procedendo-se de seguida à primeira sessão deste órgão da qual resultaram as seguintes deliberações:

1.    Eleição da Mesa da Assembleia Intermunicipal da CIMT, com 39 votos a favor e uma abstenção, constituída por:

Presidente – António Manuel Oliveira Rodrigues
Vice-Presidente – Paulo Jorge da Encarnação Silva Bacelar Macedo
Secretária – Ana Margarida Henriques Neves Vieira

2.    Aprovação por maioria, com 34 votos a favor e 6 abstenções, do Secretariado Executivo Intermunicipal, constituído por:

1.º Secretário – Vítor Miguel Martins Arnaut Pombeiro.

A composição do Secretariado Executivo Intermunicipal foi votada por escrutínio secreto, e  aprovada por unanimidade, na reunião do Conselho Intermunicipal da CIMT no passado dia 28 de outubro de 2013.

"Conversa de Avós" Pampilhosa já marcou datas

ANIMAÇÃO DE INTERVALOS


O Programa Conversa de Avós, promovido pelo Município de Pampilhosa da Serra, em colaboração com a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e com o Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, irá dinamizar mensalmente encontros intergeracionais que visam essencialmente estimular o encontro entre gerações e potenciar momentos de brincadeira e de diálogo entre os participantes.
 
Desta forma a atividade irá ser dinamizada nas seguintes datas: 
- 14 de novembro;
- 12 de dezembro.

NOÇÕES BÁSICAS FINANCEIRAS em Workshop na Pampilhosa da Serra

Vai decorrer no próximo dia 9 de dezembro, em Pampilhosa da Serra, o Workshop "Noções Básicas Financeiras".
Este Workshop realiza-se no âmbito da implementação da Rede Regional de Apoio ao Empreendedor no Pinhal Interior Norte e conta com um programa que aborda temas como o valor do dinheiro no tempo, custo de oportunidade, construção de preços e formas de mitigar o risco financeiro, conceito de VAL, TIR e Payback, ótica de análise de negócios, assim como exercício prático de projeto de investimento e distribuição de ferramenta informática interativa para análise de investimento.
A ação decorrerá na Sala de Conferência do Edifício Monsenhor Nunes Pereira, entre as 16h00 e as 20h00 e tem como destinatários empreendedores, técnicos e empresários em geral.
A participação é gratuita e os interessados poderão inscrever-se através dos seguintes contactos: e-mail - municipio@cm-pampilhosadaserra.pt / gpinto@cm-pampilhosadaserra.pt e pelos telefones 235 590 320 / 235 590 337.

Proença faz Feira de Natal dias 21 2 22

No principal cruzamento de acesso a Oleiros, (ligações a Castelo Branco, Oleiros, Sertã e Proença) encontrámos este outdoor bastante significativo. É que, nos últimos tempos, a informação deste tipo desdobra-se pelos concelhos vizinhos e outros mais distantes, onde se anunciam os grandes eventos. São mais úteis que anúncios nos jornais porque, alguns deles, não são lidos noutros concelhos ou então com pouco interesse e, esta mensagem fica ali, à vista de todos, durante o tempo que se quiser (pagando, claro).
Mas falando da iniciativa que é anunciada e levada a efeito pelo Município de Proença-a-Nova merece o nosso aplauso e eu próprio estarei presente nestes dias. Afinal, agora, fica ali tão perto e se, vários domingos vou a Proença beber café e comer um crepe (ou à Sertã) - só por passeio - desta vez mais se justifica.

Oleiros faz Natal na rua e nas iniciativas

Vista da Praça do Município. Lá ao cimo encontra-se o Centro de Saúde e o Posto da GNR. Pode ver-se a instalação das luzes de rua de Natal. Vem aí as cores típicas da época natalícia. Vai cheirar a Natal, vai saber a Natal.

Cardosa cumpre tradição com vinho e porco pelas ruas e adegas

Acerca de uma já tradicional jornada de provas de vinho e porco assado na Cardosa (Oleiros), pedi um pequeno esclarecimento ao meu amigo Carlitos Agostinho que, de imediato, mo forneceu e respondeu assim:
"Normalmente é um grupo de 5 pessoas que paga o porco, pão, broa e sumos (para quem não gosta de vinho). Todos os anos o porco é pago por diferentes pessoas. É um tractor que puxa as carroças, que são 4. Normalmente começamos nas aldeias vizinhas, Vinha e Silvosa, e finalizamos na Cardosa. O ano passado compareceram mais de 200 pessoas. Também fazemos uma caneca alusiva ao evento, assim todos têm canecas iguais. Também nunca falta a música e a boa disposição." 

Então que corra tudo bem no dia 7 de dezembro. E, por estes lados, o vinho costume ser bom, já o porco, depende de quem o assa.

novembro 27, 2013

A Casa do Benfica de Oleiros esteve em alta

 No fim de semana passado a Casa do Benfica de Oleiros esteve em alta. Primeiramente, vários foram os que se deslocaram ao estádio da Luz para ver o Benfica ganhar por 1-0 e voltaram não muito satisfeitos com a exibição. Durante a viagem de retorno, os ouvidos estavam apurados ao ouvirem o relato de futebol no jogo do F.C. Porto, pois o empate manteve-se até ao final do jogo e. segundo um "encarnado", festejaram mais o empate do Porto do que o golo do Benfica. Mas correu bem a excursão, afirmaram-nos.

Ao outro dia, foi a vez da "Casa" realizar o seu tradicional magusto anual, onde nada faltou: castanhas, muito vinho e cerveja, sardinhas, febras, caldo verde, bolo-rei e outros. O convívio esteve bem e por ali passaram muitos sócios desta dinâmica Associação. Quando saí, decorria o jogo do Sporting e todos assistiam através da TV. Gostei de passar estes momentos com amigos.

GRANDE GALA DE TEATRO. QUE ESPETÁCULO!"


De: Companhia de Teatro Montes da Senhora

C.C. Sertã informa horários das suas atividades

Informamos que actualmente estão disponíveis as seguintes actividades, com condições especiais para sócios:

Aulas de Adufe - NOVO
Em resultado da parceria estabelecida com a Associação Gaita-de-Foles, sócio colectivo desta Casa.
As aulas são ministradas por Bruno Cintra.

Terça-feira: 19h30 às 21h00.
A música sempre esteve ligada à criatividade e ao desenvolvimento humano, sendo a música tradicional a marca distintiva da identidade de um povo. O Adufe, instrumento de percussão constituído por uma estrutura de madeira coberta de pele, é tradicionalmente tocado pelas mulheres da Beira Baixa, acompanhando o canto.

Aulas de YOGA
(ministradas por Sofia Coelho e Paulo Antunes, sócios desta Casa)
Segunda-feira: 18
h15 às 19h15; Terça-feira: 13h15 às 14h15;
Quarta-feira: 18h15 às 19h15 e 19h30 às 20h30;Quinta-feira: 13h15 às 14h15 e Sexta-feira: 18h30 às 19h30.

Aulas de Piano
(ministradas por Frederico Cunha Rosa, sócio desta Casa)
Quarta-Feira: 14h às 18h (aulas de 1 hora).

Aulas de Tango
(ministradas por Sérgio Carmo, sócio desta Casa)
Quinta-Feira: 21h às 22h (Nível I, Iniciação) e das 22h às 23h (Nível II).
www.casacomarcaserta.org

Natal no comércio tradicional - Compre nos comércios com rosto...

 
 
"Até 31 de dezembro, a Câmara Municipal da Sertã apoia o concurso “Natal no Comércio Tradicional”, promovido pela Associação Comercial e Industrial dos Concelhos de Sertã, Proença-a-Nova, Vila de Rei e Oleiros, com o patrocínio das lojas Textilar" do nosso amigo e dinâmico empresário Aires

1º de Dezembro. Comemorações em Lisboa com Bandas Filarmónicas

O Movimento 1º de Dezembro lançou a ideia do desfile e mobilizou por todo o país diferentes bandas e municípios para o efeito. A iniciativa conta com o endosso da SHIP – Sociedade Histórica da Independência de Portugal, que o incluiu no Programa oficial das Comemorações do 1º de Dezembro.
– 14h30 Início no Monumento dos Mortos da Grande Guerra, na Avenida da Liberdade (ao Cinema S. Jorge);
– 16h30 Concentração final, na Praça dos Restauradores.


De: Alternativa Portugal

Município assinala Dia Mundial da Floresta Autóctone



Integrado na Comemoração do Dia Mundial da Floresta Autóctone, o qual se assinala a 23 de novembro e no âmbito do projeto Eco-Crescer, o Gabinete Técnico Florestal da autarquia Oleirense acaba de distribuir a todos os alunos do ensino pré-escolar e básico do concelho um kit composto por uma semente de nogueira (Juglans regia), uma semente de freixo (Fraxinus angustifolia), dois vasos, placas de identificação das espécies com uma breve caraterização de cada uma delas e um folheto explicativo sobre a floresta autóctone.
A iniciativa compreendeu a distribuição de 365 sementes (uma por cada dia do ano) e pretendeu sensibilizar para a importância de uma floresta diversificada e para a necessidade de a proteger, alertando sobre as ameaças que comprometem cada vez mais a sua existência.
Recorde-se que o Projeto Eco-Crescer se insere no âmbito dos objetivos do Gabinete Técnico Florestal da autarquia, compreendendo diversas ações de sensibilização destinadas à população infantil, as quais se encontram definidas no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Estas pretendem que as crianças do ensino pré-escolar e básico do concelho tenham uma evolução crescente da sua responsabilização para as boas práticas ambientais. Com este projeto e pela interação que proporciona, permite-se que as crianças em casa, em conjunto com os seus pais/educadores, executem atividades que irão enriquecer reciprocamente a consciência ecológica de crianças e adultos.

"Quintais nas Praças" em Oleiros com espírito já natalício



O mercado de Oleiros d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, a realizar já no próximo dia 8 de dezembro (domingo), vai ser associado ao espírito natalício que se vive nesta quadra. Assim, para além da venda das iguarias utilizadas na confeção da Ceia de Natal, haverá ainda um presépio elaborado à base de frutos e legumes, um foco de atração que irá certamente fazer as delícias de todos os visitantes.
Outro ponto alto será a animação, com a atuação no período matinal de acordeonistas e da Villa D´El Rei Tuna. Durante a tarde, o palco da mostra irá acolher os grupos da casa, com a atuação do Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros (15H00) e com a sessão de teatro “Os Olericultores de Oleiros” (16H30).
Nesse dia, todos os caminhos vão dar a Oleiros. Os quintais do Pinhal descem à vila e trazem o Natal à praça. Das 10H00 às 18H00, numa tenda situada no Recinto das Feiras, os artesãos e os produtores da região, esperam por si.

Encontro Internacional de Coros de Natal em Oleiros




 Vai ter lugar no próximo dia 6 de dezembro (sexta-feira), pelas 20H30, na Igreja Matriz de Oleiros, um Encontro Internacional de Coros de Natal. A iniciativa é do Município de Oleiros e no fim-de-semana em que se celebra a padroeira daquele imóvel religioso classificado pelo seu Interesse Público, nada melhor para o assinalar do que reunir naquele monumento dois grupos corais: o espanhol Coral Bartolomé Pérez-Casas (de Lorca) e o Grupo Coral de Proença-a-Nova.

Natal Vegetal é em Oleiros



 Natal Vegetal em Oleiros com a elaboração de um mega
 presépio feito à base de frutos e legumes,
 no âmbito da realização do 14.º mercado dos
 Quintais nas Praças do Pinhal – dia 8 de dezembro,
 tenda situada no recinto das feiras, das 10H00 às 18H00, em Oleiros.

O mercado de Oleiros d´Os Quintais nas Praças do Pinhal, a realizar já no próximo dia 8 de dezembro, vai ficar assinalado pela produção de um presépio de Natal, feito à base de futa e legumes, um foco de atração que irá certamente fazer as delícias de todos os visitantes.
 Nesse dia, todos os caminhos vão dar a Oleiros. Os quintais do Pinhal descem à vila, apresentando-se ao seu melhor nível, com as mais sugestivas iguarias para a confeção de uma deliciosa Ceia de Natal. Das 10H00 às 18H00, numa tenda situada no Recinto das Feiras, a mostra ficará ainda marcada pela mais genuína animação, onde não faltará uma sessão de teatro e pela presença de artesãos locais a trabalhar ao vivo, para além dos produtores hortofrutícolas da região.