abril 02, 2014

Jornadas do Vinho Callum em Oleiros - Programa


Em Oleiros, os dias 12 e 13 de abril, correspondentes ao primeiro fim-de-semana do 6.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, vão dar destaque a outra especialidade local: o vinho Callum, com a realização de jornadas técnicas, no sábado à tarde e um passeio pedestre promovido pela associação Pinhal Total, no domingo de manhã.



No dia 12, sábado, pelas 14H30, tanto a casta Callum, como o vinho a que esta dá origem vão ser debatidos no auditório da Casa da Cultura, na presença dos maiores especialistas da matéria. A ação pretende acima de tudo, sensibilizar os produtores locais para uma produção com maior volume e qualidade uniforme. O programa das Jornadas é bastante abrangente e contempla temas relacionados com a casta, as tecnologias utilizadas no fabrico do vinho, a caracterização da produção no concelho, o património vitivinícola, o marketing territorial e a estratégia de branding para o vinho Callum.

Programa

14H00 – Receção dos participantes

14H30 – Sessão de abertura das Jornadas - Dr. Fernando Marques Jorge, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros.

14H40 - “A casta Callum” - Prof. António Ramos, Escola Superior Agrária de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Castelo Branco.

15H00 - “A produção de Vinho Callum no Concelho de Oleiros” - Eng. Rui Silva, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro.

15H20 – “O Vinho Histórico na interpretação da Associação dos Vinhos Históricos de Portugal” Eng. José Vicente-Paulo, Presidente da Associação dos Vinhos Históricos de Portugal e Adega Regional de Colares.

15H40 – Debate

15H50 - Momento de degustação do Vinho Callum

16H20 - “Vinho Callum: um arcaísmo vitivinícola que urge legar às gerações futuras” – Prof. Doutor Virgílio Loureiro, Instituto Superior de Agronomia, Universidade Técnica de Lisboa.

16H40 – Filme promocional “Vinho Alvarinho”

16H50 – "O Vinho Callum como produto de diferenciação e marketing territorial no contexto dos GEOprodutos" - Dr. Carlos Neto de Carvalho, Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, sob os auspícios da UNESCO.

17H10 – “Estratégia de Branding para o Callum – pela Agência PlayMe” – Dr. Paulo Veiga, Agência PlayMe.

17H30 – Debate Final

18H00 – Encerramento das Jornadas

No dia seguinte de manhã, domingo (dia 13 de abril), será a vez da realização do 7.º passeio pedestre promovido pela associação Pinhal Total, este ano intitulado “Rota do Callum”. O passeio pedestre, para além de seguir a temática das jornadas realizadas no dia anterior, faz também alusão às comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, uma efeméride que está a ser celebrada este ano por aquela associação oleirense.

Sem comentários:

Enviar um comentário