abril 22, 2014

Nova Mostra de Sopas em Mosteiro (Oleiros) a 4 de de maio 2014



9.ª Mostra de
 Sopas Tradicionais no Mosteiro - Oleiros


O Grupo Maltez Desportivo do Mosteiro vai levar a efeito no dia 4 de maio, a nona edição da muito afamada Mostra de Sopas Tradicionais e Tarde de Folclore. O evento terá lugar na aldeia de Mosteiro, concelho de Oleiros e a entrada é livre. O almoço convívio está marcado para as 12H30 e a abertura das tasquinhas está programada para as 13H permitindo a exibição de mais de uma dezena de sopas tradicionais.

Segue-se a Tarde de Folclore e Concertinas, com início pelas 14H30, na qual vai ocorrer a atuação do Grupo de Concertinas de Proença-a-Nova, da Escola de Concertinas da Lousã, do Grupo de Concertinas da ACR “As Palmeiras” e da Orquestra de Filarmónicas de Ponte de Sor.

A marcar presença nesta mostra estará também a concorrida “Tasquinha do Callum”, na qual os visitantes poderão provar este vinho histórico do concelho que tem grande expressão naquela freguesia. Recorde-se que a especialidade em causa representa atualmente um arcaísmo vitivinícola de tempos ancestrais, havendo quem refira que a casta foi introduzida no território por monges de alguma ordem religiosa. O vinho que esta casta origina preserva as características de um vinho medieval, pelo que constitui atualmente “um emocionante tesouro antropológico”.

Sem comentários:

Enviar um comentário