abril 12, 2014

Proença-a-Nova: Câmara executou 93,5 por cento da receita

A Câmara de Proença-a-Nova executou 93,5% da receita prevista no orçamento para 2013 e manteve a descida dos prazos médios de pagamento a fornecedores que se tem vindo a registar anualmente. Em 2013, o prazo médio foi de apenas 17 dias (menos dois que no ano anterior e muito abaixo do limite máximo de 90 estabelecido por lei), o que confirma a saúde financeira da autarquia. O equilíbrio das contas, à semelhança do que tem vindo a acontecer nos anos anteriores, é a principal nota que sobressai no balanço final aprovado na sessão de ontem do executivo camarário.

As receitas totalizaram 10 milhões de euros, enquanto do lado da despesa o ano encerrou com cerca de 8,6 milhões, correspondentes a 80,7% do valor orçamentado. Além das despesas com pessoal, que absorveram 31,2% da dotação, outra das rubricas significativas é a aquisição de bens e serviços (particularmente a iluminação pública e o contrato de concessão de fornecimento de água). O Município não tem pagamentos em atraso e cumpre os limites de endividamento líquido e de médio e longo prazo.

O presidente da Câmara, João Paulo Catarino, congratula-se com a capacidade de execução e sublinha que estes números comprovam “o rigor e honestidade política” com que o orçamento tem vindo a ser feito. A sucessiva descida das transferências do orçamento do Estado, que tem vindo a manter-se desde 2010, tem tornado particularmente exigente a gestão municipal, sendo destacada a importância do equilíbrio das contas para enfrentar os desafios impostos pela crise

Sem comentários:

Enviar um comentário