abril 16, 2014

Repovoamento de trutas nas ribeiras de Oleiros

A Associação Desportiva Caça e Pesca de Oleiros, com total apoio da Junta de Freguesia Oleiros/Amieira, repovoou a nossa ribeira com 100 quilos de trutas pequenas, 8.000 no total que a Direção desta Associação adquiriu ao Poço Aquícola da Fonte Santa – Manteigas.  Eu próprio assisti ao processo de repovoamento com estes peixes especiais e que foram colocados em todos os açudes da ribeira na zona de Oleiros. 

O processo de transporte e descarga tem de ser feito nas condições técnicas de modo a que as trutas não morram. Assim, desde o transporte em tanque próprio, o oxigénio, ao trabalho das duas pessoas que vieram têm de ser pagas, adiantaram-me. Também o processo da colocação nos baldes para as transportar até à água da ribeira tem de se desenvolver rapidamente para as trutas não morrerem. Vi como elas reagiam quando se sentiram nas águas correntes e frias. Muitas delas ficaram a ambientar-se perto uma das outras, como que paradas, mas pouco tempo depois lá iniciaram a sua rota que será notoriamente ribeira a cima.

Umas terão vida mais ou menos longa mas, outras, farão parte dos petiscos dos corvos marinhos, das bonitas lontras que por aqui voltam a existir em bom número e de pescadores fortuitos que não têm respeito pelas leis de proteção nesta zona. Estas trutas têm um ano para terem um desenvolvimento corporal que deve ser respeitado e a Associação divulgará, como é costume, os períodos legal da pesca. Que todos respeitem!
A Direção da Associação e eu mesmo, pesámos se se deveria divulgar esta tomada de posição (de louvar) de enriquecer a nossa ribeira com o saboroso peixe, porque há quem venha doutras zonas pescar nos períodos em que o não devem fazer e, nalgumas situações, já as autoridades tiveram que intervir.

Mas a medida tem tanta força no seio dos pescadores sócios desta Associação que merecem ver publicado esta ação, que a Direção toma pela primeira vez. Por todos vocês que sempre amaram pescar, esta notícia aqui fica. Oleiros volta, assim, a ter repovoadas as suas ribeiras. Merece aplauso!















Sem comentários:

Enviar um comentário