julho 21, 2014

Álvaro (Oleiros) assinala 500 anos da atribuição do seu Foral Manuelino



Um Programa com dignidade e bastante significativo em Álvaro. A celebração dos 500 anos do Foral é a razão. Participemos todos.

E, ácerca disso o Câmara Municipal afirma: o próximo dia 26 de julho ficará marcado em Álvaro pela comemoração do 500.º aniversário do seu foral novo, atribuído por D. Manuel I a 4 de agosto de 1514. As celebrações serão assinaladas por ocasião da festa anual em honra de S. Tiago Maior, com a finalidade de reunir um maior número de Alvarenses e outros visitantes em torno desta efeméride. O programa é bastante vasto e inclui a visita de um grupo vindo de Lisboa na sequência de um passeio promovido pela Casa da Comarca da Sertã, uma representação teatral a cargo da Companhia de Teatro Viv´arte, das 15 às 19 H e um Espetáculo de Fogo de Artifício na Albufeira de Álvaro, na madrugada de 26 para 27 de julho, pelas 2H00. A organização do evento é da Junta de Freguesia de Álvaro com o apoio do Município de Oleiros.



Programa:


12h00 - Missa solene em honra de S. Tiago, seguida de Procissão.

15h00 - Cortejo para receber o enviado de El-Rei assim como à régia comitiva que aqui se apresta para o outorgamento do Foral.

- Anúncio do outorgamento do Foral em Álvaro| Os homens bons do lugar serão convocados para a redação dos termos.

16h00 - O emissário d’El-Rei apresentará as condições e o tabelião fará o primeiro assentamento.

- Salva de columbrinas. Trovadores, saltimbancos e acrobatas apresentarão as suas artes e habilidades.

- Os trovadores enchem os ares com as suas músicas.

17h00 - Bailarinas exóticas esmeram-se em destreza e requinte.

18h00 - Os cavaleiros apresentam uma mostra de armas com justas e despiques. É anunciada a convocação dos homens bons. Teatralização dos textos do foral. Sua discussão e aprovação pelos vizinhos e moradores. A leitura pública dos aspetos mais importantes do foral. O assentamento pelos escrivães e a chancela régia.

- Continuação da Festa e arraial popular.

19h00 - Encerramentos da representação teatral.

22h00 - Baile com o Duo Novo Ritmo.

02h00 - Espetáculo de Fogo de Artifício na albufeira de Álvaro.

Sem comentários:

Enviar um comentário