julho 22, 2014

Cinema Português em Movimento rodou por Oleiros e ainda bem


"A iniciativa “Cinema Português em Movimento”, decorrente de um protocolo estabelecido entre o Município de Oleiros e o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) revelou-se um êxito e durante 4 noites, de 17 a 20 de julho, em locais emblemáticos de 4 vilas e aldeias, rodaram películas portuguesas, de forma gratuita e – sempre que as condições climatéricas permitiram – ao ar livre. Estas soirées trouxeram aos Largos e Praças do concelho de Oleiros mais de 350 pessoas, num são convívio cultural entre gerações."


O Município esclarece ainda que, "o objetivo destes serões culturais prendeu-se com a divulgação da cinematografia portuguesa, dando a oportunidade às populações de ficarem a conhecer algumas das películas de produção nacional. Por Oleiros, Álvaro, Estreito e Orvalho passaram os filmes “Contraluz” - de Fernando Fragata, “Fados”, de Carlos Saura, “Amália” - de Carlos Coelho da Silva e “Aquele querido mês de Agosto”- de Miguel Gomes, sendo que nestes dois últimos casos, devido às condições climatéricas, o evento teve de se realizar no interior das sedes das Juntas de Freguesia. A iniciativa foi claramente bem conseguida e que arrebatou a plateia Oleirense."
Uma oferta cultural ao ar livre, a fazer lembrar os meus tempos de menino e já lá vão 56 anos. Foi o meu primeiro filme na Praça da República que, ainda há pouco anos se chamava somente por "Praça", porque era aqui que se concentravam, após a missa do dia (domingo) pretendentes aos dias de trabalho e proprietários que escolhiam os homens que queriam. Também aqui estava a Câmara Municipal e Finanças, hoje transformadas em Casa da Cultura, biblioteca, auditório municipal etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário